Embaixadora dos EUA na ONU confirma que deixará o cargo

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Nikki Haley, confirmou nesta terça-feira (9) que deixará o cargo ao término deste ano e explicou que chegou o momento de “dar um passo para o lado”.

“É importante que os funcionários saibam quando é preciso dar um passo para o lado”, disse a diplomata em pronunciamento ao lado do presidente americano, Donald Trump, no Salão Oval da Casa Branca.

Haley elogiou a dureza com a qual o governante tratou a ONU em algumas ocasiões, o que, segundo ela, levou a organização a se tornar “mais forte e mais eficiente”.

De acordo com a diplomata, o tom duro da Casa Branca levou o país a ser “forte outra vez”, algo pelo qual “todos os americanos deveriam se sentir orgulhosos”.

A embaixadora citou como exemplo da firmeza do governo Trump a decisão de transferir a embaixada em Israel de Tel Aviv para Jerusalém, uma medida criticada pela comunidade internacional. “Colocaremos nossas embaixadas onde quisermos colocá-las”, argumentou a diplomata, com tom provocativo.

Aos 46 anos, Haley atribuiu sua decisão de sair à grande “intensidade” profissional à qual se submeteu nos últimos oito anos, não apenas como embaixadora na ONU, posto ao qual chegou em janeiro de 2017, mas também como governadora da Carolina do Sul.

“Fui governadora durante seis anos e tivemos que lidar com um furacão, uma inundação, um tiroteio numa igreja e outro numa escola, e depois me incorporei (à ONU) e foram dois anos de Irã, Coreia do Norte. Foi um período intenso“, detalhou.

Haley se comprometeu a não deixar o cargo antes do fim do ano para garantir que “tudo estará em seu lugar” quando chegar a hora da substituição.

A respeito do futuro, a diplomata afirmou que ainda não sabe o que fará, mas disse que não pensa em se candidatar às eleições presidenciais de 2020.

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Ouvir músicas de Natal repetidamente é prejudicial à saúde

O Natal é, para a maioria das pessoas, uma das épocas festivas mais especiais do ano. No entanto, se por um lado desperta felicidade, por outro também é capaz de causar ódios de estimação – …

Dispositivo transforma fezes em gás de cozinha para populações de baixa renda

Usar o banheiro pode parecer a coisa mais natural do mundo, mas para algumas pessoas isso é um verdadeiro luxo. Era essa a realidade da população de Jalpatagua, na Guatemala. As pessoas da comunidade eram obrigadas …

No Zimbábue, os avós são a cura para a depressão

No Zimbábue, a depressão é chamada de “kufungisisa”, que significa “pensar demais”. Na tentativa de combater o reduzido número de psiquiatras e psicólogos na região, foi criado um programa da saúde mental inovador: o Friendship …

Trump ameaça fechar fronteira com o México

O presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou nesta quinta-feira (18) fechar a fronteira entre os Estados Unidos e o México, numa altura em que milhares de imigrantes atravessam a pé vários países da América Central na …

Reino Unido está em risco de sofrer um enorme ciberataque

Enquanto que o Centro Nacional britânico para a Cibersegurança (NCSC) tem lidado com mais de dez ciberataques por semana nos últimos anos, acredita-se que algo maior está prestes a acontecer. O CEO do Centro Nacional britânico …

TSE pede clima de paz nas campanhas de Haddad e Bolsonaro

A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, se reuniu nesta quarta-feira com representantes das candidaturas de Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL) para discutir a difusão massiva de notícias falsas e …

Meteorito atinge edifício no Japão

De acordo com cientistas do Museu Nacional de Ciências Naturais do Japão, foi confirmado o primeiro caso, em 15 anos, de um meteorito que atingiu um edifício no país. O meteorito tem mais de 4 …

Empresários gastariam até R$ 12 milhões para impulsionar notícias falsas a favor de Bolsonaro

Um grupo de empresários – entre eles Luciano Hang, dono da Havan – estaria contratando empresas para disparar fake news (notícias falsas) contra o PT para a campanha de Jair Bolsonaro (PSL). A prática é …

Carne podre e cadáveres que explodem por falta de eletricidade na Venezuela

Em Maracaibo, na Venezuela, a energia elétrica falta constantemente. Nos mercados, há carne podre à venda, mas ainda assim a procura aumenta. Por quê? “O que fazer, se é mais barato?” A Venezuela atravessa, desde 2014, …

Abuso de poder econômico: PT pede inegibilidade da chapa de Bolsonaro

A campanha do candidato a presidente Fernando Haddad (PT) entrou com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio da qual pede que Jair Bolsonaro (PSL) e seu vice …