Desde a escola que a química não costuma ser o assunto mais divertido e envolvente – não é por acaso que a matéria deu título a uma música do Legião Urbana sobre a sensação de aprisionamento que a escola e os estudos podem provocar.
E que tal o estudo do “Desenvolvimento de Biossensores para as Ciências Forenses”? Também não parece um tema capaz de ascender uma festa, certo? Errado.
Esse é o tema da pesquisa da cientista brasileira Natalia Oliveira, que criou um incrível videoclipe para explicar seu trabalho – e o resultado é sensacional.
Natalia, de 28 anos, é doutora pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e o clipe foi desenvolvido (com produção impecável, coreografia e figurinos dignos dos vídeos profissionais) para o concurso “Dance Your Ph.D” (algo como “Dance seu doutorado”).
O concurso, criado pela renomada revista Science, elege os melhores cientistas capazes de explicar suas pesquisas através de um videoclipe. Natalia é a única brasileira selecionada entre 53 cientistas nas áreas de Biologia, Física, Química – na qual a brasileira concorre – e Ciências Sociais.
Formada em Biologia, Natalia pesquisa um biossensor capaz de identificar, na cena de um crime, os fluidos corporais humanos, oferecendo informações mais precisas aos técnicos.
A tecnologia pesquisada por Natalia é semelhante a um aparelho de medição de glicose, e consegue realizar a detecção desses fluidos mesmo que as amostras sejam lavadas com produtos de limpeza. Seu doutorado foi concluído sobre o tema este ano.
Ciência, pelo visto, pode ser divertida e, quem diria, dançante.
Ciberia // Hypeness