Eventos de todo tipo, desde campanhas de doação de cobertores à construção de casas para os pobres, passando por concertos e exposições, são realizados na África do Sul em homenagem a Nelson Mandela nesta quarta-feira (18), dia em que o líder da luta contra o “apartheid” teria completado 100 anos.

Apesar do cunho político do principal ato do dia, que será realizado na província do Cabo (região natal de Mandela), liderado pelo presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, as iniciativas solidárias e as pequenas homenagens se multiplicam por todos os cantos do país e abordam todos os aspectos.

Na litorânea e turística Cidade do Cabo, por exemplo, será construído um mural com o rosto de “Madiba” (como o ex-presidente é popularmente conhecido no país) com 29 mil latas de comida que depois serão distribuídas entre os pobres.

A Fundação Mandela, por sua vez, anunciou que contribuirá para a construção de 100 casas para os mais vulneráveis e até os partidos opositores têm hoje em suas agendas homenagens ao considerado “pai da nação arco-íris”.

Marcello Casal Jr. / ABr

“Enquanto o sol se levanta sobre a África, abraçamos a visão pela qual Nelson Mandela viveu e pela qual estava preparado para morrer”, escreveu no Twitter a seleção sul-africana de rúgbi (os Springboks), cujos jogadores visitarão orfanatos, parafraseando uma citação do próprio Mandela.

Doações de cobertores para os sem teto, campanhas de coleta de lixo, recitais musicais, homenagens em escolas e palestras em universidades são outros dos incontáveis exemplos de iniciativas programadas, algo já constante no país a cada 18 de julho.

Nas redes sociais, as hashtags #MandelaDay e #Mandela100 acompanhavam citações célebres de “Mandela” e mensagens em memória do líder, escritas tanto por cidadãos anônimos como por celebridades e políticos internacionais.

“Nelson Mandela nunca abandonou sua esperança de ‘fazer do mundo um lugar melhor’. O inesquecível líder sul-africano nasceu em um dia como hoje há 100 anos”, lembrou a UNESCO na sua conta no Twitter.

E não só África do Sul, mas também o resto do mundo estão convocados, como a cada 18 de julho – Dia Internacional Nelson Mandela das Nações Unidas -, a dedicar 67 minutos para realizar boas ações, em lembrança aos 67 anos que “Madiba” dedicou à luta pela justiça social.

Mandela faleceu no dia 5 de dezembro de 2013, aos 95 anos. Entre outras distinções, recebeu em vida o prêmio Nobel da Paz.

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …