16 de outubro é o Dia Contra o Desperdício Alimentar na França. Para lutar contra o problema, a ONG francesa France Nature Environnement realizou uma campanha de informação aos consumidores, enquanto um grupo de ambientalistas faz um apelo a industriais e distribuidores aumentarem as datas de validade dos produtos.
#ChangeTaDate, ou mude a sua data, em português, é o nome da hashtag criada pelos fundadores do aplicativo “Too Good To Go“, que tem o objetivo de aproveitar alimentos que seriam jogados na lixeira. Na internet, o grupo lançou uma petição para exigir que haja um maior esclarecimento aos consumidores sobre as datas de validade.
Para os criadores da iniciativa, industriais e distribuidores deveriam mudar a menção nos produtos perecíveis de “consumir de preferência antes de” para “consumir até”.
Segundo Jean-Charles Catteau, consultor da área da alimentação, “o consumidor é tão condicionado por essas datas” que acaba se deixando enganar e não obedecendo mais o bom senso para avaliar se um produto está estragado ou não.
Medida aplicada desde 1984, os períodos de validade servem para evitar intoxicações alimentares que resultavam em milhares de mortos na Europa nos anos 50 e 60. Atualmente, as datas são definidas em laboratórios com a ajuda de “testes de envelhecimento acelerado” dos produtos.
Para estabelecer esses prazos, a Coca-Cola, por exemplo, se baseia em três critérios: a dimensão sanitária (ausência de bactérias), a qualidade (gosto) e as propriedades (vitaminas e minerais).
A associação France Nature Environnement lembra que um terço da produção alimentar mundial vai parar nas lixeiras. Apenas na França, uma pessoa desperdiça por ano 30 quilos de comida, segundo a Agência do Meio Ambiente e do Gerenciamento da Energia.
Por isso, a ONG francesa dá dicas de como lutar contra o problema, como, por exemplo, prever o menu das refeições antes de realizar compras. Ou conferir o que resta dentro dos armários e geladeira para não correr o risco de comprar os mesmos produtos estocados. Não cair na tentação de promoções que oferecem muitos itens por menos também é uma forma de evitar o desperdício de comida.
Outro risco de ceder ao desperdício é ir ao supermercado com fome. “Pode parecer estranho, mas isso acontece com todos nós. Quando temos fome, a tendência é que compremos bem mais do que precisamos“, diz à rádio France Info Eléonore Kubik, da France Nature Environnement.
As autoridades francesas têm consciência do problema. Em 2013, o governo lançou o pacto nacional de luta contra o desperdício alimentar, antes de promulgar uma lei sobre a questão três anos mais tarde.
// RFI