Chuvas já mataram 12 pessoas em dez dias no sul da França

skohlmann / Flickr

As fortes chuvas que atingiram no domingo (1) a Riviera Francesa (sul) deixaram seis mortos e sérios danos materiais.

Temporais de intensidade semelhante ocorridos na semana passada já tinham matado seis pessoas e deixado um desaparecido. As principais áreas atingidas são os departamentos do Var, Alpes Marítimos e Bouches-du-Rhône.

As vítimas deste segundo episódio chuvoso, acompanhado de ventos fortes e inundações, são uma mulher, dois homens e três integrantes de uma equipe de resgate que estavam em um helicóptero da Segurança Civil. O aparelho, que dava assistência às vítimas, caiu nas proximidades de Marselha durante uma operação de salvamento. Além do céu encoberto por nuvens de baixa altitude, havia neblina e o helicóptero se chocou contra uma colina.

Os dois homens que morreram na Riviera Francesa foram arrastados pelas águas quando tentavam proteger os animais de suas propriedades rurais. A mulher era uma motorista que teve seu carro coberto pelo transbordamento do rio Largue. Ela foi arrastada pela correnteza e seu corpo foi encontrado a três quilômetros do veículo.

A previsão de novas tempestades no sul do país levou as autoridades a supender eventos culturais e esportivos que estavam programados no fim de semana, como o jogo entre o Mônaco e o PSG pelo Campeonato Francês. Após os danos e mortes registrados na semana anterior, as autoridades tinham mobilizado no domingo 1.380 bombeiros. Eles trabalharam com o apoio de seis helicópteros da Segurança Civil, informou o ministro do Interior, Christophe Castaner.

Na manhã desta segunda-feira (2), as águas começam a baixar e o alerta máximo contra chuvas e inundações foi suspenso. Porém, creches e escolas permaneceram fechadas em vários municípios. Já o tráfego ferroviário e algumas rodovias que foram interditados no domingo foram completamente restabelecidos no período da manhã.

“O alerta vermelho foi suspenso, mas deixa para trás terras devastadas pelas enchentes. Meus pensamentos vão para todos aqueles que sofreram nas últimas semanas com o mau tempo no sul, especialmente para as famílias e parentes de nossos concidadãos que perderam a vida”, reagiu no Twitter o chefe de Estado, Emmanuel Macron.

O governo francês declarou estado de catástrofe natural em 150 cidades da região sul para facilitar o acesso às indenizações das empresas de seguro.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …