Chuvas já mataram 12 pessoas em dez dias no sul da França

skohlmann / Flickr

As fortes chuvas que atingiram no domingo (1) a Riviera Francesa (sul) deixaram seis mortos e sérios danos materiais.

Temporais de intensidade semelhante ocorridos na semana passada já tinham matado seis pessoas e deixado um desaparecido. As principais áreas atingidas são os departamentos do Var, Alpes Marítimos e Bouches-du-Rhône.

As vítimas deste segundo episódio chuvoso, acompanhado de ventos fortes e inundações, são uma mulher, dois homens e três integrantes de uma equipe de resgate que estavam em um helicóptero da Segurança Civil. O aparelho, que dava assistência às vítimas, caiu nas proximidades de Marselha durante uma operação de salvamento. Além do céu encoberto por nuvens de baixa altitude, havia neblina e o helicóptero se chocou contra uma colina.

Os dois homens que morreram na Riviera Francesa foram arrastados pelas águas quando tentavam proteger os animais de suas propriedades rurais. A mulher era uma motorista que teve seu carro coberto pelo transbordamento do rio Largue. Ela foi arrastada pela correnteza e seu corpo foi encontrado a três quilômetros do veículo.

A previsão de novas tempestades no sul do país levou as autoridades a supender eventos culturais e esportivos que estavam programados no fim de semana, como o jogo entre o Mônaco e o PSG pelo Campeonato Francês. Após os danos e mortes registrados na semana anterior, as autoridades tinham mobilizado no domingo 1.380 bombeiros. Eles trabalharam com o apoio de seis helicópteros da Segurança Civil, informou o ministro do Interior, Christophe Castaner.

Na manhã desta segunda-feira (2), as águas começam a baixar e o alerta máximo contra chuvas e inundações foi suspenso. Porém, creches e escolas permaneceram fechadas em vários municípios. Já o tráfego ferroviário e algumas rodovias que foram interditados no domingo foram completamente restabelecidos no período da manhã.

“O alerta vermelho foi suspenso, mas deixa para trás terras devastadas pelas enchentes. Meus pensamentos vão para todos aqueles que sofreram nas últimas semanas com o mau tempo no sul, especialmente para as famílias e parentes de nossos concidadãos que perderam a vida”, reagiu no Twitter o chefe de Estado, Emmanuel Macron.

O governo francês declarou estado de catástrofe natural em 150 cidades da região sul para facilitar o acesso às indenizações das empresas de seguro.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Twitter entra na briga pela compra do TikTok e pode fundir redes sociais

O banimento do TikTok nos Estados Unidos virou uma verdadeira novela mexicana. O aplicativo chinês, que tem até 45 dias para encontrar uma companhia americana para assumir suas operações no país e não ser bloqueado …

Motoboy é vítima de racismo de homem branco: "Você tem inveja disso aqui [minha cor]"

A manhã de sexta-feira (7) começou com mais um caso de racismo no Brasil. Um vídeo que viralizou no Twitter registra um homem branco fazendo injúrias raciais contra um entregador de delivery. As fortes imagens são …

‘Grande ameaça à saúde pública’: cientistas descobrem mutação resistente a remédio contra a malária

Pesquisadores em Ruanda identificaram uma cepa do parasita causador da malária que é resistente a medicamentos. O estudo, publicado na revista Nature, revelou que os parasitas eram capazes de resistir ao tratamento com a artemisinina, um …

Brasil, um ano no foco da crítica ambiental mundial

Em agosto de 2019, país virou pária ambiental devido a incêndios e aumento do desmatamento. Bolsonaro reagiu com agressividade e insultos. Agora, aumenta a pressão de investidores estrangeiros por uma mudança de rumo. Foi uma catástrofe …

Com medo da Covid-19, Venezuela discrimina venezuelanos que voltam ao país

Várias medidas vêm sendo aplicadas na Venezuela para conter a Covid-19. Um estádio foi transformado em hospital de campanha, blocos de concreto foram colocados nas vias, festas estão proibidas e há um canal de …

Centro Gamalei, desenvolvedor de vacina russa, explica como funciona e se há riscos para o paciente

O diretor do Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamalei falou sobre os testes da vacina, que será registrada oficialmente na quarta-feira (12). As partículas do coronavírus na vacina da COVID-19 não podem prejudicar …

Mistura inusitada de amônia e água cria raios superficiais e granizos em Júpiter

Júpiter, o maior gigante gasoso do Sistema Solar, é um lugar coberto por tempestades estranhas. O que os cientistas ainda não sabiam é que no meio dessas tormentas, existem raios de natureza bem diferente dos …

Emocionante avanço da teoria para a realidade: bizarro efeito quântico é observado

No núcleo toda estrela anã branca — o denso resto de uma estrela que queimou todo seu combustível — existe um fenômeno quântico enigmático: enquanto ganha massa ela reduz de tamanho chegando a um ponto …

Estudo prevê 300 mil mortes por covid até fim do ano nos EUA

Pesquisadores da Universidade de Washington pintam cenário sombrio caso restrições não sejam respeitadas. Enquanto primeiros epicentros registram queda, outros estados americanos divulgam taxas de infecções recordes. A epidemia de covid-19 deve matar aproximadamente 300 mil americanos …

Coronavírus: Exportações devem cair mais de 20% na América Latina, diz ONU

As exportações da América Latina e do Caribe podem cair mais de 20% em 2020 devido às consequências da pandemia do coronavírus, que também terá um impacto negativo nas importações, disse uma agência da …