Trump cancela encontro com líderes do Talibã nos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou ter cancelado na última hora uma reunião marcada em sigilo para este domingo (08/09) com líderes do Talibã e do Afeganistão, após o grupo islamista assumir a autoria de um ataque em Cabul que matou um soldado americano e outras 11 pessoas na última quinta-feira.

Trump disse que as conversações com as duas partes, que aconteceriam separadamente, iriam ocorrer no retiro presidencial de Camp David, em Maryland. Entretanto, o contínuo uso da violência por parte do Talibã faz com que o grupo seja considerado como um parceiro não confiável.

“Se eles não conseguem acordar um cessar-fogo durante essas negociações de paz de grande importância […] eles provavelmente não têm o poder de negociar um acordo relevante”, afirmou Trump através do Twitter. “Que tipo de pessoas mataria tanto para tentar reforçar seu poder de barganha? Não conseguiram, apenas pioraram as coisas”, observou.

Um soldado americano e um romeno morreram no atentado em Cabul na última quinta-feira, no maior dos ataques recentes assumidos pelo Talibã, ocorrido em meio às negociações de paz.

A decisão de Washington pode significar, ao menos por hora, um fim abrupto ao processo diplomático liderado há quase um ano pelo veterano diplomata americano Zalmay Khalilzad, nascido no Afeganistão, que realizou nove rodadas de conversações no Catar com o negociador-chefe do Talibã, o mulá Abdul Ghani Baradar

Recentemente, Khalilzad disse que tinha chegado a um acordo “em princípio” com o Talibã. Trechos do pacto inicial que foram tornados públicos revelaram que o Pentágono se comprometeu a retirar no próximo ano 5 mil soldados, dos 13 mil que se encontram nas cinco bases americanas em solo afegão.

Em contrapartida, o Talibã cortaria os laços com os extremistas da Al Qaeda e se comprometeria a combater o grupo islamista “Estado Islâmico”, além de impedir que jihadistas se refugiem no Afeganistão. O presidente afegão, Ashraf Ghani, já deixou claras as suas críticas aos termos do acordo com o Talibã, uma vez que os islamistas se recusam a negociar diretamente com o governo internacionalmente reconhecido em Cabul.

“O obstáculo criado no processo de paz atual se deve à contínua violência e combates por parte do Talibã”, afirmou um comunicado do gabinete de Ghani emitido neste domingo, após o cancelamento da reunião nos EUA. “O governo afegão, no que diz respeito à paz, reconhece os esforços sinceros de seus aliados e o comprometimento em trabalhar junto aos Estados Unidos e outros aliados para trazer paz duradoura“.

O anúncio de Trump sobre o cancelamento gerou perplexidade em Washington, assim como o fato de a reunião ter sido marcada em Camp David. O retiro presidencial já abrigou encontros que resultaram em acordos importantes, como o tratado de paz entre o Egito e Israel intermediado pelo ex-presidente americano Jimmy Carter, em 1979.

Em 2000, o ex-presidente Bill Clinton recebeu em Camp David o líder palestino Yasser Arafat e o premiê israelense Ehud Barak, em negociações de paz. O local já abrigou importantes chefes de Estado de vários países, mas esta seria a primeira vez que acolheria líderes de uma organização militante.

O encontro em Camp David ocorreria dias antes do 18º aniversário dos ataques de 11 de setembro de 2001, que levaram à invasão americana no Afeganistão e à remoção do Talibã do poder.

O cancelamento aumenta as dúvidas sobre a possibilidade de os EUA iniciarem no futuro próximo a retirada de sua presença militar no Afeganistão e surge a poucas semanas das eleições afegãs, que costumam ocorrer sob fortes tensões mesmo em períodos de maior estabilidade.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …