Entre críticas da Ucrânia e da União Europeia, Putin inaugura ponte com ligação à Crimeia

Alexander Nemenov / POOL / EPA

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, na inauguração da nova ponte com ligação à Crimeia

O presidente russo inaugurou, na terça-feira (15), a ponte que liga a Rússia à península da Crimeia, região da Ucrânia anexada pelo país em 2014, com as autoridades de Kiev acusando-o de “desrespeito” ao direito internacional.

Segundo imagens da televisão russa, que transmitiu a cerimônia ao vivo, ao volante de um caminhão pesado cor de laranja, Vladimir Putin atravessou, à buzinadas, os 19 quilômetros da nova “Ponte da Crimeia”, que liga a península de Taman, no sul da Rússia, à Kertch.

Atrás do caminhão conduzido pelo chefe de Estado, veículo utilizado nos trabalhos de construção da ponte, e acompanhado por vários trabalhadores, seguiu cerca de uma dezena de outros caminhões e automóveis ligados às obras, às autoridades e à segurança.

“Em vários momentos da história, mesmo nos tempos do czar, as pessoas sonhavam com a construção dessa ponte. Tentaram nos anos 30, 40 e 50 e, finalmente, graças ao trabalho e ao talento de vocês, esse projeto, esse milagre aconteceu“, disse Putin aos trabalhadores, citado pelo Diário de Notícias.

“Dez mil pessoas trabalharam na construção, 15 mil nos momentos de maior trabalho. Quase 220 empresas estiveram envolvidas. De fato, todo o país trabalhou nisso. O resultado é magnífico. Torna a Crimeia e a lendária Sebastopol mais fortes e nos aproxima”, declarou ainda o presidente russo.

Em Kiev, o primeiro-ministro ucraniano, Volodymyr Groisman, reagiu de imediato e acusou a Rússia de “desrespeito ao Direito Internacional” pela construção e inauguração da nova ponte. “O ocupante russo continua desrespeitando o Direito Internacional. A Rússia vai pagar bem caro”, ameaçou.

Vestido informalmente, Putin chegou a Kertch procedente de Sochi, também nas margens do Mar Negro. A construção da ponte começou em fevereiro de 2016 e custou 228 bilhões de rublos, cerca de R$ 13 bilhões.

A ponte inclui quatro faixas para automóveis (duas em cada direção), abertas ao tráfego a partir da meia-noite desta quarta-feira, e duas vias férreas, uma em cada sentido, cujas obras deverão estar concluídas no fim de 2019.

A construção da ponte para ligar a Crimeia à Rússia continental sem passar por território ucraniano foi uma das promessas de Putin após a anexação da península.

A União Europeia classificou a ponte como “uma nova violação da soberania”. A Rússia construiu a infraestrutura “sem o consentimento da Ucrânia”, frisou uma porta-voz do serviço de ação externa da UE. “Isso constitui uma nova violação da soberania e da integridade territorial da Ucrânia pela Rússia”, afirmou.

A anexação da Crimeia pela Rússia, em 2014, ainda hoje não é reconhecida pela comunidade internacional. “A construção de uma ponte visa prosseguir a integração forçada da península anexada ilegalmente na Rússia e seu isolamento da Ucrânia, de que continua a fazer parte”, disse a porta-voz europeia.

A ponte, destacou, limita “a passagem dos navios pelo estreito de Kertch até os portos ucranianos no Mar de Azov”. A UE “continua a condenar a anexação ilegal da Crimeia e de Sebastopol pela Rússia e não irá reconhecer essa violação do direito internacional”.

Segundo o Diário de Notícias, a nova estrutura, de 19 quilômetros, tira o título de maior ponte da Europa da ponte Vasco da Gama, em Lisboa.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …