Esta massiva galáxia antiga não deveria existir, de acordo com astrônomos

NRAO/AUI/NSF, S. Dagnello

Uma galáxia massiva similar à Via Láctea desafia a compreensão da formação de galáxias por astrofísicos. Estudo publicado na Nature revela que o sistema surgiu 1,5 bilhões de anos após o Big Bang, sendo o mais antigo desse tipo já identificado.

A galáxia massiva de quando o Universo tinha aproximadamente 10% da idade atual não deveria ter existido, de acordo com astrônomos. Ela surgiu bem antes do que preveem os modelos tradicionais de formação desse tipo de galáxia. No nosso Universo de 13,8 bilhões de anos a maior parte das galáxias se formou gradualmente atingindo sua grande massa relativamente tarde.

A equipe de Marcel Neeleman, usou o telescópio Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), no Chile, para descobrir a galáxia DLA0817g, apelidada Disco Wolfe em homenagem ao astrônomo falecido Arthur Wolfe. Esse é o sistema em forma de disco mais distante já observado e gira a velocidade de 272 quilômetros por segundo, semelhante à Via Láctea.

De acordo com o aturo líder do estudo, Marcel Neeleman, pesquisador do Instituto Max Planck de Astronomia, na Alemanha, estudos sugeriam a existência dessas galáxias em rotação ricas em gás, mas graças ao ALMA foi possível encontrar evidências sem ambiguidade de que elas ocorreram tão cedo quanto o Disco Wolfe.

Simulações de formação de galáxias preveem que galáxias massivas, nesse período inicial da evolução do universo, cresciam por meio da fusão de diversas galáxias menores e aglomerados quentes de gás. Essas fusões tornam difícil a formação de discos frios em rotação e bem ordenados como o observado, de acordo com Neeleman.

Na maioria dos cenários de formação de galáxias, elas começam a apresentar discos bem formados por volta de 6 bilhões de anos após o Big Bang. Portanto, a presença dessa galáxia em período tão inicial do Universo indica que deve ter ocorrido outro processo.

Para descobrir mais sobre a formação de estrelas no sistema, a equipe usou também o Karl G. Jansky Very Large Array (VLA), da Fundação Nacional de Ciência, e o Telescópio Espacial Hubble, da Nasa. No Disco Wolfe a taxa de formação de estrelas é pelo menos dez vezes maior do que na nossa galáxia. O coautor do artigo J. Xavier Prochaska considera que essa deve ser uma das galáxias em forma de disco do início do Universo mais produtivas.

Os pesquisadores acreditam que o Disco Wolfe tenha crescido principalmente pelo acúmulo constante de gás frio. Mas, de acordo com Prochaska, resta saber como formar uma massa de gás tão grande mantendo o disco rotativo relativamente estável.

O ALMA descobriu o Disco Wolfe em 2017. A equipe de Neeleman encontrou a galáxia enquanto examinava a luz de um quasar mais distante, que era absorvida por enorme reservatório hidrogênio em torno da galáxia. Esse método de absorção permite encontrar galáxias menos brilhantes e mais “normais” do período inicial do Universo.

Observações mais recentes mostraram que a galáxia está girando. Como o método de descoberta indica que o Disco Wolfe faz parte do grupo normal de galáxias do início do Universo, os astrônomos acreditam que esses sistemas em rotação no período não são tão raros e deve existir muito mais.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …