Marine Le Pen se lança em pré-campanha presidencial

A líder da extrema direita francesa, Marine Le Pen, anunciou nesta quinta-feira (16) o lançamento de sua campanha “pré-presidencial”.

O pleito acontece apenas em 2022, mas a candidata derrotada no segundo turno em 2017, que enfrenta dificuldades em seu próprio partido desde então, aproveita a baixa na popularidade de Emmanuel Macron para ganhar espaço no cenário político.

“Além das disputas diárias (…) nós entramos em uma fase de pré-presidencial”, declarou Marine Le Pen durante uma entrevista coletiva na sede do partido, na periferia de Paris.

“Minha decisão foi pensada. Meu objetivo é avançar em direção a um projeto de união nacional, algo que possa reunir os franceses de onde quer que venham. Um projeto de grande alternância para reerguer novamente o país”, disse.

A candidatura ainda deve ser validada pelos membros do partido durante o congresso da legenda, em 2021. Mas Marine Le Pen disse que prefere anunciar desde já “sua vontade de preparar [a campanha] presidencial”.

Em outubro passado, a presidente do partido Reunião Nacional (ex-Frente Nacional) havia dito que estava “pronta para fazer o trabalho que Emmanuel Macron não faz”. A declaração foi feita após vários rumores de que ela não teria a intenção de tentar, pela terceira vez consecutiva, conquistar o Palácio do Eliseu, sede da presidência.

Longe dos holofotes

Le Pen esteve relativamente longe dos holofotes nos últimos meses. Ela explicou que preferiu “privilegiar a reflexão mais aprofundada, fazendo um trabalho menos visível, (…) mas essencial”, com o objetivo de “construir as fundações do projeto de recuperação” que “será o esqueleto da união, além de nossa família política”.

As declarações da líder da extrema direita francesa são feitas em meio a um esvaziamento de seu partido, com nomes de peso deixando o Reunião Nacional para criar seus próprios grupos. O exemplo mais emblemático é o de seu ex-candidato à vice-presidência, Florian Philippot, que fundou a legenda Os Patriotas.

Marine Le Pen disse que fará sua campanha apoiada por seu partido, “mas também pela sociedade civil, especialistas e pessoas que refletem sobre o projeto presidencial”.

Macron em crise e eleição municipal

“Devemos estar à altura da função. Não se improvisa ser presidente. É algo que se prepara”, insistiu a líder da extrema direita, que foi muito criticada na reta final do segundo turno da eleição de 2017, acusada de despreparo.

O anúncio da candidatura precoce também coincide com uma crise de popularidade do chefe de Estado, Emmanuel Macron, em meio às críticas ao projeto de reforma da Previdência, que desencadeou um movimento de greve histórico no país.

Além disso, a França se prepara para eleição municipal em março deste ano, e o pleito é visto como uma vitrine potencial para a extrema direita.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …