Há dinheiro “sujo” da Rússia escondido no Reino Unido

Krokodyl / Wikimedia

Embaixada russa em Londres

Em um relatório divulgado nesta segunda-feira (21), o comitê dos negócios estrangeiros do Parlamento britânico critica a lavagem de dinheiro russo feita em Londres.

De acordo com o relatório “O ouro de Moscou: corrupção russa no Reino Unido”, elaborado pelo comitê dos negócios estrangeiros do Parlamento britânico, há dinheiro “sujo” vindo da Rússia escondido e lavado no Reino Unido.

Esse dinheiro estaria prejudicando os esforços do governo britânico de manter uma política externa dura perante o Kremlin. É desta forma que o comitê considera que a segurança nacional britânica está abalada.

Além disso, o comitê critica o Executivo de Theresa May por permitir que seja colocado dinheiro “diretamente nas mãos de regimes que querem prejudicar o Reino Unido, seus interesses e seus aliados”, refere o Observador.

“O governo não pode olhar para o lado enquanto cleptocratas e violadores de direitos humanos usam a Cidade de Londres [centro financeiro britânico na capital inglesa] para lavar os fundos que adquiriram de forma errada e para contornar sanções”, lê-se no relatório, divulgado nesta segunda-feira (21).

O relatório refere que uma parte do capital russo escondido e lavado em Londres é utilizado para financiar as campanhas do presidente russo, Vladimir Putin, e “subverter” as normas internacionais.

“Apesar da retórica dura, o presidente Putin e seus aliados têm conseguido continuar seu business as usual (fazendo negócios como sempre), escondendo e lavando seus bens corruptos em Londres”, bens que, segundo o comitê, apoiam direta e indiretamente a campanha do presidente.

Segundo o The Guardian, os deputados pedem ao ministério dos Negócios Estrangeiros “que estabeleça uma estratégia coerente para a Rússia, que ligue claramente as ferramentas diplomáticas, militares e financeiras que o Reino Unido pode usar para combater a agressão do Estado russo”.

Os deputados lamentam que o governo permita que tudo continue “aberto para os negócios”, mesmo depois do escândalo pela suposta tentativa de assassinato no Reino Unido do ex-espião russo Sergei Skripal e sua filha, Yulia, que Londres atribuiu ao governo de Moscou.

No dia anterior, o deputado conservador Tom Tugendhat, presidente do comitê, já tinha escrito um artigo no Sunday Times no qual antevia críticas do relatório, ao falar em uma “resposta letárgica” aos avanços do Kremlin.

Mas as críticas não ficaram por aqui e foram para além do setor público, com o comitê criticando a firma britânica de advogados Linklaters, que acusa de estar “mergulhada na corrupção do Kremlin”, avança a Reuters.

Ciberia // EFE / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Gato ganha na Justiça o direito de passear em shopping do Rio

Rubinho era uma figura presente no centro comercial Cidade Copacabana, no Rio de Janeiro, até ter sido proibido de circular na área comum do estabelecimento. Agora, o tribunal deu provimento a uma medida cautelar, permitindo …

Os insetos estão “comendo” plástico (e isso ameaça a cadeia alimentar)

Os microplásticos já são um problema conhecido dos nossos oceanos, mas seu alcance pode ser maior do que imaginávamos. Segundo uma nova pesquisa, o problema deixou de ser apenas dos oceanos, tendo já chegado aos …

Funcionários do McDonald’s entram em greve nos EUA contra o assédio sexual

Trabalhadores do McDonald’s realizaram, nesta terça-feira (17), em dez cidades norte-americanas, uma greve laboral contra o assédio sexual na empresa, em consonância com o movimento #MeToo. De acordo com os organizadores, o objetivo foi protestar contra …

Facebook é acusado de discriminar mulheres em anúncios de emprego

O Facebook está novamente envolvido em polêmica, desta vez por ter ajudado os empregadores a discriminar candidatos com base no gênero. Segundo uma denúncia apresentada nesta terça-feira (17) na agência federal norte-americana, vários recrutadores utilizam o …

Em parecer ao STF, PGR insiste para que Eduardo Cunha continue preso

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, insistiu, em manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF), que o ex-presidente da Câmara e deputado cassado Eduardo Cunha continue preso preventivamente em Curitiba, onde se encontra desde outubro de …

Cúpula das Coreias: terra de paz, visita inédita a Seul e candidatura conjunta aos Jogos Olímpicos

Os líderes das duas Coreias se comprometeram em fazer da península coreana “uma terra de paz”, com o Norte disposto a avançar com o desmantelamento do seu programa nuclear, se os EUA também tomarem “medidas proporcionais”. O …

Maduro compara “inquisição” contra venezuelanos à perseguição dos judeus

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta terça-feira (17) que há uma “campanha de inquisição” contra os venezuelanos, comparando a situação à perseguição dos judeus liderada pelo ditador Adolf Hitler.  De acordo com Maduro, países …

Estudantes criam solução para absorver óleo no mar com casca de coco

As estudantes Núbia Marques da Silva e Aline Faustino Soares, do curso de Logística da Escola Técnica Estadual (Etec) de Caraguatatuba, no litoral de São Paulo, desenvolveram uma solução que absorve vazamentos de óleo no …

Sírios abatem avião militar da Rússia (e a culpa “é de Israel”)

O avião de reconhecimento russo Il-20 foi abatido na segunda-feira (17) pelo sistema antiaéreo sírio, vitimando 15 militares. O ministério da Defesa russo acusou Israel e ameaçou retaliar. A base aérea russa de Hmeimim perdeu contato …

Influenciadas por Marielle, candidatas negras destacam luta por direitos humanos

O número de mulheres negras candidatas aumentou em 16% das eleições de 2014 para as de 2018 de acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Algumas delas têm como plataforma de luta os direitos …