É o fim. Mars One, startup para colonização de Marte, confirma falência

MarsOneProject / Facebook

A Mars One, startup que tinha como objetivo criar a primeira colônia humana para colonizar Marte, está oficialmente fora de órbita.

A Mars Ventures — a divisão da do projeto Mars One que visava lucros — declarou falência no final de janeiro, mas ninguém da empresa avisou o público sobre o pedido, que foi descoberto apenas este mês por um editor do Reddit.

Criada por Bas Lansdorp, a Mars One era dividida em dois setores principais: a Mars One Foundation (uma entidade sem fins lucrativos) e a Mars One Venture — essa última declarada falida pelo governo Suíço no dia 15 de janeiro deste ano, quando possuía um valor estimado de U$100 milhões.

Já o braço britânico da empresa, Mars One Ventures PLC, ainda não declarou falência oficial, mas está listada como uma empresa dormente e com menos de £ 20 mil em seus cofres.

Quando iniciou o projeto, a ideia de Lansdorp era montar a primeira colônia em Marte não com fundos do governo ou de parceiros bilionários, mas com financiamentos de estúdios de TV para todo o projeto, e todo o processo de colonização do Planeta Vermelho seria televisionado como um grande reality show.

A empresa já tinha até iniciado o projeto escolhendo quem seriam as pessoas que participariam do projeto, fazendo pequenos documentários sobre elas e vendendo para emissoras de TV que haviam entrado no hype.

A última notícia divulgada pela empresa foi em julho do ano passado, quando a Mars One conseguiu assegurar um investimento de US$ 14 milhões com a Phoenix Enterprises.

O dinheiro seria usado para pagar taxas de licenciamento, recolocar a Mars One Ventures na bolsa de valores de Frankfurt e continuar com a seleção dos primeiros colonizadores – algo que incluiu levar os possíveis candidatos para mostrar suas habilidades sobrevivendo sozinhos no deserto durante alguns dias.

Desde o começo, o projeto Mars One foi visto com desconfiança, principalmente por causa das diferenças de cifras existentes entre o que normalmente é investido em um reality show e na quantia necessária para se enviar um grupo de astronautas a Marte.

Além disso, pesquisadores do renomado MIT acreditavam que, se o plano seguisse até o fim, o projeto mataria seus colonizadores em questão de dias no novo planeta.

Já sobre a Mars One Foundation, Lansdorp afirma que ainda está operando, mas que poderá também ser finalizada caso não consiga investimentos adicionais.

Ciberia // CanalTech / Engadget

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estão são as atividades mais e menos arriscadas para espalhar Covid-19

Quando falamos em pegar Covid-19 cada atividade traz um risco diferente. É o que nos mostra esse admirável infográfico (que traduzimos a seguir) recentemente compartilhando pelo Twitter do Information is Beautiful (Informação é linda, em …

Android gerou receitas equivalentes a 2% do PIB brasileiro em 2019, diz estudo

Um levantamento feito pela consultoria Bain & Company apontou que o Android gerou receitas estimadas em R$ 136 bilhões ao mercado brasileiro. Isso aconteceu a partir de empresas diretamente envolvidas no ecossistema do sistema operacional móvel …

Eleições regionais na Itália são um teste para governo diante de avanço da Liga de Salvini

Apesar do novo avanço de contaminações de Covid-19, a Itália organiza neste domingo e segunda-feira eleições municipais e regionais. Os eleitores também são convocados para se pronunciar em um referendo nacional sobre a redução …

Documentos secretos dos EUA expõem grandes bancos

Arquivos do Departamento do Tesouro americano revelam que algumas das maiores instituições financeiras do mundo facilitaram por anos lavagem de dinheiro. Valor suspeito movimentado chega a 2 trilhões de dólares. Milhares de documentos secretos do governo …

Estudo confirma que animais e humanos podem transmitir SARS-CoV-2 entre si

Cientistas neerlandeses examinaram grupos de animais e humanos de 16 fazendas de martas nos Países Baixos, descobrindo que houve infeção entre eles. Um estudo realizado em 16 fazendas de martas nos Países Baixos confirma que o …

Uma imensidão de novos mundos podem conter vida após essa nova descoberta

Pesquisadores observaram um planeta gigante orbitando sua estrela, uma anã branca, pela primeira vez. É a mais forte evidência até o momento de que planetas conseguem sim sobreviver a morte violenta de suas estrelas-mãe. A estrela …

Covid-19 vira “oportunidade" para golpistas na internet

Incertezas sobre os sintomas, alta contagiosidade, milhares de mortes no mundo. Ao atingir em cheio o medo das pessoas, o coronavírus se tornou uma “oportunidade" para golpistas na internet, que se aproveitam da ansiedade …

Trump ofereceu perdão a Assange em troca de fonte de e-mails vazados, diz advogada

Advogada de Assange afirmou que administração Trump ofereceu liberdade para o fundador do WikiLeaks caso ele revelasse a fonte por trás dos vazamentos de e-mails do Partido Democrata dos EUA. A oferta teria sido feita através …

Estudo mostra material especial que pode ser usado em construções em Marte

A NASA planeja levar humanos novamente à Lua com o programa Artemis a partir de 2024, que irá contribuir para a realização de futuras visitas a Marte. E Elon Musk é um entusiasta da ideia …

YouTube, Facebook: redes sociais bloqueiam contas de pesquisadores de maconha medicinal

No final do ano passado o uso medicinal da maconha foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e legalizado no Brasil. A lei, que beneficia a saúde de milhares de pessoas que sofrem com …