Estudante abre fogo em escola na Califórnia

Ao menos duas pessoas morreram e outras três ficaram feridas depois que um aluno abriu fogo nesta quinta-feira (14/11) numa escola secundária no sul da Califórnia, nos Estados Unidos, causando pânico entre estudantes e funcionários. Segundo autoridades, o suspeito também está ferido.

Imagens de TV mostraram policiais invadindo a escola e várias pessoas sendo retiradas em macas. Em filas, alunos eram escoltados para fora da escola por policiais armados. O ataque aconteceu na Saugus High School, em Santa Clarita, 80 quilômetros ao norte de Los Angeles, por volta das 7h30 desta quinta-feira (hora local).

Ao menos seis pessoas foram levadas a hospitais com ferimentos de bala, incluindo o autor do crime, informaram autoridades policiais. Ele atirou contra si próprio após atacar outros alunos, e está em estado grave. “O suspeito está sob custódia e sendo tratado num hospital local”, afirmou Alex Villanueva, xerife do condado de Los Angeles, pelo Twitter.

Dois dos feridos, uma estudante de 16 anos e um aluno de 14, não resistiram aos ferimentos e morreram. Os outros três estudantes levados a hospitais são duas garotas, de 14 e 15 anos, e um rapaz de 14 anos.

Segundo autoridades do condado de Los Angeles, onde se situa a cidade de Santa Clarita, o suspeito foi identificado como um garoto de 16 anos, aluno da Saugus High School. Ele usou uma pistola semiautomática de calibre 45 que estava escondida em sua mochila. Após atirar contra colegas, o garoto virou a arma para si e disparou contra a própria cabeça usando a última bala, segundo informou a polícia após rever o vídeo da cena.

“Neste momento, não temos indicações de qualquer motivação ou ideologia“, disse o agente do FBI Paul Delacourt a repórteres. O nome do suspeito não foi divulgado, mas ele estaria aniversariando nesta quinta-feira.

“Eu estava com muito, muito medo. Eu estava tremendo”, disse uma aluna à emissora NBC, acrescentando que viu uma pessoa no chão coberta de sangue.

A aluna disse que estava fazendo seu dever quando as pessoas começaram a correr. Ela então se escondeu debaixo de uma mesa até a polícia entrar no prédio da escola.

A mãe de um aluno falou com a NBC quando seu filho ainda estava dentro do colégio, mas já havia mandado uma mensagem dizendo que estava bem. “Um dos professores disse: ‘Existe um atirador ativo. Eu ouvi tiros e vi três crianças serem feridas‘”, relatou a mãe.

Cerca de 2.300 alunos frequentam a Saugus High School, que abrange mais de uma dezena de edifícios. Tanto o colégio como outras escolas da área foram fechadas. O incidente marca mais um ataque numa escola dos Estados Unidos, onde nos últimos anos repetidos massacres intensificaram o debate sobre o controle de armas de fogo e o direito constitucional dos cidadãos de mantê-las e portá-las.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Governo argentino é alvo de roubo de 10 anos de arquivos administrativos

O governo da Argentina foi alvo de um ataque por meio de um ransonware e está com cerca de 10 anos de dados públicos sequestrados desde do dia 25 de novembro. Em entrevista, a ministra da …

Lausanne, na Suíça, é a melhor cidade pequena do mundo

A cidade de Lausanne, na Suíça, foi considerada a melhor cidade pequena do mundo pela influente revista britânica “Monocle”. A publicação fez uma lista com as 25 melhores cidades pequenas do mundo, com população …

Esse organismo unicelular toma "decisões" complexas mesmo sem um cérebro

Um organismo unicelular de água fresca chamado Stentor roeseli demonstra comportamento inteligente. Ele foi descoberto em 1906, e quando estimulado no microscópio, essa criatura com formato de trompete conseguiu tomar decisões consideradas complexas para um …

Rússia é banida de eventos esportivos mundiais por quatro anos

Decisão deixará o país de fora dos Jogos Olímpicos de 2020 e da Copa do Mundo de Futebol de 2022. Agência Mundial Antidoping (Wada) conclui que Moscou manipulou dados laboratoriais de seus atletas. A Rússia está …

Pessoas em situação de rua viram guias turísticos na Irlanda

Olha só que iniciativa maravilhosa. Na Irlanda, o projeto ‘Secret Street Tours’ treina pessoas em situação de rua para usar seu conhecimento sobre a cidade para serem guias de turistas em tours pela cidade de …

Cientistas finalmente criam neurônios artificiais

Uma equipe internacional liderada por pesquisadores da Universidade de Bath (Inglaterra) realizou um feito inédito: conseguiu reproduzir a atividade biológica de neurônios usando chips de silicone. E o que é ainda melhor: esses “neurônios artificias” requerem …

Huawei pode lançar novos smartphones no Brasil, afirma executivo

A Huawei oficializou, nesta quinta-feira, 5, uma plataforma de auxílio aos desenvolvedores para publicarem e divulgarem seus aplicativos para os dispositivos da companhia. Chamada Huawei Ability Gallery, trata-se de uma expansão do ecossistema da App Gallery, …

Metrô de Paris ficará em greve até segunda-feira contra reforma da Previdência

A greve dos metroviários de Paris contra o projeto de reforma da Previdência francesa foi prorrogada até segunda-feira (9). Nas assembleias-gerais realizadas pela categoria na manhã de quinta-feira (5), primeiro dia da paralisação, quase todos os …

"Operação Maleta Verde", o escândalo que atinge governo e oposição na Venezuela

Com semblante mais sério que de costume, Juan Guaidó, reconhecido como presidente interino da Venezuela pelos Estados Unidos, pelo parlamento da União Europeia e por vários países da América Latina, dirigiu-se a jornalistas reunidos em …

Sarampo causou mais de 140 mil mortes em 2018

De acordo com OMS, maioria das vítimas tinha menos de cinco anos de idade e não havia sido vacinada. No ano passado, foram registrados quase 10 milhões de casos da doença no mundo. O sarampo causou …