Companhias aéreas estrangeiras de baixo custo (mesmo) começam a entrar no Brasil

A aviação brasileira está, mais uma vez, se transformando. Após amargar dois anos seguidos de quedas, o setor corre atrás do prejuízo. Primeiro, foi o anúncio da criação de uma franquia de bagagem. Trocando em miúdos, os tradicionais 23 quilos foram substituídos por 10 e o excedente cobrado.

Depois, empresas como a Gol e a Azul iniciaram a cobrança para mudança de assento. Se quiser alterar com antecedência tem que pagar entre R$ 10 e R$ 30. Agora, a novidade fica por conta da chegada de companhias aéreas de baixo custo ao mercado brasileiro.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou que a companhia argentina de baixo custo Flybondi foi autorizada pelo governo de seu país a operar no Brasil. Nos próximos dias, a agência brasileira deve oficializar a operação da empresa na rota São Paulo – Buenos Aires.

Atraídas justamente pelo arrocho promovido pelas gigantes brasileiras em conluio com a Anac, as empresas de baixo custo devem aterrissar com força por aqui. A norueguesa Norwegian Air, uma das maiores do setor, também manifestou interesse em operar rotas entre o Brasil e a Europa.

O esquema de viagem das companhias de baixo custo (low cost) é ainda mais rigoroso, pelo menos na Europa. Existe uma espécie de ditadura da bagagem, impedindo o cliente de embarcar com duas bolsas ou mochilas. Mala? Bom, tem que pagar por isso.

E tem mais: as empresas não oferecem nenhum tipo de alimentação durante o voo, tampouco totens para a impressão dos bilhetes ou revistas para passar o tempo. Tudo em nome da economia.

O namoro da aviação de baixo custo com o mercado brasileiro começou justamente com a aprovação da cobrança por malas, propostos pelas empresas brasileiras. A resolução 400, sancionada em dezembro de 2016, foi o ponto de partida para as estrangeiras olharem para ao Brasil.

Importante: ao contrário do anunciado, os preços das passagens não caíram. Segundo a Anac, no primeiro trimestre deste ano, o valor dos bilhetes ficou 7,9% mais caro.

Em entrevista à Folha de São Paulo, Guilherme Amaral, sócio do escritório ASBZ e especialista em direito aeronáutico, diz que a Gol foi uma das precursoras desta prática econômica, mesmo assim ela nem se aproxima da conduta adotada pelas europeias, assinala.

“As mudanças recentes na regulamentação abriram espaço para lançarem modelos de negócios diferentes, o que é ótimo. Mas a Gol, que nasceu e por muito tempo insistiu em se posicionar como low cost, é muito diferente do que são as verdadeiras low cost no exterior”, explica.

Ciberia // Hypeness

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Taxas de mortalidade por câncer de pulmão têm redução acentuada a cada ano devido a novos tratamentos

As taxas de mortalidade do câncer de pulmão mais comum caíram drasticamente nos Estados Unidos nos últimos anos (desde os anos 1990 para homens e desde os anos 1980 para mulheres). A avaliação é de um …

'TikTok foi feito para ser viciante': o homem que investigou as entranhas do aplicativo

Uma tela de celular, um vídeo vertical e um minuto da sua vida. Esses três elementos são a essência do Tik Tok, a rede social de vídeos curtos que está viciando os jovens e que já …

Vacinação contra COVID-19 será facultativa em Portugal; especialistas divergem sobre o tema

Portugal anunciou seu plano nacional de vacinação contra COVID-19 nesta quinta-feira (3). As vacinas serão distribuídas em 1.200 centros de saúde pública a partir de janeiro, de forma gratuita e facultativa. Especialistas ouvidos pela Sputnik Brasil …

Nosso sistema solar será destruído antes do que pensávamos

Embora o solo sob nossos pés pareça sólido e reconfortante (na maioria das vezes), nada neste Universo dura para sempre. Um dia, nosso sol morrerá, ejetando uma grande proporção de sua massa antes que seu núcleo …

Mãe em Estocolmo não é mais suspeita de aprisionar filho

Promotores suecos estão retirando seu caso contra uma mulher acusada de prender o filho por vários anos. De acordo com as últimas informações, não há provas suficientes de que ele havia sido detido contra sua …

Mistério de galáxia desprovida de matéria escura é revelado

As observações astronômicas apontam para forças de "maré" e comportamento "canibal" de uma galáxia vizinha, que explicariam a escassez deste componente invisível. Se alguma galáxia é pobre em matéria escura, pode ser devido a uma interação …

Maioria das vacinas da Moderna será reservada no início para os Estados Unidos

A Moderna espera disponibilizar entre 100 e 125 milhões de doses de sua vacina contra a Covid-19 no primeiro trimestre de 2021. A empresa anunciou, nesta quinta-feira que, no início, entre 85 e 100 …

Amazonas é 3º estado com mais queimadas, emissões e desmatamento

Pela primeira vez, o Amazonas assume a terceira posição nos três principais rankings que indicam o avanço da degradação florestal na Amazônia brasileira, incluindo indicadores de queimadas, emissões de gases de efeito estufa e desmatamento …

Sudão bane casamento infantil e mutilação genital feminina, mas prática apresenta desafios

Depois de derrubar o ditador Omar al-Bashir no ano passado, o Sudão deu importante passo para reverter alguns dos tantos horrores cometidos contra a população feminina no país – e tornou ilegal tanto o casamento …

Namíbia elege deputado chamado Adolf Hitler

O nome de um recém-eleito político da Namíbia, vem chamando atenção na mídia nacionais e internacionais. "Adolf Hitler teve uma vitória esmagadora nas eleições regionais na Namíbia", relatou o portal de notícias alemão Spiegel Online nesta …