Jeff Bezos, o nome que está por trás da Amazon, anunciou na terça-feira (20) o início do processo de instalação de um enorme relógio subterrâneo, situado no Texas, com o qual procura medir a passagem do tempo durante os próximos 10 mil anos.
“Este é um relógio especial, projetado para se transformar em um símbolo, um ícone para o pensamento a longo prazo”, escreveu Jeff Bezos no site do projeto. O objetivo do empreendedor é chamar a atenção para a necessidade de pensarmos, enquanto sociedade, no futuro da humanidade e do nosso planeta.
O relógio do dono da Amazon está situado no interior da cordilheira Sierra Diablo, a oeste do Texas, nos Estados Unidos, e tem como principal objetivo medir a passagem do tempo durante os próximos 10 mil anos. O projeto irá custar 42 milhões de dólares.
De acordo com a Exame, o relógio está sendo construído em uma caverna, a 152 metros de profundidade, e mede 150 metros de altura. A obra de engenharia do CEO da Amazon irá funcionar graças aos ciclos térmicos da Terra.
O super-relógio está programado para soar uma vez por ano e seus ponteiros irão girar totalmente apenas uma vez a cada século. Além disso, o cuco sairá do seu interior a cada milênio. A ideia original pertence a Daniel Hills, segundo a Alphr, que iniciou a aventura em 1989 e é o responsável pelo design da versão atual.
Espera-se que seja possível visitar o 10 Thousand Year Clock, porém, como se encontra a centenas de quilômetros do aeroporto mais próximo, talvez visitá-lo seja um desafio.
Ainda assim, há planos para que a montanha tenha também cinco “salas de aniversário”, que irão representar o primeiro ano do projeto, os 10, os 100, os mil e os 10 mil do mesmo.
Ciberia // ZAP