Quando as crianças dominaram o mundo: uma sociedade paralela que parece saída da ficção

Na virada do século XIX para o século XX, os jovens, aqueles que já não mais eram crianças mas ainda não haviam entrado para o mercado de trabalho e se tornado adultos, sequer eram vistos como uma fatia da sociedade – e, ainda mais, eram apartados do debate e das funções públicas de modo geral.

O empresário estadunidense William Reuben George, porém, pensou diferente – e ao criar um centro de tratamento e reintrodução social para jovens, optou pelo extremo oposto, e desenvolveu uma espécie de miniatura do país, na qual tudo era gerido e construído pelos próprios jovens: assim nasceu a George Junior Republic, uma experiência social e juvenil transformadora em Freevile no estado de Nova York.

O local nasceu do interesse de George em transformar os jovens socialmente abandonados e oriundos de gangues de rua em grupos ativos e produtivos dentro da sociedade – mas, ao invés de utilizar a punição ou o afastamento social, o empresário decidiu por utilizar a participação radical como método.

A experiência começou no verão de 1890 com 22 jovens entre 14 e 21 anos, num espaço que se tornaria a República Junior, onde as leis, as obras, os trabalhos eram desenvolvidos pelos jovens, e da mesma forma era controlado o sistema econômico, os encargos, os papeis sociais – a República Junior de George era como uma dramatização da vida adulta dentro da vida real.

As atividades geridas pelos moradores incluíam uma corte judicial, cadeia, escola, igreja, correios, bibliotecas, museus, exigindo tarefas diárias e até mesmo o pagamento de impostos.

Edifícios e piscinas públicas eram construídas, hotéis e restaurantes eram administrados pelos jovens, assim como jornais, rádios, jardins públicos e até hospitais – em similaridade e seriedade idênticas às atividades ditas “reais” no mundo “adulto”.

A partir da primeira experiência em Freevile, diversas outras Repúblicas Junior foram estabelecidas por todo os EUA, ao ponto de, em 1908, uma Associação Nacional de repúblicas Junior ser estabelecida, presidida por William Reuben George, com o objetivo de ajudar na gestão geral das repúblicas e de estabelecer ao menos uma dessas experiências em cada estado do país, assim como em outros países.

Aos poucos a mídia passou a se interessar pelo trabalho realizado nos locais, e a retratar a experiência como capaz de transformar a vida de jovens outrora abandonados pela sociedade, ou em situação de pobreza e desamparo – especialmente imigrantes ou minorias.

Não é por acaso: juízes federais, cirurgiões, economistas de destaque, compositores, os jornalistas e vencedores do Pulitzer, William Dapping e Theodore White, até os atores Steve McQueen e Jerry Stiller passaram por algumas dessas repúblicas.

O trabalho se tornou base para outros espaços similares, de ajuda, reintegração ou pedagogia para jovens, e muitos segues até hoje funcionando – incluindo a república original de George Junior Republic, que desde 2005 atende pelo nome de The William George Agency for Children’s Services, Inc., com atividades direcionadas para saúde, desenvolvimento social e bem estar, trabalhando por melhorias na vida de jovens que enfrentam dificuldades.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …