Variante Delta pode ‘arruinar’ o verão e França desaconselha viagens para Espanha e Portugal

Narendra Shrestha / EPA

O governo francês aconselhou nesta quinta-feira (8) os cidadãos a “evitarem a Espanha e Portugal” neste verão, confrontado com a rápida propagação da variante Delta da Covid-19 no país, sem, no entanto, proibir esses destinos.

“Quem ainda não reservou as férias, evite a Espanha e Portugal nos seus destinos, este é nosso conselho”, declarou o secretário de Estado francês para Assuntos Europeus, Clément Beaune, à rede pública de televisão France 2.

“É uma recomendação na qual insisto, é melhor ficar na França ou ir para outros países, pois temos uma situação que é particularmente preocupante”, acrescentou. O secretário sublinhou que as viagens aos dois países da península Ibérica continuam, mesmo assim, autorizadas.

“Tenham cuidado, poderemos anunciar medidas reforçadas nos próximos dias [contra a pandemia]”, disse, referindo-se a uma reunião do conselho de defesa sanitária prevista na próxima segunda-feira (13).

Reconhecendo que a situação da saúde em Portugal se “agravou”, o chanceler português, Augusto Santos Silva, afirmou que “as preocupações de um Estado amigo como a França” eram “compreensíveis”.

O ministro ressaltou que os portugueses residentes na França poderão visitar normalmente suas famílias em Portugal, durante as férias de verão, visto que essas viagens estão entre aquelas consideradas essenciais.

Todo cuidado é pouco

Clément Beaune se debruçou também sobre a situação da saúde em toda a Europa, exortando os países da União Europeia a serem extremamente cuidadosos. “Vimos momentos preocupantes, estádios na Hungria onde já não existia qualquer limite de público. Devemos ter cuidado, a pandemia não acabou”, disse.

Um país como a Grécia, que sem dúvida mostrou um pouco de descaso nas últimas semanas, fortaleceu seu sistema de controle de entradas, tanto melhor”, acrescentou.

Beaune insistiu no respeito às decisões da Agência Europeia de Medicamentos sobre vacinas. “É necessário que as vacinas que reconhecemos para entrar no território se limitem realmente àquelas de que temos certeza, ou seja, as quatro que hoje são autorizadas na França e na Europa”, referindo-se aos imunizantes da Pfizer, Moderna, AstraZeneca e Johnson & Johnson, martelou.

França rejeita imunização com Coronavac

“Há certos países como a Espanha que já se sentiram tentados, ou que fizeram o reconhecimento de certas vacinas, como a russa ou a chinesa. Nós, dizemos aos nossos parceiros europeus, tenham cuidado, estas vacinas não são autorizadas”, continuou o secretário da Estado. “É necessário também que as companhias aéreas em particular controlem este dispositivo e seremos extremamente duros neste ponto.”

Portugal também anunciou novas medidas para tentar controlar internamente a aceleração da epidemia.

Agora, para saborear uma refeição no interior de um restaurante durante os fins de semana, ou para ir a um hotel ou AirBnB em qualquer parte do país, os clientes terão obrigatoriamente de apresentar um certificado digital de vacinação ou teste negativo de Covid-19.

Os restaurantes (e hotéis) também poderão vender autotestes para que os clientes possam verificar se estão ou não infectados, esclareceu o ministro português da Economia, Pedro Siza Vieira.

Delta corresponde agora a 40% das infecções por Covid-19 na França

A França está vendo um aumento de casos da variante Delta da Covid-19, que representa agora 40% das novas infecções, contra 10% três semanas atrás. O governo francês pede à população que se vacine para evitar uma quarta onda da epidemia que poderia “arruinar” o verão.

O porta-voz do governo francês, Gabriel Attal, alertou na quarta-feira (7) que a taxa de incidência da variante descoberta na Índia dobra a cada semana, e um aumento nos casos pode se transformar em uma quarta onda de infecções, que teria como consequência um retorno das restrições. “Esta variante é perigosa e rápida e, onde quer que esteja presente, pode arruinar o verão”, disse Attal durante uma entrevista coletiva.

O número de infecções confirmadas na França se aproxima da média semanal de 2.300 testes positivos por dia, depois de chegar a 1.800 no final de junho, e atingir o pico de cerca de 40.000 em março e abril.

O aumento de casos tem sido registrado principalmente em pessoas mais jovens, da faixa etária de 20 a 29 anos, na região de Paris, além de cidades do sudeste e oeste do território.

“Estamos recebendo cada vez mais sinais de alerta e podemos ver a mesma trajetória de alguns países vizinhos”, disse Attal.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …