Isso é o que aconteceria se os EUA e a Rússia começassem uma guerra nuclear

As tensões entre EUA e Rússia vêm escalando a um ponto perigoso já faz um tempo. As duas nações possuem armas nucleares, mas o que aconteceria se elas realmente utilizassem estas armas para se bombardearem?

Uma equipe de pesquisadores americanos – da Universidade Rutgers, do Centro Nacional de Pesquisas Atmosféricas e da Universidade do Colorado – realizou simulações para descobrir o que aconteceria se os EUA e a Rússia se atacassem utilizando todas as armas nucleares que atualmente possuem.

A resposta é: principalmente um inverno nuclear que duraria pelo menos uma década e afetaria o globo todo.

Basicamente, um cobertor de fuligem cobriria todo o planeta dentre duas semanas dos bombardeios – seriam cerca de 150 megatoneladas de fuligem. As temperaturas cairiam uma média de 9 graus Celsius, e demoraria três anos para a luz na superfície da Terra retornar a 40% de seu nível pré-guerra nuclear.

Tudo isso, é claro, levaria a enormes transformações no clima do planeta, incluindo perdas agrícolas devastadoras, mudanças nos padrões de vento e o fim das monções de verão.

A fumaça por si só não extinguiria a humanidade, mas essa definitivamente não é uma hipótese que gostaríamos de testar na vida real.

Há razão para este estudo?

A pesquisa pode parecer absurda e um pouco fantasiosa, mas é na verdade bastante relevante dado o atual cenário internacional.

No início de agosto, os EUA abandonaram um tratado nuclear da época da Guerra Fria depois de acusar a Rússia de violá-lo (o que os russos negam, obviamente). Em seguida, no último domingo (18), os EUA testaram um míssil que teria sido banido por esse tratado.

Esse ato, por sua vez, levou o vice-ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Ryabkov, a acusar os EUA de “fomentar as tensões militares” em uma entrevista à agência de notícias estatal Tass.

Tudo o que o mundo não quer é que as duas potências mundiais se envolvam em uma guerra nuclear, mas não podemos dizer exatamente que essa é uma possibilidade exagerada.

Um artigo sobre a pesquisa foi publicado na revista científica Journal of Geophysical Research: Atmospheres.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

É isso que acontece com seu corpo quando você come muito apenas uma vez

Qual foi a última vez que você comeu tanto, mas comeu muito, a ponto de se empanturrar? No último churrasco de família? Na noite da pizza? No reveillón? No almoço de ontem? Inúmeros estudos investigaram o …

Reino Unido impõe quarentena a viajantes vindos da França. Paris contra-ataca

O Reino Unido impôs uma quarentena obrigatória para os viajantes que entram no território britânico vindos da França, Holanda e Malta, após um aumento dos casos de covid-19 nesses países. Os viajantes terão que ficar isolados …

Israel e Emirados Árabes chegam a acordo de paz histórico

Mediado pelos EUA, pacto visa normalizar relações diplomáticas entre os países. Israel se compromete a suspender anexações de territórios. Emirados Árabes são primeiro Estado do Golfo a estabelecer laços com Tel Aviv. Israel e Emirados Árabes …

Fortnite dá desconto por fora, é banido pela Apple e caso vai parar na justiça

A Epic está processando a Apple pela retirada de Fornite da App Store. Após um embate jurídico entre as duas companhias, o jogo foi bloqueado na loja do iOS, criando reação imediata da desenvolvedora. A história, …

Com 1000 anos, maior cidade pré-colombiana da região dos EUA fica sob a cidade St Louis

Por mais que tenhamos sido ensinados que a história do continente americano começa pela chegada por aqui dos navegadores europeus – e o próprio nome de tal território sublinha essa recorrente doutrinação – o fato …

Asteroide Psyche poderia ser núcleo de planeta que não se formou, dizem cientistas

Cientistas examinaram um asteroide que deve ser visitado por uma missão da NASA em 2022, encontrando provas que suas propriedades atraíram sucessão de outros asteroides. Após realizar diversas simulações em 2D e 3D usando um supercomputador, …

Essa “formiga-diabo” pré-histórica ataca sua presa há 99 milhões de anos

Uma linhagem extinta há tempos, nomeada afetuosamente de “formiga do inferno” ou “formiga-diabo”, foi encontrada presa em âmbar há 99 milhões de anos atrás, com sua mandíbula em formato de foice agarrada firme na presa. No …

Mataram um crocodilo de meia tonelada e 4,5 metros depois de 50 anos de perseguição

Notícia triste para quem luta pela preservação do meio ambiente. Conhecido como Demônio, um crocodilo de meia tonelada e 4,5 metros, que segundo moradores aterrorizava vilarejos na ilhas Bangka Belitung (Indonésia), foi morto na semana …

China diz que encontrou traços de coronavírus em frango brasileiro

Carga de asas de frango que chegou a Shenzhen, no sul do país asiático, foi confiscada. Funcionários da alfândega que entraram em contato com alimentos foram testados, mas exames deram negativo. Traços do novo coronavírus foram …

Vacinação em SP começa em janeiro, segundo diretor do Butantan

Com a pandemia, inúmeras empresas estão dedicadas ao desenvolvimento de uma vacina que possa ajudar na luta contra a COVID-19. Nesta quarta-feira (12), o diretor do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas, afirmou que o estado …