Documentos confidenciais da Tesla, SpaceX e Boeing vazam na internet

Documentos confidenciais de empresas como Tesla, SpaceX, Boeing e Lockheed Martin vazaram nesta semana após uma parceira de fabricação, a Visser Precision, sofrer um ataque de ransomware.

O incidente foi confirmado pela empresa e envolve a criptografia de arquivos internos da companhia, com os hackers ameaçando vazar os dados caso um valor não revelado deixe de ser pago.

Aparentemente, o resgate jamais aconteceu, o que levou uma série de arquivos com segredos corporativos e, possivelmente, até governamentais, a vazarem na internet. De acordo com as informações da Emsisoft, empresa responsável pela descoberta do vazamento, uma lista de arquivos pertencente à Visser foi publicada na superfície da web e contém diferentes citações às empresas atingidas.

De acordo com os especialistas, os documentos avaliados, em sua maioria, se tratam de acordos de confidencialidade entre a fabricante de componentes de alta precisão e companhias como Tesla e SpaceX.

Outro arquivo traz os esquemas parciais de uma antena para mísseis, fabricada pela Lockheed Martin, possivelmente ligados a trabalhos junto às Forças Armadas dos Estados Unidos. E estes seriam apenas os primeiros vazamentos, com o responsável pela publicação afirmando ter mais arquivos para liberar publicamente.

O ransomware DoppelPaymer seria o responsável pela infecção, continuando uma campanha de utilização em grande escala que também já atingiu a petrolífera mexicana Pemex e o governo do Chile. Os detalhes sobre o caso da Visser, em si, não foram revelados, mas anteriormente casos de ataques direcionados já levaram a pedidos de pagamento na casa dos US$ 2,3 milhões.

De acordo com os especialistas, uma das particularidades do malware é o fato de ele nem mesmo avisar aos infectados que seus dados poderão ser vazados. Em vez disso, o ransomware age como qualquer outra praga de sua categoria, criptografando e impedindo o acesso às informações até que o pagamento, normalmente feito em criptomoedas, seja entregue a uma carteira específica.

Segundo a Emsisoft, entretanto, os atacados muitas vezes só ficam sabendo que seus dados não apenas foram bloqueados, como também interceptados por hackers, uma vez que descobrem a publicação deles fora de seus sistemas. Seria, de acordo com os responsáveis pela descoberta, um caminho muito mais lucrativo do que o simples bloqueio, principalmente quando se fala de documentos confidenciais como os comprometidos neste caso.

A Visser divulgou uma breve nota confirmando o roubo das informações e o fato de ter sido alvo de um ataque, que está sendo investigado e não teria interrompido as operações e contratos da fabricante. Também em comunicado, a Lockheed Martin disse estar seguindo protocolos padrão para lidar com incidentes desse tipo, e que trabalha ao lado da parceira na apuração dos fatos. Tesla e SpaceX não se pronunciaram sobre o assunto.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

As vovós que lutam pela democracia na Polônia

Idosas polonesas organizam protestos regulares contra erosão da democracia no país, governado por partido ultraconservador. "Não sou capaz de ficar tranquila em casa, cada violação dos direitos me dói", diz aposentada. Clima de fim de expediente …

Coruja super rara dá o ar da graça depois de 125 anos

A coruja rajá de Bornéu (Otus brookii brookii) é uma espécie tão pequena que apenas seu tamanho já tornaria sua identificação mais complexa. Nativa do Sudeste da Ásia e com peso médio de apenas 100 gramas, …

Nintendo bate todos os recordes de lucros com videogames durante a pandemia

A Nintendo apresentou resultados recordes para o ano fiscal de 2020/21 encerrado em 31 de março, impulsionada pela mania global dos videogames em tempos de pandemia, mas o grupo japonês não espera repetir essa …

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

Médicos no Canadá têm deparado com pacientes que apresentam sintomas semelhantes aos da doença de Creutzfeldt-Jakob, um mal raro e fatal que ataca o cérebro. Mas quando resolveram investigar o mal em mais detalhe, o …

Governador do Rio diz que operação que terminou com 25 mortos foi ação de 'inteligência'

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, afirmou que a operação da Polícia Civil realizada no Jacarezinho foi "ação pautada e orientada por longo e detalhado trabalho de inteligência e investigação".  A operação terminou com …

Butantan diz que ataques de Bolsonaro à China afetam vacinas

Presidente insinuou que chineses, principais fornecedores de matéria-prima para imunizantes ao Brasil, criaram vírus como parte de "guerra química". "Essas declarações têm impacto", diz diretor do Instituto Butantan. A direção do Instituto Butantan e o governador …

Fotos da última sessão de Kurt Cobain são vendidas como NFT

As imagens da última sessão de fotos da vida do compositor e cantor Kurt Cobain irão a leilão em formato de token não-fungível, os célebres NFTs. O anúncio foi feito por Jesse Frohman, fotógrafo por trás …

EUA, França e Rússia apoiam quebra de patentes contra a Covid-19, mas laboratórios resistem

A ideia de suspender as patentes da fabricação de vacinas contra a Covid-19 continuou a ganhar apoio em todo o mundo nesta quinta-feira, após o impulso inicial dado Estados Unidos. Porém, os laboratórios resistem, …

Descoberta a evidência mais antiga de atividade humana

Uma das atividades mais antigas de humanos foi identificada em uma caverna na África do Sul. Uma equipe de geólogos e arqueólogos encontrou evidências de que nossos ancestrais estavam fazendo fogo e ferramentas na Caverna …

Jeff Bezos: os planos do homem mais rico do mundo para voo espacial turístico

O fundador da Amazon, Jeff Bezos, afirma que está pronto para levar pessoas ao espaço. A empresa Blue Origin, do empresário americano detentor de uma fortuna estimada em R$ 1 trilhão, diz que lançará uma tripulação …