Charlie Hebdo republica caricaturas de Maomé na véspera da abertura do processo dos atentados

Na véspera da abertura do processo histórico dos atentados do Charlie Hebdo de 2015, o jornal satírico francês republicou, nesta terça-feira (1º), as caricaturas do profeta Maomé, que transformaram o semanário em alvo de jihadistas.

“Nunca descansaremos. Nunca renunciaremos”, justifica Riss, diretor do jornal, no número especial, que estará nas bancas esta quarta-feira (2), dia da abertura do processo do atentado, e já pode ser lido on line nesta terça-feira.

“O ódio que nos atingiu continua presente, desde 2015, ele teve tempo de se transformar, de mudar de aspecto para passar despercebido e continuar, sem ruído, sua cruzada impiedosa”, afirma Riss.

Os doze desenhos publicados inicialmente pelo jornal dinamarquês Jyllands-Posten em 2005, depois por Charlie Hebdo em 2006, mostram o profeta com uma bomba no turbante. Em outro desenho, Maomé aparece armado com uma faca acompanhado de duas mulheres cobertas com véus.

Além das caricaturas dinamarquesas, o número especial que tem como título “Tudo isso para isso” (“Tout ça pour ça” em francês), traz também uma caricatura do profeta de autoria de Cabu, caricaturista assassinado no atentado de 7 de janeiro de 2015. No ataque, os irmãos Chérif e Saïd Kouachi mataram 12 pessoas, entre elas, oito membros da redação do jornal.

“Desde janeiro de 2015 que nos pediam para produzir outras caricaturas de Maomé. Nós sempre recusamos, não porque seja proibido, a lei nos autoriza, mas porque era necessária uma boa razão para fazê-lo, uma razão que tivesse um sentido e que acrescentasse alguma coisa ao debate”, explica o editorial do jornal que será publicado na quarta-feira. “Reproduzir as caricaturas na semana de abertura do processo dos atentados de janeiro de 2015 nos pareceu indispensável”, afirma o editorial.

A última caricatura de Maomé publicada pelo jornal, foi a da capa do número posterior ao ataque terrorista. Ela mostrava o profeta com um cartaz “Eu sou Charlie” (“Je suis Charlie”) e o título dizia “Tudo está perdoado” (“Tout est pardonné”).

“É audacioso”, disse nesta terça-feira em entrevista à rádio francesa Franceinfo, Maryse Wolinski, viúva do desenhista Georges Wolinski, assassinado no atentado.

Ela espera que durante o processo, “fale-se do direito à blasfêmia e da liberdade de expressão.” Maryse Wolinski também reconheceu que talvez eles estejam se arriscando com a republicação das imagens.

Blasfêmia

A publicação das caricaturas na Dinamarca, em 2005, provocou manifestações violentas em vários países muçulmanos. Sua republicação pelo semanário francês, no ano seguinte, gerou diversas críticas e o transformou mais tarde em alvo do jihadismo.

A representação de profetas é proibida pelo islã sunita, e ridicularizar ou insultar Maomé é tradicionalmente visto como passível de pena de morte.

O presidente do Conselho Francês de Culto Muçulmano (CFCM) pediu nesta terça-feira para que os fiéis ignorem as caricaturas. “A liberdade de fazer caricaturas é garantida para todos, a liberdade de gostar ou não gostar também. Nada justifica a violência”, declarou Mohammed Moussaoui.

Ele pediu para que as pessoas se concentrem no “processo que começa” na quarta-feira e que “deve nos fazer lembrar das vítimas do terrorismo”. “Esse terrorismo que atingiu o nome de nossa religião é nosso inimigo”, insistiu o presidente do CFCM, principal entidade de diálogo com o poder público na França sobre o culto muçulmano.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …