Atrizes de Hollywood criam fundo legal contra abusos sexuais a mulheres

Paul Buck / EPA

Ao centro, Emma Stone, e Viola Davis. À direita, Casey Affleck, um dos atores envolvidos em acusações de assédio sexual

Mais de 300 mulheres poderosas de Hollywood, entre elas as atrizes Meryl Streep, Reese Witherspoon, Jennifer Aniston e Eva Longoria, lançaram nesta segunda-feira um fundo de defesa legal destinado a ajudar mulheres menos privilegiadas a se defender de possíveis abusos sexuais no entorno laboral.

A iniciativa faz parte da base do movimento #MeToo (“Eu também”), que pede às mulheres de todo o mundo que denunciem os abusos sexuais contra si e que ganhou impulso por causa das acusações contra o poderoso produtor cinematográfico Harvey Weinstein.

Em carta publicada esta segunda-feira (1) no jornal The New York Times, o grupo de atrizes, diretoras, produtoras e outras trabalhadoras da indústria do cinema, da televisão e do teatro se dirigiram a suas “irmãs” em setores menos lucrativos da economia dos Estados Unidos.

Queremos aumentar as vozes, poder e força das mulheres que trabalham em indústrias com salários baixos, cuja falta de estabilidade financeira as faz vulneráveis a altas taxas de violência e exploração baseada no gênero”, diz a carta, atribuída a “mais de 300 mulheres que trabalham no cinema, televisão e teatro”.

Para isso, criaram um fundo de defesa legal chamado “Time’s Up” (“Acabou o tempo”), que já soma US$ 13 milhões em doações e que procura ajudar essas mulheres com salários baixos a se proteger das consequências de denúncias de abusos sexuais.

“A cada mulher empregada na agricultura que teve que aguentar as tentativas de sedução de seu chefe, cada imigrante silenciada e para todas as mulheres submetidas a comportamentos indignos e ofensivos que passaram para ganhar a vida: estamos com vocês, as apoiamos”, indica a carta.

A campanha é inspirada em uma carta da Aliança Nacional de Camponesas, uma associação de 700 mil trabalhadoras agrícolas que em novembro escreveu às atrizes de Hollywood afetadas por abusos sexuais para expressar solidariedade com a situação e destacar que muitas trabalhadoras do campo sofrem diariamente.

Além do fundo de defesa legal, a iniciativa procura impulsionar legislação para penalizar as companhias que não tomem medidas contra o assédio sexual persistente, e trata também de fomentar a igualdade em Hollywood, em uma tentativa de conseguir a paridade nos estúdios de cinema e agências de talento.

A campanha também pede às mulheres que desfilarão em 7 de janeiro pelo tapete do Globo de Ouro que gerem consciência sobre o movimento ao se vestir de preto.

Entre as doadoras fundadoras do fundo legal estão Meryl Streep, Reese Witherspoon, Jennifer Aniston, a produtora Shonda Rhimes, a atriz Katie McGrath e seu marido, o diretor J. J. Abrams; e o diretor Steven Spielberg e sua esposa, a atriz Kate Capshaw.

Eva Longoria, America Ferrera, Natalie Portman, Ashley Judd, Emma Stone e Kerry Washington também integram o movimento “Time’s Up”, que começou a se reunir em outubro para evidenciar a indignação gerada pelo escândalo de Weinstein, segundo o “The New York Times”.

Ao fundo legal doaram também outras atrizes e figuras destacadas de Hollywood como Gwyneth Paltrow, Jessica Chastain, Alicia Vikander, Viola Davis, Ava DuVernay,  Amy Poehler, Olivia Munn, Taylor Swift e Jill Soloway, de acordo com a revista “Variety”.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …