Asteroide poderia provocar “inverno cósmico” na Terra

A NASA alertou sobre a possibilidade de um futuro asteroide causar “inverno cósmico” ao cair na Terra, com o surgimento de um documentário sobre rochas espaciais.

Asteroides são pequenos corpos rochosos que normalmente se localizam no interior do Sistema Solar orbitando o Sol.

Existem milhões de asteroides voando livremente pelo espaço, e as colisões, conhecidas como eventos de impacto, sempre tiveram papel importante na formação de muitos planetas. No entanto, causaram efeitos devastadores na história da Terra, e acredita-se que um asteroide possa ter extinguido os dinossauros.

O documentário científico espacial Spacefiles trouxe uma teoria um tanto perturbadora sobre a repetição do que teria acontecido na época dos dinossauros.

O cinturão de asteroides representa uma grande quantidade de potenciais projéteis. Ocasionalmente acontecem colisões ente os asteroides no cinturão, e, na sequência dos impactos, os fragmentos podem ser ejetados para órbitas que podem levar fragmentos para mais perto de Marte.

Se aproximando do Planeta Vermelho, asteroides poderiam pegar um novo caminho de ligação com a órbita terrestre. Asteroides já colidiam com a Terra desta forma. 65 milhões de anos atrás, um asteroide teria atingido a península de Iucatã no México e o resultado foi um inverno cósmico e extinção em massa.

O inverno cósmico significa que um asteroide poderia eliminar todas as formas de vida na Terra e fazer o planeta mergulhar no frio e na escuridão, segundo o jornal Daily Express. O programa revela que mesmo um pequeno asteroide poderia levar a consequências desastrosas.

Quando os céus se limparam, dois terços de todas as espécies desapareceram, incluindo os dinossauros. A cratera formada tinha 200 quilômetros de diâmetro, tendo o asteroide 15 quilômetros de diâmetro no máximo, de acordo com o documentário. Crateras similares podem ser vistas do espaço.

A NASA revelou há pouco tempo que há como afastar asteroides. Uma opção é usar um refletor curvo para concentrar os raios solares em um pequeno ponto, afastando, assim, o asteroide da Terra. Outra opção poderia ser um pequeno foguete que se ligaria ao esteroide para conduzi-lo a uma órbita mais segura.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Esta massiva galáxia antiga não deveria existir, de acordo com astrônomos

Uma galáxia massiva similar à Via Láctea desafia a compreensão da formação de galáxias por astrofísicos. Estudo publicado na Nature revela que o sistema surgiu 1,5 bilhões de anos após o Big Bang, sendo o …

Pela 1ª vez, Twitter alerta para fake news em posts de Trump

Rede social marcou dois tuítes do presidente americano com sugestão para que usuários chequem os fatos, apontando que alegações "não têm fundamento". Em reação, Trump acusou plataforma de interferir em eleições. A rede social Twitter colocou, …

Arqueólogos creem ter solucionado mistério de pinturas rupestres aborígenes

Equipe de arqueólogos australianos descobriu raros exemplares de arte rupestre detalhada e em pequena escala com recurso a estênceis, em um abrigo rochoso do povo aborígene Marra. O achado teve lugar em uma caverna que servia …

Costa Rica realiza primeiro casamento homoafetivo da América Central e celebra avanço social

Duas mulheres se casaram na manhã desta terça-feira na Costa Rica, que se tornou o primeiro país da América Central a legalizar o casamento entre pessoas homoafetivas. A pandemia de coronavírus restringiu as comemorações. …

Novo coronavírus não se propaga facilmente pelo contato com superfícies e objetos

Nós sabíamos que o novo coronavírus poderia sobreviver em superfícies por determinados períodos de tempo, e que há detergentes especiais para o manterem longe, mas essa não era a principal forma de transmissão. Agora o Centro …

Sistema do Twitter falha em rotular mensagens falsas

Com o propósito de ajudar seus usuários a não serem vítimas da desinformação sobre a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), o Twitter investiu em mecanismos com base na inteligência artificial para rotular postagens falsas e …

EUA antecipam veto a entrada de estrangeiros que passaram pelo Brasil

Restrição passa a valer às 23h59 desta terça-feira, dois dias antes do anteriormente anunciado. Medida atinge cidadãos não americanos que estiveram em território brasileiro nos últimos 14 dias, salvo algumas exceções. O governo dos Estados Unidos …

Coronavírus: por precaução, OMS suspende ensaios clínicos com hidroxicloroquina

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou, nesta segunda-feira, que suspendeu "temporariamente" os ensaios clínicos com hidroxicloroquina que realiza com parceiros em diversos países, por medida de precaução. A decisão segue a publicação na sexta-feira …

Exoplanetas habitáveis poderiam ser identificados por 'código de cores', afirma estudo

As enormes distâncias até os exoplanetas teoricamente capazes de suportar vida impedem a observação direta e a exploração dessas possibilidades, levando cientistas a procurar soluções inovadoras. Uma equipe de astrônomos da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, …

Remdesivir melhorou tempo de recuperação da covid-19

Um novo estudo envolvendo 50 pesquisadores da área da saúde descobriu que o remédio antiviral remdesivir, projetado originalmente para o tratamento do ebola, reduziu o tempo de recuperação em pacientes de Covid-19 de uma média …