Covid: País mais vacinado do mundo, Portugal estuda volta da máscara e Irlanda instaura restrições

PAHO / WHO

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu o retorno do uso obrigatório da máscara em espaços abertos. O governo estuda restabelecer outras restrições, temendo principalmente a aproximação das festas de fim de ano, devido à quinta onda de Covid-19 na Europa. Já a Irlanda decidiu reinstaurar o toque de recolher a meia noite para bares e restaurantes, além de incitar o regime de home office para limitar as aglomerações.

Portugal, o país mais vacinado do mundo contra a Covid-19, estuda novas restrições para fazer face a um recrudescimento da epidemia marcado pelo aumento das hospitalizações e do número de casos.

A volta do uso da máscara obrigatória ao ar livre, introduzida em outubro de 2020, havia sido suspensa em 13 de setembro. Atualmente, o número de novos casos diários em Portugal gira em torno de 1.600 enquanto “há um ano tínhamos de 5 a 6.000”, enquanto o número de óbitos “é inferior a 20 contra cerca de 80”, lembrou o chefe de Estado.

O primeiro-ministro socialista de Portugal, Antônio Costa, também deu a entender nesta terça-feira (17) que o país poderia reinstaurar algumas medidas, especialmente nas vésperas das festas de final de ano. Assim como o número de novas infecções diárias, que atingiu o pico de 1.816 no sábado (13), as hospitalizações também aumentaram em Portugal, que contabilizou 486 pessoas hospitalizadas na terça-feira, incluindo 80 em cuidados intensivos.

“Temos de agir agora (…) Quanto mais tarde agirmos, mais riscos haverá”, alertou Costa, ao mesmo tempo em que excluiu a possibilidade de retomar o estado de emergência que esteve em vigor há cerca de seis meses, entre novembro e abril. Portugal “ainda está muito longe do que acontece hoje no resto da Europa”, sublinhou Costa sobre a quinta onda de Covid-19, acrescentando que, no entanto, ele acompanha “com atenção” a evolução da situação da saúde no continente. Com 10 milhões de habitantes, Portugal registou mais de 1,1 milhão de casos e 18.274 mortes desde o início da pandemia.

Novas restrições na Irlanda

A Irlanda restabelece as medidas de restrição a partir de sexta-feira (19). As novas medidas afetam principalmente o setor de lazer. Bares, restaurantes e discotecas terão de encerrar suas atividades à meia-noite, menos de um mês após o último toque de recolher. O atestado sanitário, antes reservado à hotelaria e válido apenas para vacinados, agora está sendo estendido para teatros e cinemas.

Além disso, o governo irlandês recomenda fortemente que aqueles que podem fazê-lo comecem a trabalhar em home office a partir de sexta-feira. O primeiro-ministro da Irlanda, Michael Martin, em um discurso na televisão, lembrou a todos de sua obrigação de reduzir a interação social.

É uma obrigação “moral, não legal”, uma vez que as contaminações na Irlanda atingem os níveis de fevereiro passado, em meados da terceira onda de Covid, que se não for interrompida agora, em breve obrigará os hospitais a interromperem o tratamento de casos médicos menos urgentes.

Desde março de 2020, a Irlanda impôs no total 11 meses de confinamento à população. O apoio financeiro para a retomada depois da pandemia vai parar a partir desta semana, mas o primeiro-ministro irlandês não descarta novas medidas mais restritivas nas próximas semanas se a situação de saúde continuar a piorar.

O contexto na Alemanha também é preocupante. A chanceler alemã Angela Merkel alertou nessa quarta-feira (17) sobre a urgência para que os que ainda não foram imunizados sejam vacinados.

A Alemanha, maior país do bloco europeu, vem registrando recordes diários de contaminações, com mais de 52 mil novos casos por dia. Já na França, onde quase 20 mil novos casos estão sendo contabilizados diariamente, as autoridades alertam que a quinta onda da pandemia não apenas já chegou no país, como deve se acelerar nos próximos dias.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …