Diretrizes secretas de censura do Facebook vazam em documento

rishibando / Flickr

-

Todo mundo sabe que todas as políticas de privacidade, segurança e remoção de conteúdo do Facebook estão disponíveis no site da rede social. Mas todo mundo também sabe que às vezes uma publicação e perfis que aparentemente estão de acordo com as regras somem e são excluídos repentinamente sem nenhuma explicação.

E são nessas situações que a gente se pergunta quais exatamente são os critérios utilizados na hora de censurar uma foto ou um vídeo em específico.

Um extenso documento interno obtido pelo jornal alemão Süddeutsche Zeitung parece ser a resposta para esse questionamento. Nele, são definidas todas as diretrizes da companhia, bem como detalhes sobre como os funcionários devem se portar em situações específicas.

(dr) Süddeutsche Zeitung

Fórmula "básica" utilizada pela rede social para definir o que é discurso de ódio e o que não. Difícil mesmo é entender o que são o que ela define por "categoria protegida"

Fórmula “básica” utilizada pela rede social para definir o que é discurso de ódio e o que não. Difícil mesmo é entender o que são o que ela define por “categoria protegida”

Por exemplo, há um capítulo dedicado única e exclusivamente aos discursos de ódio, com regras e critérios bastante complexos sobre como lidar com esse tipo de retórica. O Facebook não permite “ataques verbais” a uma “categoria protegida” de pessoas, diz o documento.

Ainda segundo os papéis, essas categorias são baseadas em uma série de fatores que incluem desde a orientação sexual da pessoa, até alguma deficiência física ou doença mais grave. Alguns grupos, inclusive, contam com subcategorias que recebem “proteção extra”, como por exemplo os menores de idade e idosos.

(dr) Süddeutsche Zeitung

Explicação de que medidas adotar e em quais situações é feita numa espécie de cartilha repleta de situações. Em cada item, o funcionário deve assinalar o que tem de ser excluído ou não

Explicação de que medidas adotar e em quais situações é feita numa espécie de cartilha repleta de situações. Em cada item, o funcionário deve assinalar o que tem de ser excluído ou não

As coisas começam a ficar complicadas, e um tanto quanto sombrias, nas partes finais do capítulo dedicado aos discursos de ódio. Nelas, o Facebook determina, por exemplo, que estão proibidas frases que contêm um palavrão seguido diretamente por uma afiliação religiosa, e usa como exemplo “malditos muçulmanos”.

O mesmo, entretanto, não é válido para a palavra “imigrantes”, já que eles são considerados pelo site um “grupo semiprotegido”.

De acordo com o diário alemão, são regras extremamente difíceis de compreender e que apenas dificultam a moderação do conteúdo que é publicado no Facebook.

À publicação, um funcionário anônimo que trabalha na equipe de moderação de conteúdo do Facebook em Berlim classificou as diretrizes como “torturantes”.

“As regras são praticamente impossíveis de entender. Certa vez disse ao meu superior: ‘isto é uma loucura. Esta foto está repleta de sangue e brutalidade, ninguém deveria ver isso’. E então ele me respondeu: ‘essa é a sua opinião. Você tem de parar e pensar no que o Facebook quer’. Eles querem que trabalhemos como robôs”.

(dr) Süddeutsche Zeitung

Facebook ainda define o que é e o que não é zoeira e o que deve ser feito para evitar bully

Facebook ainda define o que é e o que não é zoeira e o que deve ser feito para evitar bully

Procurado pelo pessoal do Digital Trends, o Facebook não se manifestou sobre a veracidade do documento, tampouco comentou as alegações do funcionário.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Jogos de cartas: o passatempo favorito de muitas pessoas

A sorte, o blefe, a convivência com os amigos e as vitórias inesperadas e saborosas, tornam os jogos de cartas populares em todo o mundo. Nos Estados Unidos, uma pesquisa recente mostra que “quatro em cada …

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …