Um grupo de moradores e um vereador da Câmara de Berlim descobriram uma parte desconhecida do Muro de Berlim, escondida atrás de densa vegetação, durante uma caminhada por terrenos baldios.
A descoberta foi divulgada nesta segunda-feira (13), dia em que se assinala o 57° aniversário da construção do Muro de Berlim, conforme reporta a emissora internacional da Alemanha Deutsche Welle.
A seção descoberta agora tem cerca de 20 metros e se encontra perto da sede do Serviço Federal de Inteligência da Alemanha (BND), nota a DW.
Os moradores e o vereador Ephraim Gothe foram surpreendidos com o achado durante uma caminhada de inspeção em terrenos baldios, onde a Câmara de Berlim pretende construir um parque.
“Não é uma seção do muro principal, mas uma estrutura intermediária que era usada como proteção adicional para a barreira central”, constata a DW.
O Muro de Berlim teve uma extensão de 155 quilômetros e dividiu a cidade durante mais de 28 anos. Começou a ser construído em 13 de agosto de 1961 para evitar a fuga de alemães da zona oriental para o lado ocidental.
Inicialmente, era apenas uma divisão de arame farpado, mas depois foram construídas várias barreiras de muros e cercas, e havia diversas torres de observação para evitar fugas de alemães da República Democrática Alemã (RDA), onde vigorava um regime comunista.
Morreram cerca de 140 pessoas tentando atravessar o Muro de Berlim, que foi demolido no dia 9 de novembro de 1989. Um ano depois, dava-se a reunificação da Alemanha após 41 anos de separação.
Ciberia // ZAP