Com 1000 anos, maior cidade pré-colombiana da região dos EUA fica sob a cidade St Louis

Joe Freeman / Wikimedia

Ruínas da cidade de Megido, em Israel

Por mais que tenhamos sido ensinados que a história do continente americano começa pela chegada por aqui dos navegadores europeus – e o próprio nome de tal território sublinha essa recorrente doutrinação – o fato é que, muito antes de ingleses, portugueses, holandeses ou espanhóis desembarcarem por aqui para “descobrirem” o tal “novo mundo”, civilizações inteiras, com suas cidades complexas e grandiosas, já habitavam em esplendor os territórios que hoje reconhecemos como a América do Norte, Central e Do Sul.

Cerca de 5 séculos antes da chegada dos europeus na região, há 1000 anos onde hoje fica a cidade de St. Louis, no estado do Missouri e próximo ao estado de Illinois, no Centro-oeste dos EUA, imensas pirâmides marcavam a cidade de Cahokia, uma verdadeira metrópole maior à época que Londres ou Paris.

Estima-se que a fundação da cidade tenha acontecido por volta do ano 900, e encontrado seu auge em torno do ano de 1050, com uma população de cerca de 30 mil habitantes – Cahokia tornou-se a maior cidade pré-colombiana na região que hoje compreende os EUA.

Curiosamente, seu nome nada tem a ver com a cidade de fato ou com o povo que lá vivia: Cahokia era o nome da tribo que habitava a região quando da chegada por lá dos europeus, que assim decidiram batizar os resquícios que encontraram da antiga civilização que havia desaparecido em verdade há séculos. O povo que vivia na cidade é conhecido simplesmente como “Mississippianos”, pela proximidade com o Rio Mississippi.

Até a década de 1970, as grandiosas passarelas, montes, pirâmides e outros rastros arqueológicos da cidade permaneciam escondidos ou encobertos pelas construções modernas do subúrbio de St. Louis ou de Collinsville, já no estado de Illinois, e era comum que os fazendeiros da região tropeçassem nos vestígios de outra civilização.

Sabe-se que era uma cidade imensa, com construções que superavam 30 metros de altura em andares diversos – como o Monk’s Mound, pirâmide localizada numa espécie de praça central da cidade.

E era também uma cidade espiritual, cenário de rituais tão constantes quanto potencialmente macabros: uma cova encontrada nos anos 1960 revelou 250 ossadas de pessoas sacrificadas em rituais públicos.

O que teria acontecido com a cidade batizada de Cahokia ou com o povo chamado de Mississippiano permanece um mistério: o que é certo é que em 1050 a cidade era famosa em todo o continente por sua grandiosidade, e que em 1400 a população já estava desaparecida, e Cahokia havia se transformado no resto de uma cidade fantasma.

Outros povos nativos habitaram a região e a construção desde a queda da cidade, mas os monumentos e construções desse povo original permanecem como marca indelével na região, e sobre o efeito do domínio europeu não somente sobre a terra e os povos de então, mas também sobre a maneira com que vemos nossas cidades, nossos países, nosso continente e principalmente nossa história.

Qual seria o nome original de Cahokia e de seu povo? E o que de fato aconteceu com essa que provavelmente foi a primeira grande cidade dos EUA? Uma reportagem completa e detalhada sobre Cahokia foi publicada pela jornalista Annalee Newitz após visita aos restos da cidade no site Ars Techinica – e pode ser lida, em inglês, aqui.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …