Esta massiva galáxia antiga não deveria existir, de acordo com astrônomos

NRAO/AUI/NSF, S. Dagnello

Uma galáxia massiva similar à Via Láctea desafia a compreensão da formação de galáxias por astrofísicos. Estudo publicado na Nature revela que o sistema surgiu 1,5 bilhões de anos após o Big Bang, sendo o mais antigo desse tipo já identificado.

A galáxia massiva de quando o Universo tinha aproximadamente 10% da idade atual não deveria ter existido, de acordo com astrônomos. Ela surgiu bem antes do que preveem os modelos tradicionais de formação desse tipo de galáxia. No nosso Universo de 13,8 bilhões de anos a maior parte das galáxias se formou gradualmente atingindo sua grande massa relativamente tarde.

A equipe de Marcel Neeleman, usou o telescópio Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), no Chile, para descobrir a galáxia DLA0817g, apelidada Disco Wolfe em homenagem ao astrônomo falecido Arthur Wolfe. Esse é o sistema em forma de disco mais distante já observado e gira a velocidade de 272 quilômetros por segundo, semelhante à Via Láctea.

De acordo com o aturo líder do estudo, Marcel Neeleman, pesquisador do Instituto Max Planck de Astronomia, na Alemanha, estudos sugeriam a existência dessas galáxias em rotação ricas em gás, mas graças ao ALMA foi possível encontrar evidências sem ambiguidade de que elas ocorreram tão cedo quanto o Disco Wolfe.

Simulações de formação de galáxias preveem que galáxias massivas, nesse período inicial da evolução do universo, cresciam por meio da fusão de diversas galáxias menores e aglomerados quentes de gás. Essas fusões tornam difícil a formação de discos frios em rotação e bem ordenados como o observado, de acordo com Neeleman.

Na maioria dos cenários de formação de galáxias, elas começam a apresentar discos bem formados por volta de 6 bilhões de anos após o Big Bang. Portanto, a presença dessa galáxia em período tão inicial do Universo indica que deve ter ocorrido outro processo.

Para descobrir mais sobre a formação de estrelas no sistema, a equipe usou também o Karl G. Jansky Very Large Array (VLA), da Fundação Nacional de Ciência, e o Telescópio Espacial Hubble, da Nasa. No Disco Wolfe a taxa de formação de estrelas é pelo menos dez vezes maior do que na nossa galáxia. O coautor do artigo J. Xavier Prochaska considera que essa deve ser uma das galáxias em forma de disco do início do Universo mais produtivas.

Os pesquisadores acreditam que o Disco Wolfe tenha crescido principalmente pelo acúmulo constante de gás frio. Mas, de acordo com Prochaska, resta saber como formar uma massa de gás tão grande mantendo o disco rotativo relativamente estável.

O ALMA descobriu o Disco Wolfe em 2017. A equipe de Neeleman encontrou a galáxia enquanto examinava a luz de um quasar mais distante, que era absorvida por enorme reservatório hidrogênio em torno da galáxia. Esse método de absorção permite encontrar galáxias menos brilhantes e mais “normais” do período inicial do Universo.

Observações mais recentes mostraram que a galáxia está girando. Como o método de descoberta indica que o Disco Wolfe faz parte do grupo normal de galáxias do início do Universo, os astrônomos acreditam que esses sistemas em rotação no período não são tão raros e deve existir muito mais.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Coronavírus na Coreia do Norte: Kim Jong-un declara 'sucesso brilhante' no combate à pandemia e zero casos

O líder norte-coreano Kim Jong-un elogiou o "sucesso brilhante" de seu país ao enfrentar a pandemia de covid-19, segundo a agência de notícias estatal KCNA. Falando em uma reunião do Politburo, Kim disse que o …

Bolsonaro veta uso obrigatório de máscaras em comércio, templos e repartições públicas

Presidente alegou que uso de máscaras em locais fechados pode ser classificado como "violação de domicílio" e vetou trecho que obrigava o poder público a fornecer máscaras para a população mais pobre. O presidente Jair Bolsonaro …

Novos hábitos devem fazer parte da vida das sociedades no pós-pandemia, dizem especialistas

Enquanto a vacina que poderá conter a disseminação do novo coronavírus não sai, o mundo seguirá lavando as mãos. exaustivamente, abusando do álcool gel (ou de desinfetantes poderosos), caprichando na limpeza de tudo o …

Coroas de buracos negros supermassivos podem ser fonte de "partículas fantasmas"

Nas profundezas do gelo antártico, estão enterrados mais de 5.000 sensores de luz, que fazem parte do Observatório IceCube, um detector de neutrinos. Em 2018, este observatório recebeu a atenção da comunidade científica de todo …

Partícula exótica nunca vista antes é descoberta no CERN

Cientistas trabalhando no Grande Colisor de Hádrons (LHC) observaram uma partícula exótica composta de quatro quarks charm. Essa é provavelmente a primeira descoberta de uma classe de partículas jamais observada pelos físicos. O quark é uma …

Lava Jato denuncia José Serra por lavagem de dinheiro

Ministério Público Federal acusa senador de ter recebido pagamentos indevidos da Odebrecht através de contas no exterior. Verônica Serra, filha do político, também é denunciada. A força-tarefa da Operação Lava-Jato em São Paulo denunciou nesta sexta-feira …

'Morra quem morrer', diz prefeito na Bahia ao decretar reabertura do comércio

O prefeito da cidade de Itabuna (BH), Fernando Gomes, declarou em vídeo divulgado nas redes sociais que autorizará reabertura de estabelecimentos comerciais em 9 de julho. Ao anunciar a implementação do decreto que autorizará reabertura do …

Édouard Philippe, premiê francês, pede demissão e deixa cargo após três anos

O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, apresentou sua demissão nesta sexta-feira (3) ao presidente Emmanuel Macron, que aceitou o pedido. O anúncio foi feito nesta manhã pela assessoria do palácio do Eliseu, a sede da …

Crânio achado em tumba submarina revela aparência de homem da Idade da Pedra

Oscar Nilsson, um artista forense sueco, reconstruiu virtualmente a aparência de um homem da Idade da Pedra, cujo crânio sem mandíbula foi encontrado em uma estaca dentro de uma tumba submarina de aproximadamente oito mil …

Alemanha quer eliminar extremismo de direita de tropa de elite

Com reforma, Ministério da Defesa alemão pretende "apertar o botão de reset" no KSK, unidade de elite das Forças Armadas abalada por escândalos sobre envolvimento de seus membros com extremismo de direita. A ministra alemã da …