Cingapura é primeiro país a aprovar venda de carne de laboratório

(dr) Maastricht University

Empresa californiana obteve autorização da cidade-Estado para usar sua carne de frango produzida a partir de cultura celular em chicken nuggets e garante que preço será competitivo.

Cingapura é o primeiro país do mundo a aprovar a venda de carne produzida em laboratório, ou seja, sem o abate de animais.

A empresa americana Eat Just, de São Francisco, comunicou nesta quarta-feira que, após receber autorização, sua carne de frango produzida a partir de cultura celular poderá ser usada como ingrediente em chicken nuggets (aperitivos de frango empanados).

As células para o produto da Eat Just são cultivadas num biorreator e depois combinadas com ingredientes à base de plantas. Segundo a empresa, as células usadas para iniciar o processo provêm de um banco de células e não exigiram abate, tendo sido retiradas de biópsias de animais vivos. Os nutrientes fornecidos para as células cultivadas são todos provenientes de plantas.

Os chicken nuggets da Eat Just serão inicialmente vendidos num restaurante refinado da cidade-Estado, afirmou a empresa, que acrescentou que outros produtos estão sendo desenvolvidos, como peito de frango.

A Eat Just afirmou que se trata de uma revolução para a indústria mundial de alimentos e manifestou confiança de que outros países seguirão o exemplo.

O consumo de carne é cada vez mais alvo de críticas em países desenvolvidos por causa das altas taxas de emissões de gases do efeito estufa, seja metano produzido pelos animais, seja na destruição de florestas, associadas à pecuária.

Assim, a demanda por alternativas à carne está crescendo nos países desenvolvidos.

Em todo o mundo, porém, estima-se que o consumo de carne vá aumentar 70% até 2050, afirmou a Eat Just.

A empresa californiana também afastou temores de que a carne produzida em laboratório seja muito cara e afirmou que o preço final dos chicken nuggets com carne de laboratório será equivalente ao dos feitos com carne de frango “premium” e que a tendência para os próximos anos é de que ele fiquei abaixo do preço da carne convencional.

Ciberia // Deutsche Welle

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Xi deixa alerta para Biden: protecionismo norte-americano pode gerar 'nova Guerra Fria'

O líder chinês deixou um aviso para o presidente norte-americano, Joe Biden: os EUA arriscam entrar em uma nova Guerra Fria se continuarem com as políticas protecionistas do ex-presidente Donald Trump. Em um discurso virtual na …

Polícia prende ladrões que abriam túmulos e roubavam crânios para rituais nos EUA

A polícia do condado de Lake, no estado da Flórida, nos EUA, prendeu dois homens acusado de violarem sepulturas e roubarem crânios e ossos no cemitério Edgewood, na região. A investigação utilizou DNA encontrado em charuto, …

Instituto Pasteur abandona projeto de vacina contra Covid-19

O Instituto Pasteur da França anunciou nesta segunda-feira o abandono do seu principal projeto de vacina contra a Covid-19, após os resultados decepcionantes dos primeiros testes clínicos. "As respostas imunológicas induzidas foram inferiores às observadas …

Biden reimpõe restrições para passageiros procedentes do Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, restabeleceu nesta segunda-feira (25/01) a proibição da entrada no país de pessoas procedentes da União Europeia, Reino Unido e Brasil para conter a pandemia de covid-19. A nova …

Quem é 'el Chapo asiático' que foi preso acusado de controlar mercado de drogas de R$ 380 bilhões

A polícia holandesa prendeu o suposto chefe de uma das maiores quadrilhas de tráfico de drogas do mundo: Tse Chi Lop, apelidado de "El Chapo" da Ásia. O cidadão canadense nascido na China é apontado como …

Homem recebe primeiro transplante duplo de braço e ombro

A ciência cada vez mais evoluída. Um homem da Islândia foi o primeiro do mundo a receber um transplante duplo de braço e ombro. A cirurgia foi um sucesso e o paciente, o islandês Felix Gretarsson, …

Bolsonaro pode enfrentar um tribunal internacional por crimes contra a humanidade

Jair Bolsonaro pode enfrentar acusações no Tribunal Penal Internacional (TPI) depois de ser acusado de crimes contra a humanidade. Líderes indígenas no Brasil e grupos de direitos humanos estão pedindo ao tribunal que investigue o presidente …

Presidente mexicano López Obrador é diagnosticado com Covid-19

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, 67 anos, entrou para a lista dos líderes mundiais que foram infectados pela Covid-19. Ele informou nesse domingo (24) que testou positivo para o novo coronavírus, …

Desenterram em Jerusalém granada de mão britânica da 1ª Guerra Mundial

Em pleno centro da cidade de Jerusalém, foi desenterrada uma granada de mão britânica da Primeira Guerra Mundial. O artefato perigoso foi descoberto em uma antiga cisterna por Oscar Becherno, responsável pela escavação arqueológica em nome …

Portugueses reelegem presidente Rebelo de Sousa

Urnas em Portugal confirmam previsão de vitória do chefe de Estado de centro-direita, que ganha novo mandato de cinco anos. Combate à pandemia é prioridade. Como esperado, os portugueses reelegeram neste domingo (24/01) o presidente Marcelo Rebelo …