Crise no Hospital Universitário da USP: alunos entram em greve

Marcos Santos/ USP Imagens

Hospital Universitário (HU) da USP

Leitos fechados, médicos pedindo demissão, estudantes sem estrutura para aulas, população sem atendimento. É esta a realidade narrada pelo médico Gerson Salvador, sobre a situação do hospital da Universidade de São Paulo (USP), localizado no bairro do Butantã, Zona Oeste da capital paulista.

“O HU [Hospital Universitário] vive a pior crise da sua história. O HU é o único hospital da região que tem unidade de terapia intensiva. Acontece que 40% do nosso leito de terapia intensiva a gente não consegue usar. Uma situação muito grave que sobrecarregou os médicos”, disse.

Salvador, que atende no pronto-socorro do hospital e é diretor do Sindicato dos Médicos de São Paulo (SIMESP), diz que a atual crise é reflexo do “boicote da reitoria”. Segundo ele, há ainda um Plano de Demissão Incentivada, proposto pelo reitor Marco Antônio Zago.

Já Maria Luiza Corullon, estudante de medicina e presidenta do Centro Acadêmico Oswaldo Cruz, a situação vivida hoje pelo hospital universitário pode levar ao seu fechamento, caso nada seja feito para reverter a situação.

“Da pra ver vários leitos fechados, dá pra ver que a UTI estava completamente fechada e, sobretudo, dá pra ver o desespero dos nossos amigos internos, que são do quinto e sexto anos, de números de procedimentos que eles fazem caindo, número de médicos cada vez diminuindo, os professores que deram aula pra gente indo embora porque não aguentam mais a sobrecarga”, lamentou.

Frente a esta situação, mais de 450 estudantes de medicina, durante uma assembleia realizada na quinta-feira (9) decidiram pelo indicativo de greve na instituição, que iniciou nesta segunda (13).

Um ato também está marcado para às 17h desta terça (14), em frente ao Museu de Arte de São Paulo (MASP), na região central.

Já a reitoria da Universidade, em nota, se posicionou contra a greve dos alunos, sinalizando ter esforços para viabilizar um convênio com a Secretaria Municipal de Saúde, a fim de garantir o funcionamento do pronto-socorro. O convênio estaria aguardando apenas as assinaturas das autoridades municipais.

Ciberia // Brasil de Fato

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA:

Maduro anuncia aumento de 103% no salário mínimo da Venezuela, que agora chega R$ 250

Nicolás Maduro vai aumentar o salário mínimo em 103,7% na Venezuela, naquele que é o quarto aumento salarial este ano. No entanto, os preços dos produtos aumentam diariamente cerca de 2,4%. O presidente da Venezuela, Nicolás …

Trump impede (temporariamente) a separação de famílias imigrantes

O presidente dos EUA assinou, nesta quarta-feira (20), uma Ordem Executiva que permite resolver temporariamente o problema das famílias imigrantes no país, que foram separadas dos filhos na fronteira com o México. No entanto, ressalvou …

Portaria determina emissão de carteira de trabalho para imigrantes no Brasil

Em meio à crise migratória que atinge diversos países e a crescente entrada de venezuelanos no Brasil com o estado de Roraima, o Ministério do Trabalho publicou portaria que trata dos procedimentos para a emissão …

Temer vai cortar R$ 1 bilhão do Fies para financiar segurança pública

O governo do presidente Michel Temer deve passar parte do investimento em educação à manutenção do Fundo Nacional da Segurança Pública (FNSP). A medida provisória que destina recursos das loterias federais para o fundo representa …

49 crianças brasileiras foram separadas dos pais e enviadas a abrigos nos EUA

Quarenta e nove crianças brasileiras estão em abrigos e foram separadas dos pais ao ingressarem ilegalmente nos Estados Unidos. A informação é do cônsul-geral adjunto do Brasil em Houston, Felipe Santarosa, que concedeu entrevista à …

Encontrado artefato de ouro que identifica o "Titanic" do século XIX

O navio a vapor Pulaski, conhecido como o “Titanic do seu tempo”, naufragou em 1838, após uma explosão. Afundou em menos de uma hora, levando consigo cerca de um terço da tripulação. Agora, um grupo …

Instituto é criado para "defender" os homens da Lei Maria da Penha

A cidade de Samambaia fica há cerca de 20 quilômetros da capital federal e está prestes a receber o Instituto do Homem. Criado por um advogado que se defende de acusações de agressão, o espaço …

Espanha vai acabar com pedágios nas rodovias

O fim dos contratos de concessão das rodovias espanholas (com duração de 50 anos) terá como resultado a extinção de pedágios em diversas vias até 2021. Em entrevista ao El Pais, José Luís Ábalos, ministro do …

Câmara aprova texto-base do projeto que autoriza a Petrobras a negociar direitos do pré-sal

O plenário da Câmara aprovou nesta quinta-feira (20), por 217 votos a 57 e 4 abstenções, o texto-base da proposta que permite à Petrobras transferir ou negociar até 70% dos campos da cessão onerosa do …

STJ restringe foro privilegiado de governadores

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta quarta-feira (20) restringir sua competência para julgar casos relativos a governadores, desembargadores e outras autoridades, conforme previsto na Constituição. Com a decisão do tribunal, governadores …