Haddad: “Não se admite no Brasil de hoje o confronto de ideias”

Wilson Dias / Agência Brasil

Fernando Haddad

O ex-candidato presidencial, Fernando Haddad, referiu na terça-feira (22), em uma palestra em Lisboa, que o confronto de ideias deixou de ser permitido no país e que, agora, quem critica é visto como estando “torcendo contra o Brasil”.

Não se admite no Brasil de hoje o confronto de ideias, e se você critica, você está torcendo contra o Brasil. É assim que é vista a crítica: como uma torcida contra o país, e não como a correção de um governo que em 20 dias provocou pequenos desastres”, disse, em uma palestra na Casa do Alentejo, em Lisboa.

Haddad concorreu em outubro às eleições pelo Partido dos Trabalhadores (PT), sendo derrotado por Jair Bolsonaro (extrema-direita).

O ex-candidato, antigo prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação, afirmou que o Brasil tem vivido uma crise desde 2013, tendo o ‘impeachment’ a Dilma Rousseff, em 2016, marcado uma “mudança de regime” que tem ameaçado os direitos dos cidadãos.

“Eu falo de uma mudança de regime porque efetivamente, para aqueles comprometidos com as jornadas democráticas de obtenção de direitos, e que têm mais ao menos a lembrança de como isso tudo começou, as revoluções em 2018 e 2019, trouxeram a lembrança de que isso exigia muita luta: dos trabalhadores, das mulheres, dos negros. Nada veio de graça no campo da democracia”, disse Fernando Haddad, para uma plateia de cerca de 400 pessoas.

O ex-candidato à presidência assinalou que esses direitos estão em jogo quando se “perde para a extrema-direita“.

“Quando você perde para a direita, para a centro-direita, tem uma parte disso que é preservada, ninguém discute. Mas quando você perde para a extrema-direita, sobretudo dessa natureza, que assumiu o governo do Brasil, tudo está em discussão”, disse, referindo-se ao governo de Bolsonaro.

O ex-ministro da Educação foi crítico do presidente, brincando que, caso a eleição tivesse sido por sorteio, “tinha 11 de 12 avos de tirar um candidato melhor”.

“Não é uma simples alternância de poder, o que aconteceu. Nós não estaríamos tão apreensivos se uma pessoa razoável tivesse ganhado a eleição. Não é porque o PT perdeu, é em função de quem ganhou que há essa apreensão”, acrescentou.

“Ato impensável” alterar a embaixada

Haddad criticou o “ato impensável” de alterar a embaixada brasileira em Israel de Tel Aviv para Jerusalém, apontando as consequências.

“Hoje a Árabia Saudita anunciou o descredenciamento de quase todos os frigoríficos brasileiros [contentores com produtos de origem brasileira], em função de um ato impensável”, disse, referindo-se à decisão do governo em alterar a embaixada em Israel.

Para Haddad, compete à esquerda “oferecer uma alternativa”, acrescentando que é necessário “elaborar um projeto de diálogo interpopular” para encontrar uma solução.

“Quando há uma crise, quem está com o discurso populista na ponta da língua é a extrema-direita”, referiu, destacando que o projeto “não tem futuro” e que surgem com discursos “muito fáceis nos momentos de angústia”.

Haddad, de 55 anos, faz uma visita a Portugal e Espanha, juntamente com o também antigo responsável pela pasta da Educação no governo brasileiro, Tarso Genro.

Na sua intervenção, Genro, também ex-governador do estado de Rio Grande do Sul, justificou a visita à Península Ibérica para uma articulação com “dois países que são fundamentais para o futuro da América Latina: Portugal e Espanha”.

Os dois políticos tiveram várias reuniões com membros de partidos de esquerda e de centro-esquerda portugueses e brasileiros, tendo Tarso Genro apontado a vontade do PT em “beber dessa fonte”.

O antigo governador de Rio Grande do Sul mostrou o interesse na criação, “particularmente em Portugal e Espanha (…) de uma rede de resistência, de informação, de combate ideológico e de princípios” para combater “o fascismo, a reação política e a degradação completa dos direitos sociais e fundamentais”.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Conversa fiada de perdedor. Nos últimos 16 anos a direita esteve nas mãos dos esquerdopatas e nos 08 anteriores, perfazendo 24 anos (que é tempo para cacete) nas mãos do FHC, também de esquerda. Apenas a direita não ficou com mimimi… aguentou o quanto pode a roubalheira e o aparelhamento do estado para permanecer no poder, como fazem os esquerdoides, vide Cuba, Russia, China, Venezuela, Bolivia etc… Que merda de Democracia é essa? Quantos milhões morreram para determinar o poder permanente dos comunistas??? Ora Vá…

  2. O infeliz candidato derrotado deve está sofrendo de falta de entendimento das reais circunstâncias. O confronto de ideias continua sendo muito bem vindo no atual governo, aliás é até muito mais vem vindo do que nos desmandos do desgoverno do PT. O que não pode é usar frases de efeito do tipo “um governo que em 20 dias provocou pequenos desastres.” Quais são esses pequenos desastres? Que tal os desastres gigantescos dos anos de Lula / Dilma no poder?
    Dizer que “compete à esquerda “oferecer uma alternativa”, é necessário “elaborar um projeto de diálogo interpopular” para encontrar uma solução.”
    Como sempre são palavras ao vento de pessoas desqualificadas e despreparadas que estavam levando o país ao abismo. Infelizmente a esquerda brasileira e latino americana, é ainda mais despreparada do que a direita, que também carece muito de preparo.

  3. Bolsonaro está sendo elogiado pela maior parte dos brasileiros, inclusive eu. Aqueles que mamaram muito tempo nas tetas do governo agora estão achando falta e por isso estão chorando, assim como: artistas, invasores de terras, Rede Globo de Televisão e outros. Agora nosso Presidente é serio e honesto, por isso querem incriminar o filho para dar confronto, mas isso não vão conseguir. Foi um final feliz à nós brasileiros a vitória de Bolsonaro. Esperamos que nunca mais esse PT venha a governar o nosso belo País.
    Se Hadad fosse o vencedor muitos brasileiro já teriam saído do Brasil, mas a mão de Deus nos ajudou.
    Pergunto: se gostam do comunismo porque não se retiram do Brasil em direção a: Russia, Cuba, China etc. países comunistas. Seria o nosso maior alívio

  4. Tem gente que se diz democrata, desde que seja feita a sua vontade. Este cidadão que perdeu a eleição nada sabe de democracia, pois se soubesse respeitaria o voto majoritário do povo brasileiro.

  5. Em quantos inquéritos criminais o Haddad está envolvido até o pescoço, mesmo? Logo, logo, ele terá muitas oportunidades de confrontar as suas ideias com as dos magistrados brasileiros. Em seguida, poderá discutir o assunto com o seu instituidor, o Lula, durante muitos anos, sem que ninguém os incomode.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …