Variante Delta pode ‘arruinar’ o verão e França desaconselha viagens para Espanha e Portugal

Narendra Shrestha / EPA

O governo francês aconselhou nesta quinta-feira (8) os cidadãos a “evitarem a Espanha e Portugal” neste verão, confrontado com a rápida propagação da variante Delta da Covid-19 no país, sem, no entanto, proibir esses destinos.

“Quem ainda não reservou as férias, evite a Espanha e Portugal nos seus destinos, este é nosso conselho”, declarou o secretário de Estado francês para Assuntos Europeus, Clément Beaune, à rede pública de televisão France 2.

“É uma recomendação na qual insisto, é melhor ficar na França ou ir para outros países, pois temos uma situação que é particularmente preocupante”, acrescentou. O secretário sublinhou que as viagens aos dois países da península Ibérica continuam, mesmo assim, autorizadas.

“Tenham cuidado, poderemos anunciar medidas reforçadas nos próximos dias [contra a pandemia]”, disse, referindo-se a uma reunião do conselho de defesa sanitária prevista na próxima segunda-feira (13).

Reconhecendo que a situação da saúde em Portugal se “agravou”, o chanceler português, Augusto Santos Silva, afirmou que “as preocupações de um Estado amigo como a França” eram “compreensíveis”.

O ministro ressaltou que os portugueses residentes na França poderão visitar normalmente suas famílias em Portugal, durante as férias de verão, visto que essas viagens estão entre aquelas consideradas essenciais.

Todo cuidado é pouco

Clément Beaune se debruçou também sobre a situação da saúde em toda a Europa, exortando os países da União Europeia a serem extremamente cuidadosos. “Vimos momentos preocupantes, estádios na Hungria onde já não existia qualquer limite de público. Devemos ter cuidado, a pandemia não acabou”, disse.

Um país como a Grécia, que sem dúvida mostrou um pouco de descaso nas últimas semanas, fortaleceu seu sistema de controle de entradas, tanto melhor”, acrescentou.

Beaune insistiu no respeito às decisões da Agência Europeia de Medicamentos sobre vacinas. “É necessário que as vacinas que reconhecemos para entrar no território se limitem realmente àquelas de que temos certeza, ou seja, as quatro que hoje são autorizadas na França e na Europa”, referindo-se aos imunizantes da Pfizer, Moderna, AstraZeneca e Johnson & Johnson, martelou.

França rejeita imunização com Coronavac

“Há certos países como a Espanha que já se sentiram tentados, ou que fizeram o reconhecimento de certas vacinas, como a russa ou a chinesa. Nós, dizemos aos nossos parceiros europeus, tenham cuidado, estas vacinas não são autorizadas”, continuou o secretário da Estado. “É necessário também que as companhias aéreas em particular controlem este dispositivo e seremos extremamente duros neste ponto.”

Portugal também anunciou novas medidas para tentar controlar internamente a aceleração da epidemia.

Agora, para saborear uma refeição no interior de um restaurante durante os fins de semana, ou para ir a um hotel ou AirBnB em qualquer parte do país, os clientes terão obrigatoriamente de apresentar um certificado digital de vacinação ou teste negativo de Covid-19.

Os restaurantes (e hotéis) também poderão vender autotestes para que os clientes possam verificar se estão ou não infectados, esclareceu o ministro português da Economia, Pedro Siza Vieira.

Delta corresponde agora a 40% das infecções por Covid-19 na França

A França está vendo um aumento de casos da variante Delta da Covid-19, que representa agora 40% das novas infecções, contra 10% três semanas atrás. O governo francês pede à população que se vacine para evitar uma quarta onda da epidemia que poderia “arruinar” o verão.

O porta-voz do governo francês, Gabriel Attal, alertou na quarta-feira (7) que a taxa de incidência da variante descoberta na Índia dobra a cada semana, e um aumento nos casos pode se transformar em uma quarta onda de infecções, que teria como consequência um retorno das restrições. “Esta variante é perigosa e rápida e, onde quer que esteja presente, pode arruinar o verão”, disse Attal durante uma entrevista coletiva.

O número de infecções confirmadas na França se aproxima da média semanal de 2.300 testes positivos por dia, depois de chegar a 1.800 no final de junho, e atingir o pico de cerca de 40.000 em março e abril.

O aumento de casos tem sido registrado principalmente em pessoas mais jovens, da faixa etária de 20 a 29 anos, na região de Paris, além de cidades do sudeste e oeste do território.

“Estamos recebendo cada vez mais sinais de alerta e podemos ver a mesma trajetória de alguns países vizinhos”, disse Attal.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …