Trump diz que ataque em Las Vegas foi realizado por “um homem demente”

Kevin Lamarque / Reuters

Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (3) que o ataque de domingo em Las Vegas, com 59 mortos e mais de 500 feridos, foi obra de “um homem demente” e evitou falar do controle das armas de fogo no país.

Em breve declaração aos jornalistas antes de viajar a Porto Rico, Trump descreveu o agressor como “um homem doente”, “com um monte de problemas”, sem mencionar que foram achadas 23 armas de fogo no quarto do hotel de onde disparou contra os presentes em um festival de música country ao ar livre.

“Trata-se de um indivíduo muito doente”, concluiu Trump, evitando condenar ou simplesmente se referir à violência por armas de fogo, seguindo a linha das declarações feitas na segunda-feira (2).

O presidente preferiu se centrar em defender a atuação da polícia, uma mensagem frequente, e qualificou como “milagre” a “rápida” resposta ao incidente.

Stephen Paddock, um homem branco de 64 anos, abriu fogo no domingo durante a noite desde a janela de seu quarto no 32° andar do hotel Mandalay Bay contra uma multidão que acompanha um show ao ar livre, parte do festival de música country “Route 91 Harvest”.

Os agentes encontraram um total de 42 armas entre a casa de Mesquite, cerca de 130 quilômetros do local dos fatos, e o quarto do hotel onde Paddock estava hospedado.

No entanto, em sua declaração desta segunda-feira desde a Casa Branca, Trump se limitou a condenar os fatos como “ato de pura maldade”, sem mencionar em nenhum momento a palavra “arma”.

Em uma coletiva de imprensa pouco após esse comparecimento, a porta-voz presidencial, Sarah Sanders, disse que é “prematuro” falar de legislação para um maior controle de armas e opinou que esse debate pode acontecer mais adiante, ainda que Trump, lembrou, é “um férreo defensor” do direito a ter armas.

Numerosos legisladores democratas pediram na segunda-feira aos republicanos que deixem de bloquear as leis para o controle de armas após o ataque de Las Vegas.

Trump, que desde a campanha eleitoral de 2016 se alinhou com a postura da Associação Nacional do Rifle (NRA), contrária a um maior controle de armas, não fez nenhuma referência a esse tema nas suas diferentes declarações sobre o trágico fato, o pior ataque na história moderna dos EUA.

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Bebês ingerem 1,5 milhão de partículas de microplástico por dia, diz estudo

Um bebê de 12 meses ingere, em média, mais de 1,5 milhão de partículas de microplástico por dia que são liberadas da mamadeira, revelou um estudo divulgado nesta segunda-feira (19/10). O impacto destas micropartículas para …

Aumento na densidade do espaço fora do sistema solar é descoberto pela sonda espacial Voyager

Em novembro de 2018, após uma viagem épica de 41 anos, a Voyager 2 finalmente cruzou a fronteira que marcava o limite da influência do Sol e entrou no espaço interestelar. Mas a missão da …

Polícia Federal faz operação de busca e apreensão na 77ª fase da Lava Jato

São sete mandatos no Rio de Janeiro e em Niterói contra suspeita de propina na Petrobras envolvendo pouco mais de três bilhões de litros de combustíveis. Por determinação da 13ª Vara Federal em Curitiba (PR), a …

Suspeitos de COVID-19 podem ter dados compartilhados com a polícia na Inglaterra

  As informações pessoais de suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) podem ser utilizadas pela polícia da Inglaterra para garantir que eles não quebrem o isolamento. De acordo com as informações oficiais, as autoridades poderão ter …

Jejum intermitente funciona? Este estudo indica que não

Um estudo recém publicado na revista médica “Jama Internal Medicine” mostra que a prática conhecida como jejum intermitente não traz benefícios para o corpo e, ainda, não promove perda de peso de fato. A pesquisa, …

Estudos corroboram correlação entre tipo sanguíneo e risco de covid-19

A suscetibilidade ao contágio com o vírus Sars-Cov-2 pode variar segundo o grupo sanguíneo: os indivíduos do grupo O tendem a um menor risco, enquanto os demais estão também potencialmente mais expostos a quadros clínicos …

Bolsonaro reforça que brasileiro não será obrigado a tomar vacina contra a COVID-19

Declaração do presidente acontece três dias depois de o governador João Doria informar que vacinação será obrigatória no estado de São Paulo. O presidente Jair Bolsonaro reforçou hoje (19) na saída do Palácio da Alvorada o …

Engenheiros criam sabre de luz real de plasma retrátil de 2.200°C que corta aço

Os engenheiros por trás do canal do YouTube “The Hacksmith” criaram o sabre de luz de “Star Wars” no mundo real que é quente o suficiente para derreter aço e até titânio em segundos. James Hobson, …

Evo Morales comemora vitória de seu candidato, Luis Arce, à presidência na Bolívia

De La Paz, na Bolívia, o candidato a presidente Luis Arce e, de Buenos Aires, na Argentina, o ex-presidente Evo Morales comemoram vitória nas eleições tanto para presidente quanto para o Congresso, realizadas neste …

Síndrome provoca mudança na coloração dos olhos em população nativa da Indonésia

Em um país cujo a vasta maioria da população possui cabelos e olhos escuros, uma rara síndrome genética ofereceu aos membros de uma tribo nativa da Indonésia uma impressionante condição: os mais impactantes e profundos …