Contra desperdício alimentar, França debate aumento de prazos de validade dos produtos

16 de outubro é o Dia Contra o Desperdício Alimentar na França. Para lutar contra o problema, a ONG francesa France Nature Environnement realizou uma campanha de informação aos consumidores, enquanto um grupo de ambientalistas faz um apelo a industriais e distribuidores aumentarem as datas de validade dos produtos.

#ChangeTaDate, ou mude a sua data, em português, é o nome da hashtag criada pelos fundadores do aplicativo “Too Good To Go“, que tem o objetivo de aproveitar alimentos que seriam jogados na lixeira. Na internet, o grupo lançou uma petição para exigir que haja um maior esclarecimento aos consumidores sobre as datas de validade.

Para os criadores da iniciativa, industriais e distribuidores deveriam mudar a menção nos produtos perecíveis de “consumir de preferência antes de” para “consumir até”.

Segundo Jean-Charles Catteau, consultor da área da alimentação, “o consumidor é tão condicionado por essas datas” que acaba se deixando enganar e não obedecendo mais o bom senso para avaliar se um produto está estragado ou não.

Medida aplicada desde 1984, os períodos de validade servem para evitar intoxicações alimentares que resultavam em milhares de mortos na Europa nos anos 50 e 60. Atualmente, as datas são definidas em laboratórios com a ajuda de “testes de envelhecimento acelerado” dos produtos.

Para estabelecer esses prazos, a Coca-Cola, por exemplo, se baseia em três critérios: a dimensão sanitária (ausência de bactérias), a qualidade (gosto) e as propriedades (vitaminas e minerais).

A associação France Nature Environnement lembra que um terço da produção alimentar mundial vai parar nas lixeiras. Apenas na França, uma pessoa desperdiça por ano 30 quilos de comida, segundo a Agência do Meio Ambiente e do Gerenciamento da Energia.

Por isso, a ONG francesa dá dicas de como lutar contra o problema, como, por exemplo, prever o menu das refeições antes de realizar compras. Ou conferir o que resta dentro dos armários e geladeira para não correr o risco de comprar os mesmos produtos estocados. Não cair na tentação de promoções que oferecem muitos itens por menos também é uma forma de evitar o desperdício de comida.

Outro risco de ceder ao desperdício é ir ao supermercado com fome. “Pode parecer estranho, mas isso acontece com todos nós. Quando temos fome, a tendência é que compremos bem mais do que precisamos“, diz à rádio France Info Eléonore Kubik, da France Nature Environnement.

As autoridades francesas têm consciência do problema. Em 2013, o governo lançou o pacto nacional de luta contra o desperdício alimentar, antes de promulgar uma lei sobre a questão três anos mais tarde.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …