Andrômeda já matou e engoliu a irmã mais nova da Via Láctea

Z. Levay and R. van der Marel, STScI; T. Hallas; and A. Mellinger / NASA, ESA

Astrônomos acabam de resolver um misterioso assassinato galático: Andrômeda matou uma galáxia e os pesquisadores encontraram o cadáver.

Um recente artigo científico, publicado nesta segunda-feira (23) na Nature Astronomy, reflete um cuidadoso trabalho de pesquisa em torno de um rastro misterioso de estrelas, de um corpo galático encolhido e de um fraco halo de restos estelares ao redor de Andrômeda.

Após a análise, os astrônomos concluíram que há cerca de 2 bilhões de anos, havia uma terceira grande galáxia na vizinhança, uma irmã mais nova da Via Láctea. Mas Andrômeda a matou, a engoliu e depois descartou seu cadáver.

Há muito tempo, os cientistas suspeitavam que Andrômeda poderia ter passado por uma fusão no passado.

No entanto, Amanda Moffett, astrônoma e especialista em evolução galática da Universidade Vanderbilt, que não participou do estudo, destaca que a novidade dessa pesquisa está na ideia apresentada no papel de que a M32, uma pequena galáxia anã na órbita de Andrômeda, é, na verdade, o cadáver da galáxia muito maior destruída durante aquela fusão.

Mas o que aconteceu ao progenitor real, isto é, à galáxia destruída? Para responder esta questão, os cientistas realizaram algumas simulações de interação entre galáxias e descobriram que uma fusão há 2 bilhões de anos poderia produzir as pistas que vivem agora ao redor de Andrômeda.

Um longo fluxo de estrelas, uma névoa espessa de estrelas soltas e o núcleo da galáxia perdida ainda flutuam nas proximidades de Andrômeda, na forma de M32 – o que explica o fato de M32 ser uma galáxia bastante incomum.

Galáxias anãs como M32 são compostas por estrelas que se formaram todas ao mesmo tempo e do mesmo pequeno aglomerado de material. Galáxias maiores como a Via Láctea e a Andrômeda tendem a ter estrelas com uma faixa muito maior de idades. No entanto, a peculiaridade de M32 é que suas estrelas são como as estrelas de uma galáxia maior.

Em suma, o artigo resolve dois enigmas de uma só vez: o que aconteceu com a vítima de assassinato de Andrômeda, e por que M32 é tão particular.

No entanto, há uma questão que continua no ar. Andrômeda tem outro vizinho anão, conhecido como M33, que é quase tão grande quanto o M32. Apesar de o artigo explicar a origem de M32, o mesmo não acontece com o misterioso M33.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Tesla supera expectativas e apresenta quinto trimestre consecutivo de lucros

A Tesla divulgou nesta quarta-feira (21) seus resultados financeiros relativos ao terceiro trimestre de 2020. E as notícias foram boas: além de apresentar lucros pelo quinto trimestre consecutivo, a montadora elétrica apresentou os três meses …

Bitcoin alcança valor máximo anual após anúncio do PayPal

Nesta quarta-feira (21), o PayPal anunciou que vai lançar um sistema que permite efetuar compras e vendas em moedas digitais. Nesta quarta-feira (21), o bitcoin alcançou seu valor máximo neste ano, acima de US$ 13.200 (R$ …

Papa Francisco defende união civil homossexual

Pela primeira vez desde que assumiu a liderança da Igreja Católica, pontífice se manifesta a favor da união civil entre pessoas do mesmo sexo. "Gays têm direito a ter família, são filhos de Deus", diz …

Obama faz campanha para Biden e tenta ganhar votos republicanos com evento drive-in na Pensilvânia

Em seu primeiro evento presencial do ano, o ex-presidente Barack Obama vai participar de uma campanha drive-in na noite desta quarta-feira (21) na Pensilvânia. A expectativa é que Obama conquiste eleitores negros no sul …

Cientistas acabam de descobrir um órgão misterioso escondido no centro da cabeça humana

Cientistas fizeram uma descoberta anatômica surpreendente, encontrando o que parece ser um misterioso conjunto de glândulas salivares escondidas dentro da cabeça humana que de alguma forma passaram despercebidas até agora. Essa “entidade misteriosa” foi identificada acidentalmente …

Estudo revela por que formigas são excepcionalmente fortes

Neste trabalho, os pesquisadores conseguiram obter imagens detalhadas do que ocorre no tórax de uma formiga, tirando raios-X e criando modelos 3D para analisar os músculos e o esqueleto interno. Pesquisadores de universidades do Japão e …

Hackers russos são acusados de planejarem ataques contra as Olímpiadas do Japão

Hackers russos estariam planejando uma nova onda de ataques contra a organização das Olímpiadas de 2020, que aconteceriam neste ano, no Japão, e foram transferidas para 2021 devido à pandemia do novo coronavírus. Mais uma …

Pais de 545 crianças separadas na fronteira dos EUA não foram localizados

Famílias foram separadas como parte da política anti-imigração de Trump a partir de 2017. Muitos dos pais podem ter sido deportados sem os filhos. Os pais de 545 crianças migrantes que foram separadas deles nos Estados …

ONG Repórteres Sem Fronteiras denuncia deterioração da liberdade de imprensa no Brasil

Um novo relatório publicado nesta terça-feira (20) pela ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF) denuncia o aumento de ameaças a jornalistas e veículos de comunicação no Brasil em 2020. Para a organização civil, sediada em …

Empreendedor mineiro cria vassoura mágica que também é meio de transporte

A sensação de voar em uma vassoura mágica se tornou possível em Belo Horizonte, Minas Gerais, pelas mãos do empreendedor Alexandre Russo, de 28 anos. Fundador da empresa Nuvem Vassouras, o mineiro criou a “Real Flying …