Há dinheiro “sujo” da Rússia escondido no Reino Unido

Krokodyl / Wikimedia

Embaixada russa em Londres

Em um relatório divulgado nesta segunda-feira (21), o comitê dos negócios estrangeiros do Parlamento britânico critica a lavagem de dinheiro russo feita em Londres.

De acordo com o relatório “O ouro de Moscou: corrupção russa no Reino Unido”, elaborado pelo comitê dos negócios estrangeiros do Parlamento britânico, há dinheiro “sujo” vindo da Rússia escondido e lavado no Reino Unido.

Esse dinheiro estaria prejudicando os esforços do governo britânico de manter uma política externa dura perante o Kremlin. É desta forma que o comitê considera que a segurança nacional britânica está abalada.

Além disso, o comitê critica o Executivo de Theresa May por permitir que seja colocado dinheiro “diretamente nas mãos de regimes que querem prejudicar o Reino Unido, seus interesses e seus aliados”, refere o Observador.

“O governo não pode olhar para o lado enquanto cleptocratas e violadores de direitos humanos usam a Cidade de Londres [centro financeiro britânico na capital inglesa] para lavar os fundos que adquiriram de forma errada e para contornar sanções”, lê-se no relatório, divulgado nesta segunda-feira (21).

O relatório refere que uma parte do capital russo escondido e lavado em Londres é utilizado para financiar as campanhas do presidente russo, Vladimir Putin, e “subverter” as normas internacionais.

“Apesar da retórica dura, o presidente Putin e seus aliados têm conseguido continuar seu business as usual (fazendo negócios como sempre), escondendo e lavando seus bens corruptos em Londres”, bens que, segundo o comitê, apoiam direta e indiretamente a campanha do presidente.

Segundo o The Guardian, os deputados pedem ao ministério dos Negócios Estrangeiros “que estabeleça uma estratégia coerente para a Rússia, que ligue claramente as ferramentas diplomáticas, militares e financeiras que o Reino Unido pode usar para combater a agressão do Estado russo”.

Os deputados lamentam que o governo permita que tudo continue “aberto para os negócios”, mesmo depois do escândalo pela suposta tentativa de assassinato no Reino Unido do ex-espião russo Sergei Skripal e sua filha, Yulia, que Londres atribuiu ao governo de Moscou.

No dia anterior, o deputado conservador Tom Tugendhat, presidente do comitê, já tinha escrito um artigo no Sunday Times no qual antevia críticas do relatório, ao falar em uma “resposta letárgica” aos avanços do Kremlin.

Mas as críticas não ficaram por aqui e foram para além do setor público, com o comitê criticando a firma britânica de advogados Linklaters, que acusa de estar “mergulhada na corrupção do Kremlin”, avança a Reuters.

Ciberia // EFE / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

A galáxia mais brilhante do Universo é “canibal”

A galáxia mais brilhante já descoberta no Universo, a W2246-0526, localizada na constelação Aquarius, devorou não duas, mas três das suas galáxias satélite, o que pode explicar sua forte luminosidade. De acordo com um novo artigo, …

Brasileiro Carlos Ghosn, presidente do grupo Renault-Nissan, é preso no Japão

O presidente do conselho de administração da Nissan Motor Co, o franco-brasileiro Carlos Ghosn, foi detido nesta segunda-feira em Tóquio em uma investigação das autoridades do Japão por supostas irregularidades em suas finanças pessoais, informou …

Talvez os neandertais não fossem tão brutos como se pensava

Apesar de vários esqueletos de neandertais terem sido encontrados com ferimentos graves na cabeça e no pescoço, um novo estudo sugere que não fossem tão violentos como se pensava. Na verdade, os níveis de lesões cranianas …

Raro berçário de tubarões nas águas profundas da Irlanda

Um raro viveiro de tubarões, com centenas de adoráveis tubarões-gato-de-boca-preta, foi descoberto nas frias e profundas águas da Irlanda, a 320 quilômetros a oeste da costa. Esse é o maior berçário de tubarões já encontrado …

Cientistas revelam nova razão que explica dependência do álcool

De acordo com um novo estudo, a dependência do álcool tem uma relação direta com as mudanças climáticas: quanto mais frio é o clima e menos incidência de sol, mais as pessoas tendem a consumir …

Cientistas encontraram pássaro que é três espécies em uma só

Cientistas encontraram um pássaro incomum na Pensilvânia, que guarda um incrível segredo genético: a toutinegra é o híbrido de três espécies diferentes de pássaros. Uma equipe de cientistas encontrou um pássaro incomum na Pensilvânia, cuja mãe …

Hitler abraçou uma menina judia; 85 anos depois, a foto foi a leilão

Uma foto de 1933 mostra o ditador nazista ao lado de uma menina de seis anos de idade cuja avó era judia. A imagem, com uma dedicatória assinada por Hitler, foi arrematada em leilão por …

No deserto mais seco do mundo, a chuva mata

No deserto mais seco e mais antigo da Terra, as coisas não funcionam da mesma maneira que em outros lugares. A água, por exemplo, não é uma bênção. No deserto do Atacama, no Chile, as …

CIA pensou em usar “soro da verdade” nos interrogatórios do 11 de setembro

O “Projeto Medicação” foi posto de lado em 2003, mas, até lá, os médicos da CIA estudaram a hipótese de substituir as violentas técnicas de interrogatório pelo uso de um “soro da verdade” que fizesse …

Distração de professora provoca ferimentos em 40 crianças na China

A distração de uma professora que se esqueceu de apagar uma luz ultravioleta em uma escola de Tianjin, perto de Pequim, causou ferimentos e queimaduras em mais de 40 crianças, informou nesta sexta-feira a imprensa …