Ação da polícia contra migrantes em Paris gera críticas

Forças de segurança desmontam de forma violenta acampamento improvisado no centro da capital francesa. Ministro do Interior diz que imagens são chocantes. Ação ocorre na véspera de votação de lei que favorece polícia.

A ação da polícia no desmonte de um acampamento improvisado de migrantes no centro de Paris, na noite desta segunda-feira (23/11), gerou críticas e indignação, e o governo francês pediu um relatório imediato sobre o que aconteceu.

Na segunda-feira à noite, a polícia dispersou algumas centenas de migrantes e ativistas que haviam montado um acampamento improvisado, com dezenas de pequenas barracas, na Praça da República para exigir alojamentos emergenciais.

Depois de derrubarem as tendas, as forças policiais recorreram ao uso de gás lacrimogêneo para dispersar as pessoas, como mostram vídeos feitos por testemunhas. Alguns desalojados foram perseguidos pelas ruas, e há relatos de agressões com cassetetes.

A atuação das forças policiais gerou críticas de vários setores da sociedade, principalmente de partidos de esquerda, sindicatos e associações de ajuda a migrantes.

“O Estado presta-se a um espetáculo lamentável”, declarou o deputado da Câmara de Paris Ian Brossat, responsável pela recepção dos refugiados. “Há uma resposta da polícia a uma situação social. Só sairemos daqui se encontrarmos soluções de acomodação para essas pessoas”, acrescentou.

Ainda na noite de segunda-feira, o ministro do Interior, Gérald Darmanin, qualificou as imagens da ação de chocantes e pediu um relatório “em até 48 horas” sobre os incidentes ao chefe da polícia de Paris, Didier Lallement.

A polícia de Paris comunicou que o acampamento foi desmontado porque era ilegal e que “convidou” os migrantes a procurarem alojamento em locais disponibilizados pelo Estado ou por organizações de ajuda.

Nesta terça-feira, as ministras da Cidadania, Marlène Schiappa, e da Habitação, Emmanuelle Wargon, defenderam um apoio sem demora para esses migrantes, entre 200 e 300 pessoas, que estão novamente nas ruas parisienses.

Migrantes oriundos de outro acampamento

A maioria dos migrantes que estavam neste acampamento são oriundos do Afeganistão, da Somália e da Eritreia. Segundo Corinne Torre, chefe da organização Médicos Sem Fronteiras na França, alguns deles tiveram o pedido de refúgio rejeitado, enquanto outros estão num limbo burocrático enquanto tentam solicitar refúgio.

O acampamento improvisado foi montado no centro de Paris uma semana depois de a polícia ter desmantelado um grande acampamento de imigrantes em situação irregular erguido junto do Stade de France, na zona norte de Paris, onde cerca de 2.400 pessoas haviam se fixado gradualmente desde agosto, ao longo de um entroncamento rodoviário.

As críticas à ação policial ocorrem no mesmo dia em que o Parlamento deverá votar um projeto de lei que visa expandir alguns poderes e fornecer uma maior proteção às forças policiais. Uma das medidas prevê que a publicação de imagens de agentes policiais com a intenção de prejudicá-los passe a ser crime, o que gerou fortes protestos por parte de organizações de defesa das liberdades civis e da liberdade de imprensa.

“Para mim parece evidente que, se a polícia se permite agir dessa maneira nas ruas de Paris, isso parece ter que ver com o projeto de lei”, comentou o deputado Éric Coquerel, do partido de esquerda França Insubmissa.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …