Trump diz que ataque em Las Vegas foi realizado por “um homem demente”

Kevin Lamarque / Reuters

Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (3) que o ataque de domingo em Las Vegas, com 59 mortos e mais de 500 feridos, foi obra de “um homem demente” e evitou falar do controle das armas de fogo no país.

Em breve declaração aos jornalistas antes de viajar a Porto Rico, Trump descreveu o agressor como “um homem doente”, “com um monte de problemas”, sem mencionar que foram achadas 23 armas de fogo no quarto do hotel de onde disparou contra os presentes em um festival de música country ao ar livre.

“Trata-se de um indivíduo muito doente”, concluiu Trump, evitando condenar ou simplesmente se referir à violência por armas de fogo, seguindo a linha das declarações feitas na segunda-feira (2).

O presidente preferiu se centrar em defender a atuação da polícia, uma mensagem frequente, e qualificou como “milagre” a “rápida” resposta ao incidente.

Stephen Paddock, um homem branco de 64 anos, abriu fogo no domingo durante a noite desde a janela de seu quarto no 32° andar do hotel Mandalay Bay contra uma multidão que acompanha um show ao ar livre, parte do festival de música country “Route 91 Harvest”.

Os agentes encontraram um total de 42 armas entre a casa de Mesquite, cerca de 130 quilômetros do local dos fatos, e o quarto do hotel onde Paddock estava hospedado.

No entanto, em sua declaração desta segunda-feira desde a Casa Branca, Trump se limitou a condenar os fatos como “ato de pura maldade”, sem mencionar em nenhum momento a palavra “arma”.

Em uma coletiva de imprensa pouco após esse comparecimento, a porta-voz presidencial, Sarah Sanders, disse que é “prematuro” falar de legislação para um maior controle de armas e opinou que esse debate pode acontecer mais adiante, ainda que Trump, lembrou, é “um férreo defensor” do direito a ter armas.

Numerosos legisladores democratas pediram na segunda-feira aos republicanos que deixem de bloquear as leis para o controle de armas após o ataque de Las Vegas.

Trump, que desde a campanha eleitoral de 2016 se alinhou com a postura da Associação Nacional do Rifle (NRA), contrária a um maior controle de armas, não fez nenhuma referência a esse tema nas suas diferentes declarações sobre o trágico fato, o pior ataque na história moderna dos EUA.

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Essa “formiga-diabo” pré-histórica ataca sua presa há 99 milhões de anos

Uma linhagem extinta há tempos, nomeada afetuosamente de “formiga do inferno” ou “formiga-diabo”, foi encontrada presa em âmbar há 99 milhões de anos atrás, com sua mandíbula em formato de foice agarrada firme na presa. No …

Mataram um crocodilo de meia tonelada e 4,5 metros depois de 50 anos de perseguição

Notícia triste para quem luta pela preservação do meio ambiente. Conhecido como Demônio, um crocodilo de meia tonelada e 4,5 metros, que segundo moradores aterrorizava vilarejos na ilhas Bangka Belitung (Indonésia), foi morto na semana …

China diz que encontrou traços de coronavírus em frango brasileiro

Carga de asas de frango que chegou a Shenzhen, no sul do país asiático, foi confiscada. Funcionários da alfândega que entraram em contato com alimentos foram testados, mas exames deram negativo. Traços do novo coronavírus foram …

Vacinação em SP começa em janeiro, segundo diretor do Butantan

Com a pandemia, inúmeras empresas estão dedicadas ao desenvolvimento de uma vacina que possa ajudar na luta contra a COVID-19. Nesta quarta-feira (12), o diretor do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas, afirmou que o estado …

Descoberto "Stonehenge de madeira" de 4.500 anos em Portugal

A estrutura de madeira achada é a "única na pré-história da Península Ibérica", explicou o arqueólogo que lidera as escavações. Durante uma escavação no sítio arqueológico de Perdigões, arqueólogos descobriram uma estrutura para fins cerimoniais de …

Coronavírus reaparece na "protegida" Nova Zelândia e gera alerta

A detecção de quatro casos de transmissão local do novo coronavírus, depois de mais de 100 dias sem o vírus, levou as autoridades da Nova Zelândia a restaurar a quarentena em Auckland, cidade mais populosa …

Viagem aos anos 90: Airbnb abrirá reservas para pernoites na última Blockbuster

Quem viveu o boom das locadoras nos anos 90 sabe que ir até uma Blockbuster ou redes semelhantes de VHS e DVDs era um verdadeiro programa de final de semana: a experiência de assistir a …

Joe Biden escolhe Kamala Harris como candidata a vice

Senadora eleita pela Califórnia pode se tornar a primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos, caso chapa democrata derrote Donald Trump em eleição de novembro. O candidato à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira …

Bilionários do Vale do Silício apostam em bunkers para vencer fim do mundo

Esqueça a vida no espaço: bilionários do Vale do Silício estão se preparando para o apocalipse comprando bunkers. A parte mais abastada da população mundial tem se mostrado interessada em adquirir “buracos na terra” equipados para …

Presidente russo Vladimir Putin anuncia registro de 1ª vacina contra COVID-19

Nesta terça-feira (11), o presidente Vladimir Putin anunciou o registro da primeira vacina russa contra a COVID-19. "Tanto quanto sei, nesta manhã foi registrada, pela primeira vez no mundo, uma vacina contra a COVID-19", disse o …