À noite na Espanha, a parada do ônibus é onde as mulheres quiserem

Paradas “sob demanda”, “intermediárias” ou “antiassédio” são os diferentes nomes que a iniciativa recebeu nas cidades que estudam colocá-la em vigor nas linhas noturnas.

É noite e uma mulher pede ao motorista do ônibus para descer fora do ponto para ficar mais perto de casa. Isso já ocorre em Vigo, no norte da Espanha, e em breve acontecerá também em outras cidades do país para reduzir o risco de assédio e agressões que elas costumam sofrer.

O objetivo é fazer com que as mulheres se sintam um pouco mais seguras na volta para casa de madrugada depois do trabalho ou de uma festa, normalmente com certo medo de sofrer algum tipo de assédio ou agressão se estão sozinhas.

Desde fevereiro, este sistema funciona na cidade de Vigo, onde é aplicado a partir das 22h30 em todas as linhas urbanas que prestam o serviço noturno.

O prefeito Abel Caballero detalhou ao informar sobre a medida que as mulheres que pedissem a parada fora do ponto deveriam ficar na parte dianteira do veículo e descer pela porta mais próxima ao motorista.

Já em Bilbao, também no norte da Espanha, a prefeitura aprovou por unanimidade no final de janeiro o novo regulamento do Bilbobus, que incorpora “paradas intermediárias” noturnas para prevenir abusos e agressões machistas.

Dada a boa recepção entre os usuários, outras duas cidades do País Basco, como San Sebastián e Vitoria-Gasteiz, estão estudando medidas similares.

Barcelona, a segunda maior cidade da Espanha, pode ser a próxima a colocar em prática a ideia, já que a região metropolitana aprovou no final de fevereiro uma proposta sobre as “parada sob demanda”.

Em Zaragoza o projeto é estudado dentro do plano de mobilidade urbana do governo. Os exemplos de interesse nesta forma de prevenir abusos são vários e estão se espalhando por todo o país.

Recentemente, a porta-voz adjunta do partido Esquerda Unida na prefeitura de Sevilla, Eva Oliva, disse que pedirá na próxima reunião a implantação de “paradas antiassédio”. Os desafios passam, porém, por evitar que os ônibus virem táxis e não acabem prejudicando o serviço com muitas paradas.

A quantidade de vítimas de violência sexual cresceu na Espanha nos últimos anos e superou os 150 mil casos em 2017, de acordo com dados do Observatório Contra a Violência Doméstica e de Gênero do Conselho Geral do Poder Judicial.

Em 1998, foram criados planos plurianuais de Ação Contra a Violência de Gênero, seguidos em 2003 pela Ordem de Proteção às Vítimas de Violência Doméstica e, em 2004, foi implantada a Lei de Medidas de Proteção Integral contra a Violência Sexual.

Em setembro do ano passado, o parlamento espanhol aprovou um Pacto de Estado Contra a Violência Sexual, que inclui uma estratégia de maior sensibilização ao problema e fundos para novas medidas legais.

O acordo conta com 200 medidas para prevenir a violência e uma verba de 1 bilhão de euros (pouco mais de R$ 4 bilhões) durante cinco anos para sua aplicação.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …