Cientistas descobrem causa das ondas assassinas

Uma equipe internacional de cientistas encontrou junto à costa africana turbulências em águas profundas que se parecem com os ciclones na atmosfera.

Segundo foi informado, os cientistas estudaram a natureza das chamadas ondas assassinas, ondas oceânicas que surgem periodicamente atingindo, e mesmo superando, a altura de 20 metros. As ondas deste tamanho podem afundar até um superpetroleiro.

A descoberta foi apresentada num artigo publicado na revista científica Geophysical Research Letters.

Para realizar sua pesquisa subaquática, os cientistas usaram aparelhos não tripulados Seagliders, que foram submergidos a profundidades de 100 a 1.000 metros na região da corrente das Agulhas, perto da costa africana. Essa corrente é considerada uma das mais quentes e mais rápidas do mundo.

O computador estava analisando os dados recolhidos por sensores dos aparelhos usados, quando um deles de repente mudou da direção e começou se movendo contra o sentido da corrente com velocidade de cerca de 5 km por hora.

Como resultado, os cientistas descobriram que por baixo da superfície da água no oceano têm lugar fenômenos parecidos com ciclones atmosféricos – tendo até sido descobertas fortes turbulências das correntes submarinas. Uma delas tinha forma de espiral e atingiu um diâmetro de 15 km.

US Navy NLOM / Wikimedia

Corrente das Agulhas

Corrente das Agulhas

Com base nos resultados da pesquisa, os cientistas opinam que o movimento conjunto dos “ciclones” submarinos cria uma contracorrente.

Segundo os cientistas, a interação destas correntes pode provocar ondas gigantes.

Entretanto, ao estudar a causa destas correntes gigantes, os cientistas descobriram que certas espécies de peixes aproveitam as contracorrentes nas suas migrações para desova – numa inesperada prova de “surf submarino” para constituir família.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Greta Thunberg é eleita Pessoa do Ano pela "Time"

Revista dedica capa à jovem adolescente sueca por liderar a maior manifestação pelo clima na história da humanidade e diz que mudanças significativas raramente ocorrem sem a força mobilizadora de indivíduos influentes. A ativista sueca Greta …

Companhia aérea adota copos comestíveis para substituir descartáveis

A redução do uso de plástico como medida de combate à poluição é necessidade urgente e, ainda que cada um de nós seja parte desse destrutivo consumo, é sabido que a diferença se dá de …

Senado votará pacote anticrime nesta quarta-feira, diz Alcolumbre

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse que vai pautar para esta quarta-feira (11) a votação do pacote anticrime. O projeto foi aprovado na semana passada pela Câmara dos Deputados e passou nesta terça-feira (10) …

Vacina contra gastroenterite pode ser eficaz contra câncer, mostra pesquisa

O estudo, realizado por um grupo de cientistas franceses do Centro de Pesquisa em Cancerologia de Lyon, mostrou que a vacina usada para prevenir a gastroenterite em crianças pode provocar a morte de células cancerígenas …

Famosa na internet, a falecida gata Lil Bub terá suas cinzas enviadas ao espaço

Visitar pessoalmente o espaço sideral é uma oportunidade que pouquíssimas pessoas têm em vida, mas enviar suas cinzas ao espaço pode se tornar uma nova forma de passar a eternidade entre as estrelas. E, assim …

Câmara dos EUA formaliza acusações contra Trump

Democratas dizem ter provas suficientes para acusar o presidente americano de abuso de poder e obstrução do Congresso. Votação sobre o impeachment no plenário da Câmara deve ocorrer na próxima semana. Congressistas democratas na Câmara dos …

Cientistas criam pele artificial que é flexível se cura como a de verdade

Cientistas da Universidade Nacional da Austrália criaram um hidrogel que funciona como a pele de verdade, com a mesma força e durabilidade. “Com a química especial que desenvolvemos no hidrogel, ele pode se reparar após ser …

Putin e Zelenski anunciam cessar-fogo na Ucrânia

Em cúpula em Paris, presidentes concordam em retomar processo de paz e prometem troca de todos os prisioneiros até o fim deste ano. Apesar de avanços, divergências sobre eleições em regiões separatistas permanecem. Os presidentes ucraniano, …

Aung San Suu Kyi vai defender Mianmar na ONU de acusações de genocídio

A prêmio Nobel da Paz defenderá seu país das acusações de genocídio da minoria muçulmana rohingya no tribunal internacional da ONU, em Haia. A Corte Penal Internacional (CPI) autorizou em novembro que Mianmar, antiga Birmânia, seja …

Em meio a "emergência climática", UE aposta em Acordo Verde

Com a UE prestes a fracassar em suas metas de redução de CO2 até 2030, todos os olhos se voltam para os planos de longo prazo da Comissão Europeia para combater a mudança climática. A nova …