É o fim. Mars One, startup para colonização de Marte, confirma falência

MarsOneProject / Facebook

A Mars One, startup que tinha como objetivo criar a primeira colônia humana para colonizar Marte, está oficialmente fora de órbita.

A Mars Ventures — a divisão da do projeto Mars One que visava lucros — declarou falência no final de janeiro, mas ninguém da empresa avisou o público sobre o pedido, que foi descoberto apenas este mês por um editor do Reddit.

Criada por Bas Lansdorp, a Mars One era dividida em dois setores principais: a Mars One Foundation (uma entidade sem fins lucrativos) e a Mars One Venture — essa última declarada falida pelo governo Suíço no dia 15 de janeiro deste ano, quando possuía um valor estimado de U$100 milhões.

Já o braço britânico da empresa, Mars One Ventures PLC, ainda não declarou falência oficial, mas está listada como uma empresa dormente e com menos de £ 20 mil em seus cofres.

Quando iniciou o projeto, a ideia de Lansdorp era montar a primeira colônia em Marte não com fundos do governo ou de parceiros bilionários, mas com financiamentos de estúdios de TV para todo o projeto, e todo o processo de colonização do Planeta Vermelho seria televisionado como um grande reality show.

A empresa já tinha até iniciado o projeto escolhendo quem seriam as pessoas que participariam do projeto, fazendo pequenos documentários sobre elas e vendendo para emissoras de TV que haviam entrado no hype.

A última notícia divulgada pela empresa foi em julho do ano passado, quando a Mars One conseguiu assegurar um investimento de US$ 14 milhões com a Phoenix Enterprises.

O dinheiro seria usado para pagar taxas de licenciamento, recolocar a Mars One Ventures na bolsa de valores de Frankfurt e continuar com a seleção dos primeiros colonizadores – algo que incluiu levar os possíveis candidatos para mostrar suas habilidades sobrevivendo sozinhos no deserto durante alguns dias.

Desde o começo, o projeto Mars One foi visto com desconfiança, principalmente por causa das diferenças de cifras existentes entre o que normalmente é investido em um reality show e na quantia necessária para se enviar um grupo de astronautas a Marte.

Além disso, pesquisadores do renomado MIT acreditavam que, se o plano seguisse até o fim, o projeto mataria seus colonizadores em questão de dias no novo planeta.

Já sobre a Mars One Foundation, Lansdorp afirma que ainda está operando, mas que poderá também ser finalizada caso não consiga investimentos adicionais.

Ciberia // CanalTech / Engadget

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Quarentena em todo o mundo deixou a crosta terrestre mais "silenciosa"

As medidas de isolamento social adotadas para conter o novo coronavírus (SARS-CoV-2) estão deixando a Terra mais silenciosa - ao menos para os “ouvidos” sensíveis dos sismógrafos. É que as atividades humanas, tais como a circulação …

UE teme que política autoritária adotada na Hungria por causa do coronavírus tenha efeito dominó no bloco

Em nome da luta contra o novo coronavírus, a Hungria estabeleceu estado de emergência e concedeu poderes ilimitados ao governo de Viktor Orbán. A Europa condena o uso político da pandemia da Covid-19 e …

Grécia põe campo de refugiados em quarentena após infeção

Autoridades confirmam ao menos 20 infecções, todas sem sintomas. Exames foram feitos após uma mulher que deu à luz ter testado positivo para o novo coronavírus no hospital. A Grécia colocou em quarentena o campo de …

Bactérias em rochas a 6 km de profundidade no Pacífico reacendem esperanças de vida em Marte

Bactérias unicelulares recém-descobertas nas profundezas marinhas deram aos investigadores pistas sobre como podem encontrar vida em Marte. A novidade científica foi anunciada hoje (2) no portal SciTechDaily em um artigo da Universidade de Tóquio, Japão. Estas …

JK Rowling lança portal do Harry Potter e salva quarentena mundial

A saga de ‘Harry Potter’ acabou faz muito tempo e conquistou milhões de fãs ao redor de todo o mundo. E nesse momento de quarentena, quem poderia esquecer do bruxinho mais famoso da cultura pop? Quem …

Potência agrícola da Europa, Itália enfrenta falta de mão de obra para manter cadeia produtiva de alimentos

“Existe o risco de escassez de alimentos no mercado mundial, devido a perturbações derivadas da COVID-19 no comércio internacional e nas cadeias de suprimentos” . Este foi o alarme lançado na quarta-feira (1) em …

"Gangue" de cabras selvagens toma conta das ruas de uma cidade britânica em quarentena

Um rebanho de cabras selvagens simplesmente tomou as ruas desertas de Llandudno, no País de Gales, enquanto seus residentes ficam dentro de casa para limitar a propagação do coronavírus. O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, …

Floresta tropical de mais de 90 milhões de anos é descoberta na Antártica

Os restos do que outrora teria sido uma floresta tropical na Antártica foram descobertos em uma amostra de gelo obtida no continente congelado. A floresta, que existiu há 90 milhões anos, quando os dinossauros ainda habitavam …

Há uma mensagem codificada no rover Perseverance, que será enviado a Marte

Em breve, a missão Mars 2020 levará, no rover Perseverance, três chips com os nomes de 10.932.295 pessoas ao Planeta Vermelho. Uma foto da placa onde os chips estão anexados foi divulgada, mas o que …

Brasil ruma para "tempestade perfeita" em meio a pandemia

Abril teria sido um mês ocupado para os hospitais brasileiros, de qualquer modo: enquanto a população ainda enfrentas o vírus da dengue, a estação da gripe vai começar a se manifestar. Em 2020, porém, o …