Nova espécie de tardígrados é ainda mais estranha

Uma nova espécie de tardígrados, que são estranhos animais microscópicos, vivia em um parque de estacionamento de um edifício de apartamentos, no Japão.

Esse novo tardígrado foi batizado de Macrobiotus shonaicus e constitui a 168ª espécie destes micro-animais já descoberta no Japão, revelam os pesquisadores responsáveis pela descoberta em um artigo científico publicado nesta quarta-feira (28) na PLOS ONE.

Os tardígrados são extremamente fortes, capazes de sobreviver nas mais adversas condições, incluindo sob temperaturas negativas de 200ºC, ou positivas de 149ºC, ou até em ambientes com radiação ou no vácuo do espaço, realça o Science Alert. Têm um corpo com menos de um milímetro de comprimento, oito pernas e bocas circulares que lhe dão um ar de constante surpresa.

Sendo tão minúsculos, parece espantoso que a nova espécie tenha sido descoberta em uma pequena amostra de musgo retirada do estacionamento de um apartamento em Tsuruoka, uma cidade na costa japonesa.

“A maioria das espécies de tardígrados foi descrita a partir de musgo e líquenes – por isso, qualquer almofada de musgo parece ser interessante para as pessoas que trabalham com esses animais”, explica o cientista da Universidade Keio, no Japão, Kazuharu Arakawa, que se dedica a estudar esses seres microscópicos, em declarações ao Live Science.

Mesmo assim, “foi bastante surpreendente encontrar uma nova espécie em volta do meu apartamento”, confessa o pesquisador.

As análises efetuadas em laboratório permitiram detectar a presença de 10 tardígrados vivendo no pedaço de musgo. Eles foram então divididos em cinco pares. As análises posteriores permitiram detectar em um dos pares a nova espécie Macrobiotus shonaicus.

“Ovos espaguete”

Esses tardígrados têm entre 0.318 e 0.743 milímetros, com o aspecto habitual dos tardígrados, com a boca em forma de O e três filas de dentes. Arakawa explica que eles podem viver em algas, um dado que surpreende porque a maioria das espécies do gênero Macrobiotus é carnívora.

Os ovos são outro fator que espanta o cientista, apresentando uma superfície sólida e filamentos flexíveis, parecidos com espaguete, que sobressaem para fora. Características que “podem ajudar o ovo a aderir à superfície onde é colocado“, revela Arakawa.

Stec et al (2018)

Os “ovos espaguete” dos tardigrados Macrobiotus shonaicus

Outro aspecto que intriga o cientista é o sexo deste novo tardígrado. “O M. shonaicus tem dois sexos, enquanto outros tardígrados, que são cultiváveis em laboratório, têm sido, sobretudo, partenogenéticos (as fêmeas se reproduzem sem os machos)”, destaca Arakawa.

Deste modo, o cientista repara que a nova espécie “é um modelo ideal para estudar a maquinaria e comportamentos sexuais reprodutivos dos tardígrados”.

Mas o aspecto mais fascinante para Arakawa é a possibilidade de poder estudar melhor a extraordinária capacidade que os tardígrados têm de adaptação a condições adversas. Em 2017, um estudo científico apurou que os tardígrados se transformam em vidro para sobreviver à desidratação.

“Se você procurar uma definição de vida, ela vai conter, provavelmente, algo sobre reprodução e sobre a execução de reações bioquímicas direcionadas para alcançar esse objetivo – essencialmente, a vida tem um metabolismo”, repara o pesquisador.

Mas no caso dos tardígrados, “podem perder toda a sua água corporal, à medida que o ambiente seca”, e, neste “estado anidrobiótico”, “não executam nenhuma bioquímica, nem têm metabolismo”, frisa Arakawa. E conseguem “voltar à vida rapidamente após a reidratação”, acrescenta, concluindo que isso “desafia a compreensão atual da vida e da morte”.

A nova espécie Macrobiotus shonaicus pertence ao grupo Macrobiotus hufelandi, o primeiro a ser descoberto em 1834. Começaram a ser encontrados na Alemanha e na Itália, mas, atualmente, há espécimes detectados por todo o mundo. Há mais de 1.200 espécies de tardígrados identificadas em todo o planeta. Apesar disso, esses curiosos micro-animais continuam um grande mistério.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …