Há dinheiro “sujo” da Rússia escondido no Reino Unido

Krokodyl / Wikimedia

Embaixada russa em Londres

Em um relatório divulgado nesta segunda-feira (21), o comitê dos negócios estrangeiros do Parlamento britânico critica a lavagem de dinheiro russo feita em Londres.

De acordo com o relatório “O ouro de Moscou: corrupção russa no Reino Unido”, elaborado pelo comitê dos negócios estrangeiros do Parlamento britânico, há dinheiro “sujo” vindo da Rússia escondido e lavado no Reino Unido.

Esse dinheiro estaria prejudicando os esforços do governo britânico de manter uma política externa dura perante o Kremlin. É desta forma que o comitê considera que a segurança nacional britânica está abalada.

Além disso, o comitê critica o Executivo de Theresa May por permitir que seja colocado dinheiro “diretamente nas mãos de regimes que querem prejudicar o Reino Unido, seus interesses e seus aliados”, refere o Observador.

“O governo não pode olhar para o lado enquanto cleptocratas e violadores de direitos humanos usam a Cidade de Londres [centro financeiro britânico na capital inglesa] para lavar os fundos que adquiriram de forma errada e para contornar sanções”, lê-se no relatório, divulgado nesta segunda-feira (21).

O relatório refere que uma parte do capital russo escondido e lavado em Londres é utilizado para financiar as campanhas do presidente russo, Vladimir Putin, e “subverter” as normas internacionais.

“Apesar da retórica dura, o presidente Putin e seus aliados têm conseguido continuar seu business as usual (fazendo negócios como sempre), escondendo e lavando seus bens corruptos em Londres”, bens que, segundo o comitê, apoiam direta e indiretamente a campanha do presidente.

Segundo o The Guardian, os deputados pedem ao ministério dos Negócios Estrangeiros “que estabeleça uma estratégia coerente para a Rússia, que ligue claramente as ferramentas diplomáticas, militares e financeiras que o Reino Unido pode usar para combater a agressão do Estado russo”.

Os deputados lamentam que o governo permita que tudo continue “aberto para os negócios”, mesmo depois do escândalo pela suposta tentativa de assassinato no Reino Unido do ex-espião russo Sergei Skripal e sua filha, Yulia, que Londres atribuiu ao governo de Moscou.

No dia anterior, o deputado conservador Tom Tugendhat, presidente do comitê, já tinha escrito um artigo no Sunday Times no qual antevia críticas do relatório, ao falar em uma “resposta letárgica” aos avanços do Kremlin.

Mas as críticas não ficaram por aqui e foram para além do setor público, com o comitê criticando a firma britânica de advogados Linklaters, que acusa de estar “mergulhada na corrupção do Kremlin”, avança a Reuters.

Ciberia // EFE / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

STF suspende resolução da ANS sobre coparticipação em planos de saúde

A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, suspendeu temporariamente nesta segunda-feira (16) a Resolução Normativa 433, de 28 de junho de 2018, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) da Agência Nacional de …

Trump e Putin na Finlândia: "Nosso relacionamento nunca foi pior"

Os presidentes dos EUA e da Rússia realizam, nesta segunda-feira (16), em Helsinque, sua primeira cúpula bilateral, sob o espectro da ingerência russa nas eleições presidenciais norte-americanas de 2016 e ainda da situação na Ucrânia …

Após 25 anos em queda, mortalidade infantil volta a subir no país

O índice de mortalidade infantil voltou a aumentar no Brasil, pela primeira vez, desde 1990. Segundo dados do Ministério da Saúde, a taxa de mortalidade de 2016 ficou em 14 óbitos infantis a cada mil …

Cinco meses de intervenção no Rio: chacinas aumentam e apreensão de arma diminui

O Observatório da Intervenção, do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes, divulgou nesta segunda-feira (16) um balanço dos cinco meses de intervenção federal no Rio de Janeiro. A conclusão? “Muito …

Feminicídio: funcionária do Ministério dos Direitos Humanos é assassinada

Uma funcionária terceirizada do Ministério dos Direitos Humanos foi assassinada neste sábado (14), em Santa Maria, região administrativa do Distrito Federal a cerca de 26 quilômetros do centro de Brasília. A 33ª Delegacia de Polícia …

Mergulhador manda Elon Musk enfiar submarino onde dói mais; empresário reage: "Pedófilo"

Elon Musk, o multimilionário da Tesla, se envolveu em uma troca de insultos no Twitter com um dos mergulhadores que participaram do resgate dos 12 adolescentes da Tailândia, chegando mesmo a chamá-lo de “pedófilo”. O CEO …

Brasil é ouro na Olimpíada Internacional de Matemática

Um estudante brasileiro conquistou medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) em Cluj-Napoca, na Romênia. Pedro Lucas Lanaro Sponchiado, de 17 anos, é de São Paulo. Desde 2012 o Brasil não conseguia um …

Violência toma conta da festas na França: 2 pessoas morreram

Pelo menos duas pessoas morreram e cerca de 300 foram detidas na sequência dos episódios de violência registrados na França, neste domingo (15), nas festas pela vitória da seleção francesa na Copa do Mundo de …

Nova Constituição de Cuba reconhecerá propriedade privada

Esboço de reforma apresentado em diário do Partido Comunista acena com mudanças profundas na política, judiciário, economia e sociedade cubanas. Comissão encarregada é liderada por ex-presidente Raúl Castro. O governo de Cuba revelou novos detalhes sobre …

Naufrágio do século XVI é encontrado na Flórida, mas seu tesouro pertence à França

Um naufrágio do século XVI, sobrevivente de uma das primeiras viagens europeias à América, foi descoberto na costa da Florida. O achado guarda tesouros que valem milhões de dólares, mas uma juíza americana determinou que a …