Cientista diz ter inventado uma turbina que transforma eletricidade diretamente em propulsão

Um grupo de cientistas do Instituto de Ciências e Tecnologia da Universidade de Wuhan, na China, desenvolveu um protótipo de motor a jato sem uso de combustíveis fósseis.

Ele comprime o ar e ioniza com micro-ondas, assim gera plasma que impulsiona o motor. Os problemas causados pelo uso de combustíveis fósseis motivou o trabalho. A descrição do motor foi publicada na revista AIP Advances.

O professor da Universidade de Wuhan, Jau Tang, falou que com o modelo desenvolvido por eles não há emissão de poluentes que provocam efeito estufa e aquecimento global. O método usado é diferente de outras tentativas de criar propulsores a jato de plasma.

Há sonda da Nasa que usa plasma de xenônio. Mas essa alternativa, de acordo com os pesquisadores, não consegue superar o atrito na atmosfera e, portanto, não é suficientemente poderosa para transporte aéreo.

Já o propulsor desenvolvido na Universidade de Wuhan gera alta temperatura e pressão para propulsão a jato usando ar e eletricidade. Tang sugere que o dispositivo possa, no futuro, ser produzido em tamanho suficiente para ser usado em aviões comerciais. O protótipo conseguiu elevar uma bola de aço de 1 kg sobre um tubo de quartzo de 24 milímetros de diâmetro. Em escala, esse é o mesmo impulso de um motor a jato convencional.

Para um jato em escala real é preciso construir uma variedade desses propulsores. Os envolvidos na pesquisa trabalham para melhorar a eficiência do dispositivo para atingir esse objetivo. Os autores acreditam que o motor seja uma alternativa potencialmente viável, com base nos resultados.

O site Futurism levanta a questão de que se o dispositivo de Tang fosse produzido em escala suficiente, seria necessária uma quantidade substancial de energia. Isso poderia acabar com a possibilidade de aplicação aeroespacial, porque combustíveis fósseis armazenam muito mais energia por peso do que baterias.

Engenheiros pensam em naves movidas a jato de plasma há algum tempo, mas as tentativas até agora encontraram limitações tecnológicas. Os trabalhos já desenvolvidos não puderam ser aplicados fora do laboratório.

Tirar o dispositivo do laboratório e torná-lo aplicável requer muito dinheiro e tempo. Por isso a intenção de Tang é demonstrar o mérito do dispositivo na expectativa de que alguma organização bem financiada seja inspirada e de segmento à ideia.

Além da questão da fonte de energia para o motor, tem a questão de levá-la pela aeronave até o dispositivo. Com a tecnologia disponível hoje, a forma de gerar energia suficiente com pouco peso seria algo como o reator de fissão nuclear compacto, mas ele representa implicações ambientais e de segurança.

Embora outros cientistas identifiquem que faltam dados na pesquisa e questões envolvendo tecnologia possam barrar a passagem do protótipo do laboratório para aplicações em larga escala, eles consideram o trabalho interessante e esperam que funcione.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …