Dentro de semanas, a estação espacial chinesa cairá na Terra

(dr) Xinhua

Estação Espacial Tiangong-1

O norte da Espanha é uma das zonas previstas para o impacto, mas a “probabilidade de alguém ser atingido por destroços da Tiangong-1 é um milhão de vezes menor do que a probabilidade de ganhar na loteria”.

Nas duas primeiras semanas de abril, a estação espacial enviada ao espaço pela China, Tiangong-1, entra em rota de colisão com a Terra, podendo atingir o norte da Espanha, de acordo com a Aerospace Corporation.

Por outro lado, a Agência Espacial Europeia aponta para 24 de março a 19 de abril.

De acordo com o relatório da Aerospace Corporation, um instituto sem fins lucrativos financiado pelos EUA para fiscalizar atividades espaciais, “a probabilidade de uma pessoa específica ser atingida por destroços da Tiangong-1 é cerca de um milhão de vezes menor que as probabilidades de ganhar na loteria”.

“Na história dos voos espaciais não se tem conhecimento de qualquer pessoa que algum dia tenha ficado ferida na sequência da reentrada de detritos espaciais na atmosfera. Até hoje, só houve registro de uma pessoa atingida por um desses detritos e, felizmente, não ficou ferida”, destaca o relatório.

No entanto, o mapa que o acompanha traça as potenciais zonas de impacto do módulo que pesa 8,5 toneladas. Felizmente para nós, há a probabilidade de, ao entrar na atmosfera, a Estação Espacial chinesa se deteriorar, ainda que os especialistas não estejam muito convencidos disso.

Entre as possíveis zonas de impacto estão o norte da China, o Oriente Médio, o centro da Itália ou o norte da Espanha, a par da Nova Zelândia, Tasmânia, algumas partes da América do Sul e o sul da África.

A Tiangong-1 foi lançada ao espaço em 2011 e foi a primeira estação enviada por aquele país para explorar o espaço.

Analistas dentro e fora do país a descreverem como um “símbolo político potente” da China moderna numa altura em que está cada vez mais investida em se tornar uma superpotência espacial. Em 2012, foi visitada pela primeira mulher astronauta da China, Liu Yang. Antes e depois disso, foi alvo de uma série de missões com e sem tripulação.

Em setembro de 2016, a China admitiu que tinha perdido o controle da estação e que não seria capaz de controlar sua reentrada na atmosfera. Ou prever onde iria cair.

De acordo com as declarações de Jonathan McDowell ao The Guardian “a Tiangong-1 é grande e densa e portanto é preciso manter isso debaixo de olho” – sobretudo considerando que a trajetória descendente da Tiangong-1 tem aumentado de velocidade nos últimos meses, tendo passado de uma queda a 1,5 quilômetro por semana em outubro para os 6 quilômetros por semana registrados no último mês.

Por causa disto e também por causa das constantes alterações meteorológicas no espaço, é difícil antever onde o módulo chinês poderá cair. “Só na semana final do percurso descendente é que vamos conseguir falar sobre isso com maior confiança”, refere McDowell. “Diria que vários pedaços vão sobreviver à reentrada, mas só saberemos onde vão cair depois da reentrada.”

Essa não é a primeira vez que algo do gênero acontece. Em 1991, a Salyut 7, estação espacial da União Soviética com 20 toneladas, caiu na Terra, na época ainda com a nave Cosmos 1686 acoplada a ela. Os destroços caíram sobre a Argentina, atingindo em particular uma pequena localidade chamada Capitán Bermúdez.

Antes disso, em 1979, uma estação espacial da NASA com 77 toneladas, a Skylab, já tinha entrado em uma rota descendente descontrolada em direção à Terra, com algumas partes da nave caindo nos arredores de Perth, no oeste da Austrália.

Além da possibilidade de seus destroços atingirem alguém, a Tiangong-1 representa ainda outro problema. De acordo com o CanalTech, a Estação Espacial está repleta de substâncias tóxicas, como a hidrazina, altamente cancerígena, que podem se espalhar pelo planeta, assim que a Tiangong-1 entre em contato com a Terra.

De forma a evitar danos físicos e químicos, um grupo de cientistas chineses considera explodir a nave com raios laser antes de ela entrar na atmosfera terrestre.

Normalmente, satélites entram em combustão assim que chegam à atmosfera, mas, para desespero dos cientistas, essa não é a situação da Tiangong-1. Os chineses acreditam que, por ser tão grande, a nave chegará intacta ao solo ou a algum oceano da Terra.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …