Baleias da Groenlândia têm canções de acasalamento tão complexas quanto o jazz

As baleias da Groenlândia emitem sons tão variados que podem ser comparados a música jazz devido ao som fluido, improvisado e complexo.

Segundo com um novo estudo, publicado nos Proceedings of the Royal Society, as Balaena mysticetus, também conhecidas como baleias da Groenlândia, emitem sons tão variados e cantos tão complexos que podem ser comparados com músicas de jazz.

Esses animais, que vivem próximo do arquipélago norueguês de Svalbard, podem ser uma espécie única entre todas as baleias e mesmo entre os mamíferos.

De acordo com a pesquisa, essas baleias polares emitem sons que podem ser tão variados como os dos pássaros canoros, ou seja, as 4 mil espécies de aves que têm órgãos vocais bastante desenvolvidos (entre elas o sabiá, o rouxinol e a andorinha).

Kate Stafford, pesquisadora na Universidade de Washington, nos EUA, e líder do estudo, explica que, “se o canto da baleia jubarte é como música clássica”, por ter uma ordem bastante clara, o da baleia da Groenlândia “é como jazz”, por ser um tipo de som fluido, improvisado e complexo.

“Ao analisarmos as gravações que fizemos ao longo de diferentes invernos, as canções não se repetem. E a cada estação, há uma série de novas canções”, explica.

Bering Land Bridge National Preserve / Wikimedia

Balaena mysticetus, também conhecida como baleia da Groenlândia

Acasalamento e caça

Durante três anos de observação, o grupo de baleias produziu 184 canções únicas. As vocalizações foram detectadas em qualquer momento do dia e ao longo da maioria do inverno de cada ano, quando se dá a época de acasalamento destes animais.

“O alfabeto das baleias da Groenlândia tem milhares de letras”, disse Stafford à BBC. “Enquanto a canção de uma jubarte pode durar entre 20 a 30 minutos, uma canção de uma baleia da Groenlândia pode ter de 45 segundos a dois minutos, repetindo-a várias vezes”, explica.

Outra diferença é que, enquanto as jubarte cantam canções semelhantes ao longo de uma temporada, as baleias da Groenlândia variam o tipo de canção numa questão de horas ou dias. Esse é um fenômeno incomum, já que a maioria dos mamíferos emite sons de acasalamento específicos e repetitivos, que não variam.

No entanto, os cientistas ainda não conseguiram determinar por que há uma diversidade tão grande de melodias e se, por exemplo, esses animais cantam a mesma coisa durante toda a vida ou se muda de uma estação para outra.

Não foi possível contar o número de animais do grupo através das gravações realizadas mas trabalhos anteriores na mesma região estimam que sejam pelo menos 343 baleias.

“É um mistério que será difícil de solucionar”, afirma Stafford. “Mas ser capaz de ouvir o que ocorre sob o gelo nesse local remoto é incrível”.

Espécie ameaçada

As baleias da Groenlândia podem viver até os 200 anos e têm a habilidade de quebrar uma barreira de até meio metro de gelo. Infelizmente, sua capa de gordura é também a mais grossa entre todas as espécies de baleias, o que fez com que começassem a ser caçadas no início dos anos 1600.

A redução do número dessa espécie e as duras condições do seu habitat natural fizeram com que fossem pouco estudadas. Por outro lado, outros grupos da espécie, como as do Ártico Ocidental, são mais estudadas graças ao conhecimento acumulado pelos povos nativos do Alasca, explica Stafford.

Mas, ainda assim, sabemos “relativamente pouco” sobre a espécie, afirma. No mundo, existem apenas cerca de 10 mil baleias da Groenlândia.

Ciberia // BBC / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …

Este pode ser o 1º planeta descoberto em outra galáxia, a 23 milhões de anos-luz

Astrônomos encontraram um candidato a planeta localizado em outra galáxia, bem longe da Via Láctea, em uma região de intensa atividade caótica. Este mundo distante parece ser um pouco menor do que Saturno e orbita um …

EUA: Trump causa alvoroço ao recusar transição pacífica caso perca as eleições

Donald Trump tensionou a classe política nos Estados Unidos ao se recusar a garantir uma passagem pacífica do poder se perder a eleição presidencial dos Estados Unidos para Joe Biden, em 3 de novembro. Bastou uma …

Escolas de samba adiam desfile de Carnaval no Rio de Janeiro

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) decidiu adiar os desfiles das escolas de samba do grupo especial, que aconteceriam em fevereiro, devido à pandemia de covid-19. A decisão foi tomada, …

Governo brasileiro publica portaria sobre aborto retirando obrigatoriedade de informar polícia

Nova portaria publicada nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial retira a obrigatoriedade de que a polícia seja avisada sobre a realização de abortos previstos em lei. O texto é assinado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. …

Asteroide passa ‘raspando’ pela Terra e chega mais perto de nós do que satélites de TV

Por pouco não tivemos a ‘visita‘ de um asteroide na manhã desta quinta-feira (24). O evento era, basicamente, a cereja do bolo do que está sendo o anos de 2020. Quase! O objeto, chamado de ‘2020 …

Sarcófago de 'supervisor dos tronos' é desenterrado no Egito

Um sarcófago de pedra calcária e várias estatuetas funerárias ushebti foram descobertas na cidade egípcia de Minya, por uma missão arqueológica do país, liderada por Mostafa al-Waziry, o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do …

Trump não se compromete com transferência pacífica de poder

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recusou-se a se comprometer com uma transferência pacífica de poder caso seja derrotado na eleição presidencial de 3 de novembro. "Vamos ver o que vai acontecer", disse Trump, ao …

TikTok impõe restrições em anúncios de emagrecimento para combater gordofobia

O TikTok anunciou nesta quarta-feira (23) uma série de novas regras que restringem a veiculação de anúncios de aplicativos e suprimentos de emagrecimento dentro da plataforma. Segundo o comunicado oficial da rede social, o objetivo das …

Volkswagen vai indenizar ex-trabalhadores que denunciaram ditadura militar no Brasil

A subsidiária da montadora alemã Volkswagen anunciou que vai indenizar ex-trabalhadores por violações de direitos humanos no Brasil. Como reconhecido pela própria empresa, seus serviços de segurança interna colaboraram com a ditadura militar brasileira …