Azeite de oliva extravirgem previne vários tipos de demência

stankuns / Flickr

Segundo um novo estudo da Universidade Temple (EUA), azeite de oliva extravirgem pode combater diversos tipos de demência, incluindo tauopatias, ou o acúmulo gradual de uma proteína chamada tau no cérebro.

Este processo leva a um declínio mental, também chamado de demência frontotemporal, que afeta os lobos frontal e temporal, como a doença de Pick.

Em geral, esse tipo de demência surge entre os 40 e 65 anos e acarreta principalmente em problemas de personalidade, comportamento e linguagem (sintaxe e fluência), enquanto outros tipos de demência, como o Alzheimer (que afeta primordialmente o hipocampo), por exemplo, afetam mais a memória. Eventualmente, no entanto, a demência frontotemporal também leva a perda de memória e dificuldade de aprendizado.

Estudos anteriores da mesma equipe já haviam constatado que o azeite ajuda a parar o avanço do próprio Alzheimer. O azeite é considerado um “superalimento” por suas características saudáveis, incluindo efeitos antioxidantes e antienvelhecimento.

“O azeite de oliva extravirgem faz parte da dieta humana há muito tempo e traz muitos benefícios para a saúde, por razões que ainda não entendemos completamente. A constatação de que pode proteger o cérebro contra diferentes formas de demência nos dá a oportunidade de aprender mais sobre os mecanismos pelos quais atua para apoiar a saúde cerebral”, disse o principal pesquisador do estudo, o Dr. Domenico Praticò, professor nos Departamentos de Farmacologia e Microbiologia da Universidade Temple, e diretor do Centro de Alzheimer da instituição.

Os estudos

O primeiro experimento foi conduzido em ratos modificados geneticamente para possuir uma “versão” do Alzheimer. Os que consumiram azeite desde uma idade jovem mostraram menos perda de memória e dificuldade de aprendizado conforme envelheciam.

Nestes animais, também não foram encontrados sinais de declínio cognitivo como acúmulo de placas amiloides, que atrapalham as vias de comunicação dos neurônios no cérebro. Isso significa que os ratos eram saudáveis.

O mais recente teste envolveu roedores modificados para desenvolver tauopatia. Nesse caso, a proteína tau fica “defeituosa” e se acumula no cérebro, bloqueando a comunicação neural e afetando processos do pensamento e da memória.

Igualmente, os ratos começaram a consumir azeite numa idade jovem, equivalente a 30 a 40 anos da vida humana. Seis meses depois, quando os ratos teriam o equivalente a 60 anos, os pesquisadores descobriram que os do grupo do azeite tinham uma redução de 60% no acúmulo de tau, além de demonstrarem melhor memória e habilidades de aprendizado.

Próximos passos

A hipótese da equipe do Dr. Praticò é de que o consumo de azeite está associado a um nível acima do normal de uma proteína chamada complexina-1, que por sua vez possui um papel crítico em manter sinapses cerebrais saudáveis.

Agora, o próximo passo dos pesquisadores é estudar se o azeite pode reverter sinais de declínio cognitivo se começar a ser consumido apenas quando os sintomas de demência já tiverem aparecido em um paciente.

“Estamos particularmente interessados em saber se o azeite de oliva extravirgem pode reverter os danos da proteína tau e, finalmente, tratar a tauopatia em ratos mais velhos”, concluiu o Dr. Praticò.

Um artigo sobre a pesquisa foi publicado na revista científica Aging Cell.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …