Marine Le Pen se lança em pré-campanha presidencial

A líder da extrema direita francesa, Marine Le Pen, anunciou nesta quinta-feira (16) o lançamento de sua campanha “pré-presidencial”.

O pleito acontece apenas em 2022, mas a candidata derrotada no segundo turno em 2017, que enfrenta dificuldades em seu próprio partido desde então, aproveita a baixa na popularidade de Emmanuel Macron para ganhar espaço no cenário político.

“Além das disputas diárias (…) nós entramos em uma fase de pré-presidencial”, declarou Marine Le Pen durante uma entrevista coletiva na sede do partido, na periferia de Paris.

“Minha decisão foi pensada. Meu objetivo é avançar em direção a um projeto de união nacional, algo que possa reunir os franceses de onde quer que venham. Um projeto de grande alternância para reerguer novamente o país”, disse.

A candidatura ainda deve ser validada pelos membros do partido durante o congresso da legenda, em 2021. Mas Marine Le Pen disse que prefere anunciar desde já “sua vontade de preparar [a campanha] presidencial”.

Em outubro passado, a presidente do partido Reunião Nacional (ex-Frente Nacional) havia dito que estava “pronta para fazer o trabalho que Emmanuel Macron não faz”. A declaração foi feita após vários rumores de que ela não teria a intenção de tentar, pela terceira vez consecutiva, conquistar o Palácio do Eliseu, sede da presidência.

Longe dos holofotes

Le Pen esteve relativamente longe dos holofotes nos últimos meses. Ela explicou que preferiu “privilegiar a reflexão mais aprofundada, fazendo um trabalho menos visível, (…) mas essencial”, com o objetivo de “construir as fundações do projeto de recuperação” que “será o esqueleto da união, além de nossa família política”.

As declarações da líder da extrema direita francesa são feitas em meio a um esvaziamento de seu partido, com nomes de peso deixando o Reunião Nacional para criar seus próprios grupos. O exemplo mais emblemático é o de seu ex-candidato à vice-presidência, Florian Philippot, que fundou a legenda Os Patriotas.

Marine Le Pen disse que fará sua campanha apoiada por seu partido, “mas também pela sociedade civil, especialistas e pessoas que refletem sobre o projeto presidencial”.

Macron em crise e eleição municipal

“Devemos estar à altura da função. Não se improvisa ser presidente. É algo que se prepara”, insistiu a líder da extrema direita, que foi muito criticada na reta final do segundo turno da eleição de 2017, acusada de despreparo.

O anúncio da candidatura precoce também coincide com uma crise de popularidade do chefe de Estado, Emmanuel Macron, em meio às críticas ao projeto de reforma da Previdência, que desencadeou um movimento de greve histórico no país.

Além disso, a França se prepara para eleição municipal em março deste ano, e o pleito é visto como uma vitrine potencial para a extrema direita.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cannabis tem potencial terapêutico como antibiótico, segundo cientistas

Uma equipe de cientistas da Universidade McMaster, no Canadá, estabeleceu que o canabigerol (CBG) tem potencial no tratamento de bactérias patogênicas. Cientistas da Universidade McMaster no Canadá identificaram um composto antibacteriano gerado pela maconha que poderia …

Escócia será o primeiro país a distribuir absorventes menstruais gratuitamente

O Parlamento autônomo da Escócia deu um passo em direção à gratuidade dos absorventes higiênicos para mulheres - decisão inédita no mundo. A proposta de lei foi votada por 112 deputados e visa lutar contra …

Não precisa sofrer. Carnaval começa cedo em 2021

Com a chegada da quarta-feira de Cinzas, está declarado o fim do Carnaval 2020… Ok, vai… Dá para fazer mais um bota fora na sexta e sábado dessa semana, pois, como sempre, brasileiro dá o …

Coronavírus: antiga vacina pode ter resposta para prevenção contra Covid-19

Novos casos do coronavírus SARS-CoV-2 continuam a se espalhar pelo mundo, mesmo que em velocidade menor de propagação, e sem nenhuma vacina ou medicamento para a prevenção — pelo menos até agora. Já são mais de …

Líderes políticos condenam apoio de Bolsonaro a ato anti-Congresso

Presidente teria compartilhado com aliados convocação para manifestações a seu favor e contra o Legislativo. Lula, FHC, OAB e outras lideranças alertam contra ameaça às instituições democráticas e à Constituição. Líderes políticos de várias correntes e …

A menina de 6 anos que foi presa por se comportar mal na escola nos EUA

Imagens gravadas pela câmera corporal de um policial mostram o momento em que uma criança de seis anos foi presa em uma escola de Orlando, na Florida, em setembro de 2019. As mãos da menina foram …

Achado 'elo perdido' bacteriano fundamental a pensamento e memória do ser humano

Os canais de cálcio que se abrem e fecham em resposta a sinais elétricos no cérebro são essenciais para o pensamento, memória e contrações musculares. A descoberta de um canal de cálcio que é possivelmente um …

Novo estudo aponta Uber e Lyft como responsáveis por aumento de 70% da poluição

Um novo estudo divulgado pela Union of Concerned Scientists nesta terça-feira (25) afirma que as viagens feitas em carros de apps como o Uber e o Lyft foram responsáveis por um aumento de 69% nos …

Brasil tem primeiro teste positivo para coronavírus

Pela primeira vez, o teste em um paciente no Brasil deu positivo para o novo coronavírus causador da doença Covid-19. Segundo divulgou o Ministério da Saúde nesta terça-feira (25/02), trata-se de um homem de 61 …

Tese diz que ‘Parasita’ se inspirou em filme de Sérgio Mallandro e assusta por coerência

E se toda a inspiração do mago do cinema Bong Joon Ho viesse das grandes pérolas do nosso cinema dos anos 90? O diretor e roteirista de parasita já se declarou um fã da sétima …