Um sismo de magnitude 7.6 vai arrasar a cidade europeia de Istambul nos próximos 30 anos. A certeza é de um dos mais conceituados geofísicos europeus, que afirma que este mega-terremoto é “inevitável”.
Xavier Le Pichon, geofísico francês que descobriu a teoria das placas tectônicas, vaticina que vai ocorrer na zona de Istambul, na parte europeia da Turquia, um sismo de magnitude 7.6 que deverá ser avassalador.
Em declarações divulgadas pelo canal turco Haberturk, o cientista – que dedicou os últimos 15 anos a estudar a falha geológica do mar de Mármara, que divide a parte asiática e a parte europeia da Turquia – prevê que esse mega-terremoto ocorra nalguma altura nos próximos 30 anos.
Le Pichon afirma que o sismo é “inevitável” e salienta que seu epicentro deverá ocorrer entre a cidade de Izmit, a cerca de 90 quilômetros de Istambul, e Silivri, que faz parte da capital turca.
“Haverá um terremoto muito forte e, se houver dois, como em 1766, vão acontecer com um intervalo de um ou dois meses. Se forem duas réplicas, terão uma magnitude de 7.2. Se for só um, terá uma magnitude de mais de 7.4”, sustenta o geofísico citado pelo RT.com.
O cientista se baseia em dados recolhidos pelo barco de pesquisa francês Le Suroit, que se dedica a estudar a zona da falha tectônica do mar de Mármara desde o grande terremoto de 1999, que ocorreu perto de Izmit.
Este sismo de 7.6 terá morto 40 mil pessoas, embora os registros oficiais confirmem apenas menos de 20 mil mortes.
Nessa altura, os investigadores detectaram que a Falha Anatólia Norte estava se aproximando da província de Mármara e que se moveu numa linha única.
“Observamos que o rácio de movimento nessa falha geológica é de 20 milímetros por ano e acrescentamos que a última fissura nesta linha ocorreu depois de dois grandes terremotos em 1766 que aconteceram em Istambul”, salienta Le Pinchon
“Também reparamos que se pode esperar um sismo de magnitude 7.6 nos próximos 30 anos“, diz o cientista, citado pelo Hurriyetdailynews.com.
Esse não é o primeiro alerta de que pode ocorrer um terremoto de grandes dimensões na zona de Istambul nos próximos anos. Outros especialistas já fizeram avisos relativamente a essa hipótese, fruto do aumento da tensão na falha geológica Anatólia Norte.
Le Pichon repara que se tem andado a “varrer” o assunto para debaixo do tapete “devido a assuntos como os tumultos políticos e os conflitos regionais, mas o terremoto vai afetar Istambul e está a aproximar-se”, alerta.
// ZAP