Crise no Hospital Universitário da USP: alunos entram em greve

Marcos Santos/ USP Imagens

Hospital Universitário (HU) da USP

Leitos fechados, médicos pedindo demissão, estudantes sem estrutura para aulas, população sem atendimento. É esta a realidade narrada pelo médico Gerson Salvador, sobre a situação do hospital da Universidade de São Paulo (USP), localizado no bairro do Butantã, Zona Oeste da capital paulista.

“O HU [Hospital Universitário] vive a pior crise da sua história. O HU é o único hospital da região que tem unidade de terapia intensiva. Acontece que 40% do nosso leito de terapia intensiva a gente não consegue usar. Uma situação muito grave que sobrecarregou os médicos”, disse.

Salvador, que atende no pronto-socorro do hospital e é diretor do Sindicato dos Médicos de São Paulo (SIMESP), diz que a atual crise é reflexo do “boicote da reitoria”. Segundo ele, há ainda um Plano de Demissão Incentivada, proposto pelo reitor Marco Antônio Zago.

Já Maria Luiza Corullon, estudante de medicina e presidenta do Centro Acadêmico Oswaldo Cruz, a situação vivida hoje pelo hospital universitário pode levar ao seu fechamento, caso nada seja feito para reverter a situação.

“Da pra ver vários leitos fechados, dá pra ver que a UTI estava completamente fechada e, sobretudo, dá pra ver o desespero dos nossos amigos internos, que são do quinto e sexto anos, de números de procedimentos que eles fazem caindo, número de médicos cada vez diminuindo, os professores que deram aula pra gente indo embora porque não aguentam mais a sobrecarga”, lamentou.

Frente a esta situação, mais de 450 estudantes de medicina, durante uma assembleia realizada na quinta-feira (9) decidiram pelo indicativo de greve na instituição, que iniciou nesta segunda (13).

Um ato também está marcado para às 17h desta terça (14), em frente ao Museu de Arte de São Paulo (MASP), na região central.

Já a reitoria da Universidade, em nota, se posicionou contra a greve dos alunos, sinalizando ter esforços para viabilizar um convênio com a Secretaria Municipal de Saúde, a fim de garantir o funcionamento do pronto-socorro. O convênio estaria aguardando apenas as assinaturas das autoridades municipais.

Ciberia // Brasil de Fato

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Nova regra em Wall Street: evitar mulheres a todo o custo

Os homens de Wall Street estão adotando certos comportamentos para afastar as mulheres da esfera econômica após o surgimento do movimento #MeToo. Evitam jantares com colegas de trabalho, não se sentam ao lado de mulheres nos …

Cientistas encontram a água mais estranha de todo o Sistema Solar

Febe, um dos satélites de Saturno, tem a água mais incomum do Sistema Solar, apontou um novo estudo realizado por uma equipe de cientistas do Instituto de Ciência Planetária de Tucson, no estado norte-americano do …

Linguagem anti-animal: PETA quer acabar com o pau e atirar peixe ao gato

E se fosse proibido dizer “agarrar o touro pelos chifres”? A associação de defesa dos animais PETA quer eliminar da linguagem cotidiana expressões que ofendem várias espécies, dando como alternativas expressões pet-friendly. Há várias expressões que …

Pântanos nos EUA ganham cores do arco-íris (e já há explicação)

Um arco-íris pareceu baixar do céu e se instalar nas águas de um pântano do parque First Landing State, no estado da Virgínia, Estados Unidos. A fotografia, postada por Brent Rosse no Instagram, mostra o …

Duterte encoraja matar bispos católicos das Filipinas porque "são inúteis"

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, atacou de novo os bispos católicos ao afirmar que eles "são inúteis" e encorajou matá-los, em um país onde 85% da população é católica. "Os bispos de vocês, matem-nos. Esses …

“Gravidez é um problema que só dura nove meses”, diz futura ministra de Bolsonaro

A futura ministra da pasta da Mulher, Família e Direitos Humanos do futuro governo de Bolsonaro afirmou que a gravidez é “um problema que só dura nove meses”, assumindo-se contra o aborto. “Se a gravidez é …

Simples sinal negativo pode explicar por que 95% do Universo está desaparecendo

Uma equipe de cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, pode ter resolvido um dos maiores mistérios da Física moderna ao unificar a matéria escura com a energia escura em um só fenômeno – …

Descoberto novo método para reverter a calvície

Uma equipe de cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, identificou vias moleculares de sinalização que impedem o crescimento de pelo na pele danificada, descoberta que pode ajudar na …

No Brasil: nasce o primeiro bebê de útero transplantado de doadora morta

Uma brasileira deu à luz uma menina depois de receber um transplante de útero de uma doadora que morreu. Trata-se do primeiro caso bem sucedido desse tipo de procedimento. Em setembro de 2016, uma paciente de …

Panorama das violações de direitos humanos no Brasil

O 19º Relatório Direitos Humanos no Brasil foi lançado esta semana em São Paulo. O documento, organizado pela Rede Social de Justiça e Direitos Humanos, apresenta um panorama das violações ocorridas em 2018 e traz …