“Não se atrevam”. Anonymous ameaça contra limitação da internet, Kassab volta atrás

O ano começou agitado no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, MCTIC.

Na última quinta-feira (12), o ministro Gilberto Kassab retomou a pauta que debate os limites impostos sobre as franquias contratadas de internet banda larga no Brasil, e afirmou, em entrevista ao Poder360, que o consumo de dados sofrerá limitação já no segundo semestre de 2017.

O assunto traz de volta toda a polêmica que gerou no ano passado, e mesmo assim ainda pegou usuários de todo o Brasil de surpresa. Além deles, algumas células nacionais do grupo de hackers Anonymous também iniciaram um movimento na internet para demonstrar repúdio à limitação do uso de banda larga.

A chamada #OpOperadoras chega em tom de ameaça, e os hacktivistas já avisaram a todos os envolvidos, como operadoras e o próprio governo, que é melhor nem se atreverem a colocar tais imposições.

#OpOperadoras

-

Não se atrevam!

Depois que Kassab anunciou a novidade indesejada, muitos usuários ficaram revoltados, uma vez que, além do fim da internet ilimitada, a venda de pacotes de dados móveis também vai passar a sofrer regulamentações. No entanto, ainda assim o ministro tenta colocar “panos quentes” na situação.

O nosso objetivo é beneficiar o usuário. O Ministério trabalha pra que o usuário seja cada vez melhor beneficiado com melhores serviços”, diz.

Ao ser perguntado sobre os tipos de problemas que uma medida como esta pode acarretar na vida dos brasileiros, o ministro desconversa, afirmando apenas que “o governo vai estar sempre ao lado do usuário, vai ficar muito claro isso. O problema não é a redução, o problema é ponto de equilíbrio”.

Diante da declaração, as células brasileiras AnonBRNews e AnonOps resolveram postar o seguinte, em comunicado: “Acabou a novela. Ministro diz que haverá, sim, limite na internet fixa no Brasil. Chegou a hora da internet dizer aos novos governantes quem é que manda nessa p*rra! Não se atrevam. Com amor, o povo”.

A #OpOperadoras vem fazendo barulho na internet, e de acordo com o Anonymous Brasil, sua nova etapa já começou.

Em 2016, os hacktivistas conseguiram sequestrar PCs da Anatel e, se a situação caminhar para o lado da internet limitada, “novas medidas serão tomadas”.

Anatel afirma que proibição de limite continua

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, afirmou nesta sexta-feira, 13 de janeiro, ao site G1, que a agência não tem a intenção de reabrir o debate sobre a chamada franquia de dados na internet banda larga fixa. “Não há por parte do Ministério e também da Anatel nenhuma intenção de reabrir a questão”, disse Quadros.

O presidente destacou que a cautelar que impede a imposição de limites na internet banda larga fixa, publicada em abril, continua em vigor e que não tem prazo de validade. Quadros disse ainda que o órgão não pensa em alterá-la.

Com isto, as afirmações feitas pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab, de que a Anatel e o governo deveriam tomar uma decisão sobre a franquia até o segundo semestre de 2017 e que os pacotes limitados voltariam a ser liberados, não são confirmadas pela agência.

Quadros disse que Kassab afirmou a ele ter cometido um “equívoco” em sua declaração.

Kassab recua e banda larga fixa não será alterada

O ministro da Ciência, Tecnologia e Comunicações, Gilberto Kassab, acabou voltando atrás do que revelou ontem (12), em entrevista. Ele agora afirma que o governo não considera mudanças nos planos de internet fixa.

“O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, esclarece que não haverá mudanças no modelo atual de planos de banda larga fixa, reiterando seu compromisso em atender o interesse da população e do consumidor”, diz nota publicada no site do ministério.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …