Estudante abre fogo em escola na Califórnia

Ao menos duas pessoas morreram e outras três ficaram feridas depois que um aluno abriu fogo nesta quinta-feira (14/11) numa escola secundária no sul da Califórnia, nos Estados Unidos, causando pânico entre estudantes e funcionários. Segundo autoridades, o suspeito também está ferido.

Imagens de TV mostraram policiais invadindo a escola e várias pessoas sendo retiradas em macas. Em filas, alunos eram escoltados para fora da escola por policiais armados. O ataque aconteceu na Saugus High School, em Santa Clarita, 80 quilômetros ao norte de Los Angeles, por volta das 7h30 desta quinta-feira (hora local).

Ao menos seis pessoas foram levadas a hospitais com ferimentos de bala, incluindo o autor do crime, informaram autoridades policiais. Ele atirou contra si próprio após atacar outros alunos, e está em estado grave. “O suspeito está sob custódia e sendo tratado num hospital local”, afirmou Alex Villanueva, xerife do condado de Los Angeles, pelo Twitter.

Dois dos feridos, uma estudante de 16 anos e um aluno de 14, não resistiram aos ferimentos e morreram. Os outros três estudantes levados a hospitais são duas garotas, de 14 e 15 anos, e um rapaz de 14 anos.

Segundo autoridades do condado de Los Angeles, onde se situa a cidade de Santa Clarita, o suspeito foi identificado como um garoto de 16 anos, aluno da Saugus High School. Ele usou uma pistola semiautomática de calibre 45 que estava escondida em sua mochila. Após atirar contra colegas, o garoto virou a arma para si e disparou contra a própria cabeça usando a última bala, segundo informou a polícia após rever o vídeo da cena.

“Neste momento, não temos indicações de qualquer motivação ou ideologia“, disse o agente do FBI Paul Delacourt a repórteres. O nome do suspeito não foi divulgado, mas ele estaria aniversariando nesta quinta-feira.

“Eu estava com muito, muito medo. Eu estava tremendo”, disse uma aluna à emissora NBC, acrescentando que viu uma pessoa no chão coberta de sangue.

A aluna disse que estava fazendo seu dever quando as pessoas começaram a correr. Ela então se escondeu debaixo de uma mesa até a polícia entrar no prédio da escola.

A mãe de um aluno falou com a NBC quando seu filho ainda estava dentro do colégio, mas já havia mandado uma mensagem dizendo que estava bem. “Um dos professores disse: ‘Existe um atirador ativo. Eu ouvi tiros e vi três crianças serem feridas‘”, relatou a mãe.

Cerca de 2.300 alunos frequentam a Saugus High School, que abrange mais de uma dezena de edifícios. Tanto o colégio como outras escolas da área foram fechadas. O incidente marca mais um ataque numa escola dos Estados Unidos, onde nos últimos anos repetidos massacres intensificaram o debate sobre o controle de armas de fogo e o direito constitucional dos cidadãos de mantê-las e portá-las.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …