Como fazer alguém que não quer usar máscara mudar de idéia

Pode ser um familiar próximo, talvez um amigo ou conhecido. Quem sabe um colega. É bem possível que você conheça pessoas que resistem usar máscara em público, apesar de ser uma prática fundamental durante a pandemia. Como convencer essas pessoas a usarem máscara?

É importante ter em mente que é possível fazer as pessoas mudem de idéia sobre usar máscaras faciais. Pode ser uma conversa difícil já que pessoas tem percepções de risco, vulnerabilidades psicológicas e físicas diferentes.

É importante não deixar que um estado emocional atrapalhe a conversa em ambos os lados, a mensagem dificilmente será transmitida adequadamente se você agir com nervosismo e exaltação ou se a outra pessoas estiver se sentindo assim.

Gritar “ponha máscara” não vai convencer ninguém

Talvez a gente queira dizer: “Eu quero que coloque uma máscara quando for visitar o pai”. Mas seu irmão ou irmã ouve assim: “Estou bravo contigo porque você está agindo de maneira negligente”.

Você certamente já tentou conversar no telefone com uma conexão falha ou com ruído. As vezes é impossível transmitir o que quer falar nestes casos, as vezes transmite de maneira truncada e na maioria delas a mensagem pode ser mal interpretada.

Curiosamente a resposta emocional pode piorar durante a pandemia, pois é um estressor. E a comunicação tende a ser ainda pior com mentes exaltadas.

Outro ponto a considerar é que não usar uma máscara pode ajudar uma pessoa a se sentir no controle da própria sua identidade. Uma pessoa que não se considera “fresca” pode ficar exaltada quando é solicitado que ponha uma máscara.

Quando alguém se exalta, mesmo que apenas fique na defensiva, fica menos propensa a assimilar ou avaliar fatos adequadamente.

Portanto contrariar uma opinião pode fazer o outro fechar seu entendimento para as novas informações que você apresente e, pior, fortalecer sua idéia errônea.

Como convencer alguém a usar máscara facial

Para uma boa comunicação devemos estar preparados.

Você certamente quer que o relacionamento que tem com essa pessoa continue em bons termos para que a conversa flua bem.

E você tem que lembrar que pode não mudar completamente, talvez nada na opinião de alguém. Mas pode negociar o comportamento para a situação específica: “você tem liberdade para fazer o que bem entender, mas quando visitar o pai, pode usar máscara?”.

Valores em comum e respeito

Valores morais, quando identificados e respeitados reduzem a exaltação e ajudam a negociar atitudes.

Dizer “vejo que é fundamental o seu ceticismo e concordo já que a cada momento se descobre algo novo, mas hoje sabemos que mesmo os mais saudáveis podem ter infecções gravíssimas. Por favor, poderia colocar sua máscara durante a visita?” pode ser útil.

Ao invés de mandar alguém colocar a máscara você pode perguntar porque a pessoa não está usando. Isso pode levar a um diálogo e isso aumenta a chance de ser ouvido, reduzindo a exaltação.

Como usar a empatia

A empatia nos permite compreender as razões de alguém mesmo quando a sua opinião é oposta.

Você pode falar algo como “Eu te entendo perfeitamente! Parece que a gente não pode controlar a própria vida e muitas dessas coisas parecem não fazer sentido” ou “é possível que eu esteja sendo cauteloso demais, eu usava cinto de segurança antes de ser obrigatório!” e concluir “mas use máscara quando for ver o pai, por mim e por ele, por favor”.

Conversem sem julgar

Algumas evidências nos EUA mostram que certos grupos de homens: geralmente politicamente conservadores, com pouco conhecimento em saúde, que apoiam a masculinidade tradicional costumam ser os que mais se recusam a usar máscara.

E conversar sem julgar é fundamental para a eficácia na comunicação.

Sem julgar, ouvindo, usando a empatia, fatos sólidos e clareza é possível evitar a exaltação emocional ou a defensiva que bloqueia a assimilação de novas informações nas conversas com as demais pessoas.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …