Documentos confidenciais da Tesla, SpaceX e Boeing vazam na internet

Documentos confidenciais de empresas como Tesla, SpaceX, Boeing e Lockheed Martin vazaram nesta semana após uma parceira de fabricação, a Visser Precision, sofrer um ataque de ransomware.

O incidente foi confirmado pela empresa e envolve a criptografia de arquivos internos da companhia, com os hackers ameaçando vazar os dados caso um valor não revelado deixe de ser pago.

Aparentemente, o resgate jamais aconteceu, o que levou uma série de arquivos com segredos corporativos e, possivelmente, até governamentais, a vazarem na internet. De acordo com as informações da Emsisoft, empresa responsável pela descoberta do vazamento, uma lista de arquivos pertencente à Visser foi publicada na superfície da web e contém diferentes citações às empresas atingidas.

De acordo com os especialistas, os documentos avaliados, em sua maioria, se tratam de acordos de confidencialidade entre a fabricante de componentes de alta precisão e companhias como Tesla e SpaceX.

Outro arquivo traz os esquemas parciais de uma antena para mísseis, fabricada pela Lockheed Martin, possivelmente ligados a trabalhos junto às Forças Armadas dos Estados Unidos. E estes seriam apenas os primeiros vazamentos, com o responsável pela publicação afirmando ter mais arquivos para liberar publicamente.

O ransomware DoppelPaymer seria o responsável pela infecção, continuando uma campanha de utilização em grande escala que também já atingiu a petrolífera mexicana Pemex e o governo do Chile. Os detalhes sobre o caso da Visser, em si, não foram revelados, mas anteriormente casos de ataques direcionados já levaram a pedidos de pagamento na casa dos US$ 2,3 milhões.

De acordo com os especialistas, uma das particularidades do malware é o fato de ele nem mesmo avisar aos infectados que seus dados poderão ser vazados. Em vez disso, o ransomware age como qualquer outra praga de sua categoria, criptografando e impedindo o acesso às informações até que o pagamento, normalmente feito em criptomoedas, seja entregue a uma carteira específica.

Segundo a Emsisoft, entretanto, os atacados muitas vezes só ficam sabendo que seus dados não apenas foram bloqueados, como também interceptados por hackers, uma vez que descobrem a publicação deles fora de seus sistemas. Seria, de acordo com os responsáveis pela descoberta, um caminho muito mais lucrativo do que o simples bloqueio, principalmente quando se fala de documentos confidenciais como os comprometidos neste caso.

A Visser divulgou uma breve nota confirmando o roubo das informações e o fato de ter sido alvo de um ataque, que está sendo investigado e não teria interrompido as operações e contratos da fabricante. Também em comunicado, a Lockheed Martin disse estar seguindo protocolos padrão para lidar com incidentes desse tipo, e que trabalha ao lado da parceira na apuração dos fatos. Tesla e SpaceX não se pronunciaram sobre o assunto.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

NVIDIA e Stefanini anunciam que desenvolverão Inteligência Artificial no Brasil

A Nvidia Enterprise e a Woopi, empresa do Grupo Stefanini focada em Inteligência Artificial (IA) anunciaram nesta quarta-feira (24) uma parceria para desenvolver soluções de IA e processamento de linguagem natural. E o primeiro projeto …

250 mil mortos por covid no Brasil: o que significa esse número

O Brasil acumula um quarto de milhão de mortes por covid-19, às vésperas de se completar um ano desde o primeiro caso de coronavírus ter sido identificado no país. Segundo as contas do consórcio de imprensa …

Na diplomacia das vacinas, Israel troca imunizante por reconhecimento de Jerusalém como capital

No combate à Covid-19, Israel é exemplo mundial. A metade da população do Estado hebreu já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra o coronavírus e um terço está completamente imunizada, com as …

"Subestimar Rússia de Putin é sempre um erro", diz indicado de Biden para chefiar CIA

Nesta quarta-feira (24), William Burns, o indicado do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para o cargo de diretor da CIA, disse que subestimar a Rússia é sempre um erro e acusou a China de …

Chinês é condenado a pagar indemnização à ex-mulher por trabalho doméstico

Um tribunal na China ordenou um homem a pagar compensações a sua ex-esposa pelo trabalho doméstico realizados por ela durante os cinco anos em que estiveram casados, segundo divulgou a imprensa chinesa nesta quarta-feira (24/02). O …

Oceano Atlântico cresce e Pacífico encolhe. Ciência tem nova resposta para fenômeno

Durante a era paleozoica, entre 200 a 540 milhões de anos atrás, o planeta Terra possuía somente um único e imenso continente – a Pangeia, rodeada por um único oceano, intitulado Pantalassa. Depois de uma série …

Um acelerador de partículas cósmico, muito mais poderoso do que o LHC foi descoberto no espaço

Cientistas rastrearam uma partícula fantasma para uma estrela despedaçada e descobriram um gigantesco acelerador de partículas cósmico. A partícula subatômica, chamada de neutrino, foi lançada em direção à Terra depois que a estrela condenada chegou muito …

Mulher de 'El Chapo' Guzmán é presa nos EUA acusada por narcotráfico

Foi presa nesta segunda-feira (22/02) nos Estados Unidos Emma Coronel Aispuro, 31, mulher de Joaquín "El Chapo" Guzmán, ex-líder do cartel de drogas mexicano Sinaloa. Aispuro, que tem cidadania mexicana e americana, foi presa no aeroporto …

Gana é o primeiro país do mundo a receber vacinas do programa Covax, da OMS

Gana recebeu nesta quarta-feira o primeiro lote mundial de vacinas financiadas pelo programa Covax, que proporciona aos países de renda baixa e média as primeiras doses de fármacos antiCovid. Os imunizantes foram enviados de …

Variante da Califórnia parece ser mais contagiosa e resistente a vacinas, aponta estudo

Um novo estudo confirma que a mutação do SARS-CoV-2 na Califórnia, EUA, é mais contagiosa e mais resistente a vacinas, embora a escala de sua ameaça ainda não esteja clara. Uma variante descoberta pela primeira vez …