Coronavírus: como moda da cloroquina atrapalha busca por outros tratamentos

SXC

A sugestão apressada e irresponsável de que a cloroquina e a hidroxicloroquina seriam medicamentos capazes de curar a covid-19, inicialmente pelo presidente dos EUA, Donald Trump e em seguida pelo presidente do Brasil, traz consequências graves e diretas – não há, afinal, nenhuma comprovação efetiva, controlada e atestada de que o remédio de fato pode curar a doença, e os efeitos colaterais e riscos são gravíssimos.

Mas além de não necessariamente curar ou amenizar os efeitos do coronavírus e poder provocar intoxicação e morte pelo uso irregular – e de dificultar o acesso para quem realmente precisa do remédio – o “hype” ao redor dos dois medicamentos provoca ainda um terceiro efeito colateral, indireto porém também grave: a redução dos esforços na busca por medicamentos.

As dificuldades podem ser muitas, a começar pela própria participação humana nos testes: conforme mostra artigo publicado na revista Nature, a maioria dos voluntários somente se dispõe a participar de testes e pesquisas com cloroquina e hidroxicloroquina, e não com outros medicamentos.

Além disso, o próprio uso dos dois medicamentos pode impedir que participem de outros estudos, e nublar sintomas ou resultados em potencial. Cada uma dessas complicações atrasa ainda mais as pesquisas e seus resultados, o que, em um momento de pandemia, se traduz em mais casos e fatalidades: atualmente existem centenas de outras drogas a serem testadas no combate ao coronavírus.

E o mesmo, é claro, vale para o investimento nas pesquisas: atualmente é muito mais fácil encontrar investidores para testes com os dois medicamentos, apesar da ausência de resultados comprobatórios.

Pois não há informações minimamente conclusivas sobre os benefícios do uso da cloroquina e da hidroxicloroquina, utilizadas para o tratamento da malária e outras doenças autoimunes, contra o covid-19. Por mais desejosos que estejamos de uma solução, a verdade é que ampliar as pesquisas ou mesmo descartar uma opção ineficaz são gestos fundamentais. Ciência, afinal, não é feita de desejos, e opiniões, mas sim de resultados, e para isso precisamos de mais, melhores e mais amplas pesquisas.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Neandertais podem ter usado as mãos de maneira diferente à dos humanos modernos

Os neandertais podem ter feito um uso diferente das mãos em comparação à forma como os humanos modernos as usam, para eles seria difícil repetir muitos gestos normais para nós hoje em dia. Os dedos do …

Catarro? Som da tosse? Conheça métodos alternativos para detectar a covid-19

Desde o início da pandemia, a realização de testes para detectar a covid-19 fez-se extremamente necessária. No entanto, com o passar dos meses, instituições e empresas privadas ao redor do mundo deram início ao desenvolvimento …

Ativistas preparam protesto global contra a Amazon

Um grupo internacional de ativistas climáticos, aliados a trabalhadores de armazéns da Amazon, lançou uma campanha online global, cujo objetivo é pressionar a gigante do e-commerce a oferecer melhores condições de trabalho para seus funcionários …

Pesquisadores descobrem em cometa elemento essencial para vida na Terra

A descoberta indica que os elementos imprescindíveis para o surgimento da vida podem ter chegado à Terra por meio de cometas. Pesquisadores identificaram fósforo e flúor em partículas de poeira sólida coletadas no interior do cometa …

Consumo de plásticos explode na pandemia e Brasil recicla menos de 2% do material

Com o avanço do delivery de alimentos e do comércio eletrônico, além do maior uso de material hospitalar descartável como máscaras e luvas, o consumo de plásticos explodiu durante a pandemia do coronavírus. O aumento do …

Cientistas explicam por que não se consegue parar a pandemia

Cientistas turcos descobriram que a quantidade de vírus SARS-CoV-2 no organismo de pacientes assintomáticos é mais alta do que nos que apresentam sintomas, o que diferencia radicalmente o novo coronavírus de outros patógenos e explica …

Al-Ahly venceu Liga dos Campeões da CAF

A equipa egípcia do Al-Ahly arrecadou o troféu da Liga dos Campeões da Confederação Africana de futebol pela nona vez ao derrotar o outro clube egípcio, o Zamalek, por 1-2. A final 100% egípcia decorreu no …

Monolito misterioso achado no deserto dos EUA desaparece

O misterioso monolito de metal que causou grande especulação após sua descoberta em um deserto no estado americano de Utah, nos EUA, aparentemente desapareceu, segundo funcionários locais. O escritório de administração fundiária do estado de Utah …

Parlamento iraniano assina texto que impede inspeção de centrais nucleares

A proposta é uma represália ao assassinato do cientista Mohsen Fakhrizadeh, chefe do Departamento de Pesquisa e Inovação do Ministério da Defesa, nesta sexta-feira (27). O governo iraniano responsabilizou Israel pelo crime, dizendo que …

Campanha pede debate da Globo online após Boulos testar positivo para covid-19

De última hora, o candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), testou positivo para covid-19. Nessa sexta-feira (27), haveria o último debate antes das eleições entre ele e o candidato à reeleição Bruno Covas …