Barco naufraga no Canal da Mancha, e ao menos 27 migrantes morrem afogados

 

Um bote que atravessava o Canal da Mancha com migrantes naufragou nesta quarta-feira (24). Ao menos 27 pessoas morreram afogadas, entre eles uma grávida. Os corpos foram resgatados na costa de Dunquerque (ao norte da França).

O naufrágio foi descrito como uma “tragédia” pelo primeiro-ministro francês, Jean Castex. Este é o acidente com maior número de mortos na região desde 2018, quando tiveram início as travessias clandestinas de migrantes deixando a França pelo porto de Calais para chegarem ao Reino Unido pelo mar.

“O naufrágio na Mancha é uma tragédia. Meus pensamentos vão aos numerosos mortos e feridos, vítimas de coiotes criminosos que exploram o sofrimento e a miséria alheia“, disse Castex em um comunicado nas redes sociais.

O premiê britânico, Boris Johnson, disse estar chocado, revoltado e profundamente triste com a morte dos migrantes e convocou uma reunião de crise para tratar sobre o acidente.

Do lado francês, o ministro do Interior, Gérald Darmanin, foi para Calais acompanhar a situação. Segundo Darmanin, o bote clandestino levava 34 migrantes.

Pescador encontrou corpos

De acordo com o jornal local La Voix du Nord, as equipes da associação de socorro marítimo SNSM foram chamadas para ajudar uma embarcação com problemas no motor enquanto atravessava o Canal da Mancha por volta das 5h. No entanto, os tripulantes decidiram seguir viagem.

Os corpos dos migrantes afogados foram encontrados por um pescador que, por volta das 14h, alertou a polícia.

Os trabalhos de resgate começaram ao longo da tarde, com três navios e dois helicópteros, de acordo com a secretaria de polícia marítima da Mancha.

Alguns migrantes inconscientes foram retirados do mar ainda com vida e levados a hospitais da região. As autoridades ainda não divulgaram o número total de vítimas resgatadas.

A suspeita é que o bote tenha batido contra um navio de grandes proporções, como um navio de contêineres.

A tragédia desta quarta-feira é uma triste página de uma crise humanitária que há muito se desenha na região do porto de Calais.

Migrantes bloqueados em crise entre França e Reino Unido

Com o aumento da fiscalização da imigração no túnel do Canal da Mancha, desde o final de 2018 uma rota clandestina de travessia se desenvolveu entre o porto de Calais e a Inglaterra. A rota, no entanto, é considerada de alto risco por conta do tráfego pesado de navios.

Quatro homens suspeitos de venderem a travessia clandestina e atuarem como coiotes foram presos nesta quarta.

De acordo com as autoridades marítimas francesas, este ano, cerca de 20 mil migrantes tentaram esta travessia.

Esse fenômeno tem gerado crescentes tensões entre França e Reino Unido. Londres acusa Paris de não fazer o suficiente para evitar o fluxo de migrantes clandestinos.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …