Depois de as maiores cidades alemãs terem banido os motores diesel dos seus centros, a proibição estende-se agora às autoestradas.
As cidades de Gelsenkirchen e Essen foram autorizadas por um tribunal alemão a proibir os modelos com motores diesel mais antigos de circular em determinadas áreas perto do centro, devido às emissões de poluentes.
Segundo o Observador, o tribunal decidiu, pelo mesmo motivo, banir os modelos com motores a diesel mais antigos em certas zonas da A40. Assim, essa é a primeira vez que um determinado tipo de veículo é impedido de circular em uma autoestrada.
Essas restrições deverão ser implementadas já a partir do mês de julho do próximo ano. No entanto, de acordo com a Deutsche Welle, já há quem se manifeste contra a decisão.
O responsável do Meio Ambiente do Reno Norte-Vestefália, por exemplo, afirma que em uma cidade é possível prescindir de um veículo mais poluente, porque existe a hipótese de recorrer ao transporte público, além de táxis e outras soluções de mobilidade. No entanto, não existem tantas alternativas ao impedimento de circular em uma autoestrada.
Ainda segundo o diário, a proibição de transitar na A40, para veículos equipados com motores a diesel homologados como Euro 5, ou anteriores, surge semanas depois de um tribunal aceitar a proibição da circulação nas cidades de Colonia e Bona em 2019.
O mesmo tipo de motorização mais poluente será também interditada em localidades como Berlim, Frankfurt, Estugarda, Mainz e Aschen ainda este ano.
Ciberia // ZAP