A chef de cozinha de 22 anos, Maria Clara de Carvalho será primeira brasileira com síndrome de Down a conseguir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Maria Clara é casada, faz aula de teatro, dança e está se preparando para mais pra mais esse desafio.
Ela mora em Jardim Camburi, Vitória, no Espírito Santo. Maria Clara de Carvalho estuda todos os dias o livro com as informações teóricas e as regras de trânsito, além de já ter feito simulados disponíveis na internet.
Ela também está fazendo aulas práticas com o pai e está prestes a ter a primeira aula na autoescola. Agora a jovem precisa passar por avaliações psicológicas para comprovar sua capacidade psíquica.
Para o pai, o empresário Aldeci Carvalho, o teste só deve indicar o que ele já acredita há anos. “Ela é totalmente capaz. Todos nós temos limitações, mas o objetivo que ela quer alcançar é possível”, conta.
“Desde criança sonho em dirigir. Quando estou ao volante, é uma emoção muito grande, tenho uma sensação de liberdade, algo sensacional”, disse a futura motorista à TribunaOnline.
A notícia de que ela tinha um “problema” foi dada por uma equipe médica despreparada ainda na sala de parto. “O grande problema, infelizmente, é o preconceito”, afirma o pai. Mas vontade de Maria Clara em assumir a direção é tanta que todos os envolvidos no processo se sentem motivados.
Um exemplo é o dono da autoescola, que fez questão de dar as aulas pessoalmente. “Gosto de desafios, então darei as aulas eu mesmo. Quero muito ajudar e participar desse momento”, disse Thiago Gavazza.
Ciberia // Só Notícia Boa
Opa! Notícia está errada. Em Santiago, Rio Grande do Sul, já teve uma pessoa com síndrome de down habilitada na década de 90. O popular Chico Grisólia. Vale a pena conferir no DETRAN/RS.