Asteroide poderia provocar “inverno cósmico” na Terra

A NASA alertou sobre a possibilidade de um futuro asteroide causar “inverno cósmico” ao cair na Terra, com o surgimento de um documentário sobre rochas espaciais.

Asteroides são pequenos corpos rochosos que normalmente se localizam no interior do Sistema Solar orbitando o Sol.

Existem milhões de asteroides voando livremente pelo espaço, e as colisões, conhecidas como eventos de impacto, sempre tiveram papel importante na formação de muitos planetas. No entanto, causaram efeitos devastadores na história da Terra, e acredita-se que um asteroide possa ter extinguido os dinossauros.

O documentário científico espacial Spacefiles trouxe uma teoria um tanto perturbadora sobre a repetição do que teria acontecido na época dos dinossauros.

O cinturão de asteroides representa uma grande quantidade de potenciais projéteis. Ocasionalmente acontecem colisões ente os asteroides no cinturão, e, na sequência dos impactos, os fragmentos podem ser ejetados para órbitas que podem levar fragmentos para mais perto de Marte.

Se aproximando do Planeta Vermelho, asteroides poderiam pegar um novo caminho de ligação com a órbita terrestre. Asteroides já colidiam com a Terra desta forma. 65 milhões de anos atrás, um asteroide teria atingido a península de Iucatã no México e o resultado foi um inverno cósmico e extinção em massa.

O inverno cósmico significa que um asteroide poderia eliminar todas as formas de vida na Terra e fazer o planeta mergulhar no frio e na escuridão, segundo o jornal Daily Express. O programa revela que mesmo um pequeno asteroide poderia levar a consequências desastrosas.

Quando os céus se limparam, dois terços de todas as espécies desapareceram, incluindo os dinossauros. A cratera formada tinha 200 quilômetros de diâmetro, tendo o asteroide 15 quilômetros de diâmetro no máximo, de acordo com o documentário. Crateras similares podem ser vistas do espaço.

A NASA revelou há pouco tempo que há como afastar asteroides. Uma opção é usar um refletor curvo para concentrar os raios solares em um pequeno ponto, afastando, assim, o asteroide da Terra. Outra opção poderia ser um pequeno foguete que se ligaria ao esteroide para conduzi-lo a uma órbita mais segura.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

"Futuro assustador de extinção em massa" nos espera, elite dos cientistas alerta

O planeta enfrenta um “futuro assustador de extinção em massa, declínio da saúde e distúrbios climáticos” que ameaçam a sobrevivência humana por causa da ignorância e da inação, de acordo com um grupo internacional de …

Oferta de perfuração do Ártico tem fracasso histórico por falta de interessados

O recente leilão que oferecia arrendamentos de perfuração de petróleo no Ártico foi um fracasso. Esperava-se que a chamada atraísse muitos interessados em explorar a área no Alasca, mas a realidade foi outra. A notícia é …

Palácio mais antigo da China de 5.300 anos é descoberto perto de antiga capital

Palácio descoberto no sítio arqueológico de Shuanghuaishu, nos arredores da cidade de Zhengzhou, uma das oito capitais antigas, foi construído por volta de 3300 a.C., ou seja, tem cerca de 5.300 anos, sendo possivelmente a …

Variante da Covid-19 no Brasil faz Reino Unido banir viajantes da América Latina e Portugal

O governo britânico proibiu, nesta quinta-feira, as chegadas de todos os países da América do Sul e do Panamá, além de Portugal, em resposta à nova variante da Covid-19, descoberta no Brasil. A decisão …

CEO do Twitter defende banimento de Trump da rede social

Jack Dorsey diz que medida resulta do “fracasso” da plataforma em mediar diálogo saudável e admite que pode abrir “precedente perigoso”. Proibição veio após presidente dos EUA insuflar apoiadores que invadiram Capitólio. O CEO da rede …

O zumbido de fundo do universo pode ter sido ouvido pela primeira vez

Baseado no que sabemos sobre ondas gravitacionais, o Universo deve estar cheio delas. Cada par de buracos negros ou estrelas de nêutrons e colisão, cada supernova com núcleo em colapso — até mesmo o próprio …

Monocultura da soja destruiu mais de 30% do cerrado brasileiro entre 2004 e 2017, alerta WWF

Os 24 principais focos de desmatamento no mundo provocaram a perda de uma superfície equivalente ao tamanho do Paraguai em menos de uma década, aponta um relatório do Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na …

Coreia do Sul eleva capacidades de combate para conter ameaça norte-coreana

A Coreia do Sul planeja elevar suas capacidades militares para conter as ameaças de mísseis de curto alcance dos norte-coreanos, declarou o Ministério da Defesa sul-coreano. A declaração ocorreu após os norte-coreanos prometerem elevar o arsenal …

Como a vacinação em massa salvou a Escócia em 1950

Em 2021, haverá uma campanha de vacinação em massa como nenhuma outra realizada no mundo. Hoje se trata de parar o covid-19, mas, em meados do século passado, um programa de vacinação se tornou a …

Em provocação a Biden, Kim Jong-un avisa que vai reforçar arsenal nuclear da Coreia do Norte

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, afirmou que vai reforçar o arsenal nuclear de seu país, em discurso de encerramento do congresso do partido no poder, anunciou nesta quarta-feira (13) a imprensa oficial, a uma …