Autoridades alemãs confiscaram 35 toneladas de spinners

O spinner, um brinquedo com três pontas arredondadas que giram, tem sido confiscado em alguns aeroportos da Alemanha. Em maio, agentes do terminal de Frankfurt apreenderam 35 toneladas de spinners importados da China. O argumento é de que o brinquedo pode ser perigoso para as crianças.

“Levamos o material confiscado às autoridades competentes, que ainda vão decidir o que farão com ele. Não sabemos o que vai acontecer com os spinners. Podem ser destruídos, exportados ou ainda submetidos a novas regras, mas isso vai demorar algum tempo e depende dos organismos reguladores”, disse Christine Strass, porta-voz do aeroporto.

Segundo as autoridades aduaneiras alemãs, o spinner, que foi criado com o propósito de ajudar crianças com autismo e deficit de atenção ou hiperatividade, é um brinquedo potencialmente “inseguro”.

A porta-voz do aeroporto explicou em comunicado que o brinquedo pode significar uma ameaça, principalmente para as crianças pequenas. “As luzes LED podem se desprender facilmente, por exemplo, e as crianças podem engoli-las”, explicou Strass.

Além disso, as autoridades alemãs dizem que o brinquedo não tem a marca CE (Conformidade Europeia), que indica que o produto cumpre os requisitos legais necessários para poder ser comercializado de acordo com a legislação europeia para saúde, segurança e proteção do meio ambiente.

“Os spinners também não incluem qualquer referência das empresas ou dos indivíduos responsáveis pela sua fabricação”, afirmou Strass.

Mas esta não é a primeira vez que o brinquedo, que foi inventado há mais de duas décadas, mas que só agora se tornou mais popular, causa polêmica. Muitos professores consideram que o spinner distrai as crianças e causa transtornos – por isso, o brinquedo já é proibido em algumas salas de aula.

Na Alemanha, é comum que as autoridades estipulem alguns pré-requisitos para permitir a entrada de certos produtos no país – especialmente aqueles que vêm de países asiáticos. Em 2016, o país apreendeu mais de 190 mil dispositivos, incluindo câmaras fotográficas, detectores de fumaça, carregadores de celulares e relógios – a maioria vinda de países como a China e Taiwan.

Todos estes brinquedos foram classificados como “perigosos” pelas organizações que os inspecionaram e foram posteriormente retirados do mercado. Mas, por enquanto, ainda não se sabe o que acontecerá aos spinners.

BBC // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Por que iceberg do tamanho do Rio de Janeiro que se desprendeu da Antártida anima cientistas?

Um iceberg gigante de cerca de 1.270 km² (a cidade do Rio de Janeiro tem 1.255 km²) quebrou e se desprendeu da Antártida, gerando euforia na comunidade científica. Na sexta-feira (26/2), instrumentos na superfície da plataforma …

Coronavírus: Por que vacinação sem lockdown pode tornar Brasil 'fábrica' de variantes superpotentes

O cenário atual no Brasil, que combina início da vacinação com transmissão descontrolada da covid-19, pode tornar o país uma "fábrica" de variantes potencialmente capazes de escapar por completo da eficácia das vacinas. Esta é …

Esquema de venda de vacinas falsas da COVID-19 é descoberto pela Interpol

Na última quarta-feira (3), autoridades da África do Sul apreenderam centenas de vacinas falsas da COVID-19, esquema que já havia sido alertado pela Interpol devido às disputas pelo imunizante no mundo inteiro. No país africano, foram …

Egito descobre cemitério de 2 mil anos com 600 cães e gatos

Pesquisadores poloneses encontraram cerca de 600 restos mortais de animais em um cemitério de dois mil anos, no Egito. De acordo com os cientistas, os corpos encontrados na necrópole são de gatos (cerca de 90% deles), …

Nova superterra encontrada pode dar pistas sobre vida fora do Sistema Solar

Um novo exoplaneta detectado orbitando uma estrela relativamente perto do nosso Sistema Solar, pode potencialmente ajudar a resolver enigmas sobre vida alienígena. Um exoplaneta com uma massa 2,8 maior do que a da Terra designado Gliese …

China anuncia meta de crescimento econômico mais modesta na abertura do Congresso Nacional do Povo

A reunião anual do Congresso Nacional do Povo da China foi aberta nesta sexta-feira (5), em Pequim, com o tradicional discurso do primeiro-ministro do país, Li Keqiang. O líder anunciou um objetivo de crescimento …

Análogo de Buraco negro de laboratório se comporta como Stephen Hawking previu

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia Technion-Israel tentaram confirmar duas das previsões mais importantes de Hawking, que a radiação hawking surge do nada e que não muda de intensidade ao longo do tempo, o que significa …

SP concentra 40% dos feminicídios com 200 mortes, diz estudo do Observatório de Segurança

A Rede de Observatórios da Segurança publicou seu relatório de dados sobre a violência contra a mulher do ano de 2020. O boletim, que traz números de cinco estados (SP, RJ, PE, CE e BA), mostrou …

Em pior momento da pandemia, Bolsonaro critica 'mimimi' e diz que brasileiro tem que enfrentar vírus

Um dia após o registro de novo recorde diário de mortes pela covid-19 no país, o presidente Jair Bolsonaro deu uma série de declarações dando a entender que o choro pelas vítimas é "frescura" e …

89% dos norte-americanos veem a China como inimiga ou concorrente

A maioria dos norte-americanos não vê a China como parceira e expressa preocupações crescentes sobre o histórico de direitos humanos e as práticas econômicas de Pequim, revelou uma nova pesquisa do Pew Research Center nesta …