Calmante para cavalos pode ser a solução para depressões graves e resistentes

A cetamina, vulgarmente designada por “calmante para cavalos”, pode vir a ser a solução para doentes com risco de pensamentos suicidas.

O uso da cetamina tem vindo a ser explorado por cientistas que se dedicam à essa pesquisa farmacológica há mais de uma década. Em doses baixas e por via intravenosa, o fármaco tem sido usado para obter um efeito antidepressivo rápido.

Ao contrário de outros fármacos convencionais, a cetamina torna possível que, em apenas duas horas, obter melhoras em pacientes com diagnóstico de depressão grave e resistente aos medicamentos.

Segundo a revista portuguesa Visão, no ano passado, o laboratório Janssen, na Califórnia, testou a segurança e a eficácia da S-cetamina, uma das componentes da cetamina, tendo obtido resultados superiores aos do placebo no grupo de doentes depressivos com pensamentos suicidas a quem tinha sido administrada a dosagem.

Entretanto, também foi divulgada a formulação intranasal na fase II do ensaio clínico, tendo sido registrada uma redução significativa dos sintomas dos participantes que tomaram o químico, comparativamente aos que tinham sido submetidos ao placebo. Além disso, as melhorias se mantiveram durante os dois meses seguintes.

Agora, os resultados do estudo, publicado no American Journal of Psychology, parecem promissores, embora seja necessário passar pela terceira fase de ensaios clínicos até que seja aprovado. Ainda assim, a US Food and Drug Administration (FDA) admite que essa pode ser uma terapia inovadora para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Ainda assim, os efeitos adversos da cetamina não devem ser ignorados. Três dos pacientes tratados tiveram de abandonar o ensaio clínico, com náuseas, dores de cabeça, aumento da pressão arterial e do ritmo cardíaco após a inalação do spray.

Comercializada pelo nome de Ketalar, a cetamina induz um estado de transe, alívio da dor e perda de memória, com efeito analgésico de duração média de 25 minutos.

De acordo com a Visão, a cetamina chegou a ser usada pela tropas norte-americanas na guerra do Vietnã para alívio da dor dos soldados feridos e é também conhecida pelo seu uso veterinário, vulgarmente designada por “calmante para cavalos“.

No entanto, nos anos 1980 e 1990, a cetamina começou a ser utilizada na cena noturna, com fins recreativos por proporcionar estados alterados de consciência. O uso da chamada “droga do estupro” provocou a ocorrência de surtos psicóticos e mortes prematuras, fazendo com que fosse declarada ilegal pelas autoridades de saúde norte-americanas.

Depois de interditada pela Drug Enforcement Administration (DEA), a cetamina voltou agora a chamar a atenção, dessa vez pelos seus resultados promissores no que diz respeito ao tratamento da depressão.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …