Brasil será um dos países mais afetados por mortes em ondas de calor

ABr

Um estudo revelou que o Brasil, junto de Colômbia e Filipinas, serão os países mais afetados pelas mudanças climáticas, que poderão aumentar o número de mortes causadas por ondas de calor entre os anos de 2031 e 2080.

As projeções, publicadas na revista PLOS Medicine em julho, consideram ondas de calor com ocorrências baixas, médias e altas.

Neste caso, o Brasil terá um aumento de até 25% nas mortes por causa desses eventos climáticos, pois o país se enquadra nas ocorrências baixas. Se um país for afetado por uma ocorrência alta, as mortes podem aumentar em até 75%.

De acordo com o estudo, de todas as regiões analisadas (Américas do Norte, Central e do Sul, Europa setentrional, central e meridional, Leste da Ásia, Sudeste Asiático e Oceania), as áreas próximas ao Equador são as que têm mais riscos. A Europa e os Estados Unidos serão as regiões menos afetadas.

De acordo com o Jornal da USP, para as pesquisas, foram considerados dados sobre a mortalidade e séries históricas de temperaturas registradas em 412 cidades de 20 países.

As projeções de aumento de mortalidade foram calculadas usando dados disponibilizados de modelos climáticos globais, os mesmos que o Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC, na sigla em inglês) usa para produzir seus relatórios.

As ondas de calor não são definidas por um conceito universal na comunidade científica, mas expressa-se como um fenômeno em que há mais calor do que o comum ao longo de vários dias, o que pode causar problemas de saúde na população.

Isso apenas corrobora com uma pesquisa realizada pelo Centro Nacional de Pesquisas Científicas da França, em que os cientistas disseram há algum tempo que, entre 2018 e 2022, há 58% de chance de que a temperatura da Terra seja anormalmente quente, além de haver 69% de chances de que os oceanos também aqueçam absurdamente.

Ciberia // CanalTech

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Alemanha vai proibir carros a diesel nas autoestradas

Depois de as maiores cidades alemãs terem banido os motores diesel dos seus centros, a proibição estende-se agora às autoestradas. As cidades de Gelsenkirchen e Essen foram autorizadas por um tribunal alemão a proibir os modelos …

Companhia aérea pede a passageiros que paguem conserto de avião para decolar

A companhia aérea polaca LOT pediu aos passageiros, que esperavam no aeroporto de Pequim para embarcar em um voo para Varsóvia, que pagassem trabalhos de reparo no avião, informo o jornal Caixin. Segundo o portal de …

Dilma promete “aliança até com o diabo” para combater Bolsonaro

A ex-presidente Dilma Rousseff prometeu, em Buenos Aires, uma “aliança até com o diabo” para combater o governo de Jair Bolsonaro, que considera ser um “neofascista”. No Fórum do Pensamento Crítico, em Buenos Aires, Dilma Rousseff …

Descoberta uma nova estrela cercada por “megaestrutura alienígena”

Um grupo internacional de cientistas descobriu uma nova estrela cuja luminosidade varia de forma misteriosa. Uma das teorias é que possa estar rodeada de uma possível megaestrutura extraterrestre que ofusca a luz de tempos e …

Pela primeira vez, NASA detecta explosão magnética no lado escuro da Terra

A Missão Multiescala Magnetosférica (MMS), projeto espacial composto por quatro satélites lançados pela NASA em 2015, detectou uma explosão magnética no lado noturno da Terra nunca vista antes. De acordo com o artigo publicado este mês …

Ferimentos diurnos cicatrizam mais rápido que os noturnos

Segundo uma pesquisa recente, ferimentos causados durante o dia cicatrizam mais rápido do que aqueles que foram causados durante a noite. Essa conclusão é explicada pela influência do nosso relógio biológico sobre as células humanas. Tendemos …

Promoção Black Friday Goodoffer24: Windows 10 Pro por R$ 51,20; Office 2016 Pro por R$ 115,95. Tudo com 20% de desconto!

A Black Friday está chegando e se você está à procura de novos softwares, veja algumas ótimas ofertas que a Goodoffer24.com preparou para você! A GoodOffer24.com já está vendendo com preços de Black Friday. E se …

Brasileira cria esmalte em dose única para variar cores sem desperdício

Uma empreendedora mineira de Juiz de Fora criou o esmalte em dose única, o sonho de mulheres que gostam de variar as cores, com higiene, sem desperdício e sem acumular vários vidrinhos em casa. Gláucia Mangia, …

Escritora de romance erótico gay é condenada a mais de 10 anos de prisão na China

Uma escritora chinesa foi condenada a dez anos e meio de cadeia pela publicação de um romance erótico com protagonistas homossexuais. A sentença chocou e indignou país. A escritora de apelido Liu, mas mais conhecida como …

Juiz proíbe Trump de recusar asilo a imigrantes

Um juiz federal proibiu temporariamente a Administração Trump de recusar asilo a imigrantes que cruzem ilegalmente a fronteira no sul dos Estados Unidos. Um juiz federal proibiu temporariamente a Administração norte-americana liderada por Donald Trump de …